Famalicão: Desfile de gado e de charretes, espetáculo equestre, desfolhada e música no centro da cidade

A Feira Grande de S. Miguel está de volta, com venda de produtos agrícolas, desfile de gado, exposição de máquinas agrícolas, gastronomia, espetáculo equestre, música, oficinas e muito mais. Outrora uma celebração agrícola, é hoje mais cultural e traz à memória celebrações antigas e ensina as crianças e jovens que Famalicão nem sempre foi um território industrial.

A identidade não se perde quando se celebra e ensina. Assim, de sexta-feira a domingo, o centro da cidade transforma-se para festejar o campo.

O certame arranca na sexta-feira, com a abertura do mercado de São Miguel, na Praça Mouzinho de Albuquerque, que também acolhe a praça dos serviços, dedicada a produtores e empresas locais; e a praça da alimentação, com iguarias diversas. Estes espaços vão funcionar das 10h00 às 24h00, de sexta a domingo.

A edição deste ano traz como novidades a exposição de alfaias agrícolas antigas e a pista infantil de tratores, que decorrem em simultâneo com o mercado e as praças. Nota também para a feira de velharias marcada para domingo, a partir das 10h00, na Praça – Mercado Municipal.

De regresso está a exposição de tratores e máquinas agrícolas, que vai estar instalada no campo da feira.

A programação da Feira Grande de S. Miguel também integra momentos recreativos e culturais, sobretudo na Praça Mouzinho de Albuquerque.

Está sexta-feira à tarde, no espaço da feira semanal, há desfile do gado (14h30), a bênção dos animais (15h00) e a exposição de animais (17h30). À noite, acontece o espetáculo equestre famalicense (21h00), seguido da concentração de cavalos montados (22h00).

Sábado, 27 de setembro, há música popular e folclore, com a atuação dos grupos de Zés Pereiras “Os Delaenses” (10h00) e “Os Divertidos” (19h00), e, pelo meio, a tarde de folclore (15h00), que vai contar com a participação dos grupos famalicenses: Rancho Folclórico de São Martinho de Brufe, Grupo Etnográfico Santiago da Cruz e Rancho Etnográfico de Ribeirão.

A programação cultural deste dia termina com o concerto de fado da ACAFADO (21h00) e, logo depois, a gala equestre Miguel da Fonseca (22h00), um evento dedicado à cultura e tradições portuguesas, tendo como elemento central o cavalo lusitano.

No domingo, dia 28, terão lugar a roda das concertinas (15h00), o desfile de charretes (16h00) e a desfolhada (18h00).

A edição de 2025 da Feira Grande de S. Miguel termina com a tradicional feira franca, que decorre na segunda-feira, 29 de setembro, entre as 07h00 e as 18h00, no recinto da feira semanal.

Durante o fim de semana, haverá oficinas didáticas dedicadas ao pão (10h00), ao tecido (11h00) e à decoração (14h00), no dia 26; oficinas dinamizadas pela AESAcademy (11h00) e a Fundação Castro Alves (15h00), no dia 28, todas na Praça Mouzinho de Albuquerque.

Recorde-se que a Feira Grande de S. Miguel é uma das tradições mais antigas do concelho e conta com organização da Câmara Municipal. Instituída em 1205, aquando da atribuição do Foral de Vila Nova, pelo rei D. Sancho I.

Todas as atividades da programação da Feira Grande de S. Miguel têm entrada livre e podem ser consultadas em www.famalicao.pt.

Deixe um comentário

Famalicão: Aparatosa colisão entre veículos na N204/5 em Landim

A tarde deste sábado fica marcada por uma aparatosa colisão entre viaturas, na freguesia de Landim, em Famalicão.

O sinistro aconteceu cerca das 14h00, na estrada nacional 204/5, sendo que para o socorro foram acionados os Bombeiros Voluntários de Famalicão.

Há registo de, pelo menos, um ferido ligeiro.

Famalicão: Riba d´Ave dá boa réplica a candidato ao título nacional

Na noite desta sexta-feira, no jogo de apresentação aos associados, o Riba d´Ave/CSJ Group perdeu, 3-5, com a UD Oliveirense, uma das principais formações nacionais.

Após seis semanas de preparação, a equipa ribadavense teve um bom desempenho e esteve na frente do marcador, com golos de Gonçalo Machado e Nanu Castro, mas o intervalo chegou com o empate a dois golos. Na segunda parte, a equipa convidada passou para a frente do marcador, mas Gustavo Pato voltou a empatar o jogo. Foi já na fase final que a Oliveirense cavou a diferença, fixando o marcador em 3-5.

O campeonato nacional da 1.ª divisão começa a 12 de outubro, e o Riba d´Ave, treinado por Jorge Ferreira, recebe o CH Carvalhos.

Foto reprodução Facebook Riba d´Ave HC.

Famalicão: Francisco Silva na seleção nacional sénior

O nadador do Grupo Desportivo de Natação está convocado para a seleção nacional sénior que, nos dias 27 e 28 deste mês, fará um estágio no Centro de Alto Rendimento, em Rio Maior.

O clube manifesta o seu orgulho por esta chamada, considerando que “é o reconhecimento do seu talento, dedicação e do trabalho diário desenvolvido”.

Francisco estará entre a elite nacional num estágio de alto rendimento da Federação Portuguesa de Natação.

Adote um animal: CROA de Famalicão aberto hoje até às 17h30

Neste sábado, 4 de outubro, Dia Mundial do Animal, o Centro de Recolha Oficial de Famalicão abre as portas a todos os que queiram adotar um novo amigo de quatro patas. Até às 17h30, o espaço estará disponível para visitas e adoções, numa iniciativa que pretende sensibilizar a população para o bem-estar animal e promover a adoção responsável.

O município lembra que adotar é um gesto de amor e de cidadania, contribuindo para dar uma nova oportunidade a cães e gatos que aguardam por uma família.

Famalicão: Riopele investiu 51,5 milhões em sustentabilidade e inovação

Segundo o relatório Facts & Figures 2024, que reúne toda a informação da empresa na área da sustentabilidade, entre 2012 e 2024, a Riopele investiu 51,5 milhões em descarbonização, gestão de água, digitalização e soluções têxteis sustentáveis.

A instalação de painéis fotovoltaicos no telhado, quase concluída, com cerca de 5.200 painéis solares e uma capacidade instalada de 3 MWp, é um dos destaques do documento. Concluído este investimento, a empresa passa a ter o maior parque fotovoltaico da Península Ibérica e um dos dez maiores da Europa.

No documento também é sublinhado que 54% da água utilizada no processo produtivo já é reciclada e 67% da energia consumida tem origem em fontes renováveis.

Em breve deve entrar em ação a Academia Riopele, que vai dar formação a mais de mil colaboradores. Em andamento estão outros projetos: um para a gestão de pessoas, incluindo avaliação de desempenho, gestão de carreiras e retenção de talento; outro para o desenvolvimento de novos procedimentos e ferramentas que potenciem o acompanhamento das operações; e outro para implementação de técnicas inovadoras no processamento e análise de grandes volumes de dados do sistema central, sobretudo na criação de algoritmos preditivos (para prever resultados futuros, com base em dados históricos).

O relatório revela, também, que no ano passado a faturação da Riopele atingiu um volume de negócios recorde de 98 milhões de euros, um crescimento de 24% nos últimos cinco anos.