Famalicão: Debate sobre o ensino profissional e a sua importância na competitividade

Amadeu Dinis, presidente da Associação Nacional de Escolas Profissionais (ANESPO), Carlos Vieira, da Católica Porto Business School, Vitor Freitas, CEO da Leica, e Renato Cunha do Restaurante Ferrugem e ex-aluno do Ensino Profissional participam num encontro que visa debater o ensino profissional e a sua importância na competitividade das empresas e do território.

A iniciativa, que terá lugar na segunda-feira, dia 29, às 18 horas, no auditório da CESPU, é dirigida a profissionais, empresários, pais e encarregados de educação, bem como alunos e professores.

O concelho de Famalicão tem, assumidamente, no Ensino Profissional uma das suas maiores apostas na área da Educação, pelo que o debate far-se-á em torno da atratividade e valorização da formação profissional e do impacto que tem em vários vetores, como a competitividade, criação de emprego qualificado e crescimento da economia local e regional.

As inscrições para o encontro são gratuitas e podem ser feitas através do link: https://forms.gle/65QdR8wiP1pRX9gy9

Através da Rede Local de Educação e Formação, o Município de Famalicão tem definida «uma estratégia alinhada com o que é o diagnóstico de necessidades de formação, que procura responder aos perfis identificados pelas empresas, com oferta nas várias escolas e centros tecnológicos especializados existentes no concelho».

A Câmara Municipal assinala, ainda, que tem desenvolvido «um trabalho sistematizado com os alunos do Ensino Básico e Secundário para que conheçam melhor a oferta formativa e para que sejam capazes de realizar escolhas vocacionais esclarecidas». Desta ação resultam diversas iniciativas, como oficinas de desenvolvimento de competências de empregabilidade, ‘Opendays’ em mais de 60 empresas parceiras dos projetos educativos, miniestágios, conversas com profissionais ou oficinas de empreendedorismo.

Como reflexo desta estratégia municipal, nota, ainda, para a campanha “Profissional de Primeira”, lançada recentemente e que posiciona o Ensino Profissional «como primeira escolha e escolha de primeira qualidade enquanto ensino gerador de ‘profissionais de primeira’, capaz de responder aos desafios do mercado de emprego e ao crescimento da economia empreendedora de Vila Nova de Famalicão».

Deixe um comentário

Famalicão: Aparatosa colisão entre veículos na N204/5 em Landim

A tarde deste sábado fica marcada por uma aparatosa colisão entre viaturas, na freguesia de Landim, em Famalicão.

O sinistro aconteceu cerca das 14h00, na estrada nacional 204/5, sendo que para o socorro foram acionados os Bombeiros Voluntários de Famalicão.

Há registo de, pelo menos, um ferido ligeiro.

Famalicão: Riba d´Ave dá boa réplica a candidato ao título nacional

Na noite desta sexta-feira, no jogo de apresentação aos associados, o Riba d´Ave/CSJ Group perdeu, 3-5, com a UD Oliveirense, uma das principais formações nacionais.

Após seis semanas de preparação, a equipa ribadavense teve um bom desempenho e esteve na frente do marcador, com golos de Gonçalo Machado e Nanu Castro, mas o intervalo chegou com o empate a dois golos. Na segunda parte, a equipa convidada passou para a frente do marcador, mas Gustavo Pato voltou a empatar o jogo. Foi já na fase final que a Oliveirense cavou a diferença, fixando o marcador em 3-5.

O campeonato nacional da 1.ª divisão começa a 12 de outubro, e o Riba d´Ave, treinado por Jorge Ferreira, recebe o CH Carvalhos.

Foto reprodução Facebook Riba d´Ave HC.

Famalicão: Francisco Silva na seleção nacional sénior

O nadador do Grupo Desportivo de Natação está convocado para a seleção nacional sénior que, nos dias 27 e 28 deste mês, fará um estágio no Centro de Alto Rendimento, em Rio Maior.

O clube manifesta o seu orgulho por esta chamada, considerando que “é o reconhecimento do seu talento, dedicação e do trabalho diário desenvolvido”.

Francisco estará entre a elite nacional num estágio de alto rendimento da Federação Portuguesa de Natação.

Adote um animal: CROA de Famalicão aberto hoje até às 17h30

Neste sábado, 4 de outubro, Dia Mundial do Animal, o Centro de Recolha Oficial de Famalicão abre as portas a todos os que queiram adotar um novo amigo de quatro patas. Até às 17h30, o espaço estará disponível para visitas e adoções, numa iniciativa que pretende sensibilizar a população para o bem-estar animal e promover a adoção responsável.

O município lembra que adotar é um gesto de amor e de cidadania, contribuindo para dar uma nova oportunidade a cães e gatos que aguardam por uma família.

Famalicão: Riopele investiu 51,5 milhões em sustentabilidade e inovação

Segundo o relatório Facts & Figures 2024, que reúne toda a informação da empresa na área da sustentabilidade, entre 2012 e 2024, a Riopele investiu 51,5 milhões em descarbonização, gestão de água, digitalização e soluções têxteis sustentáveis.

A instalação de painéis fotovoltaicos no telhado, quase concluída, com cerca de 5.200 painéis solares e uma capacidade instalada de 3 MWp, é um dos destaques do documento. Concluído este investimento, a empresa passa a ter o maior parque fotovoltaico da Península Ibérica e um dos dez maiores da Europa.

No documento também é sublinhado que 54% da água utilizada no processo produtivo já é reciclada e 67% da energia consumida tem origem em fontes renováveis.

Em breve deve entrar em ação a Academia Riopele, que vai dar formação a mais de mil colaboradores. Em andamento estão outros projetos: um para a gestão de pessoas, incluindo avaliação de desempenho, gestão de carreiras e retenção de talento; outro para o desenvolvimento de novos procedimentos e ferramentas que potenciem o acompanhamento das operações; e outro para implementação de técnicas inovadoras no processamento e análise de grandes volumes de dados do sistema central, sobretudo na criação de algoritmos preditivos (para prever resultados futuros, com base em dados históricos).

O relatório revela, também, que no ano passado a faturação da Riopele atingiu um volume de negócios recorde de 98 milhões de euros, um crescimento de 24% nos últimos cinco anos.