Famalicão: “Do Falar ao Ler” é um projeto educativo municipal inclusivo

O município de Famalicão lançou, em 2023/2024, em todos os Jardins de Infância, envolvendo 725 alunos finalistas da educação pré-escolar, o projeto “Do Falar ao Ler”.

Inserido no Plano Estratégico Educativo, é dinamizado pelas técnicas da Divisão de Educação em estreita colaboração com as educadoras de infância, em contexto de sala.

O projeto “Do falar ao Ler” tem por objetivo a inclusão e a equidade de todas as crianças. Assenta em interações positivas, na idade pré-escolar, em torno da leitura de livros. Entre outras técnicas, procura chamar a atenção para a linguagem oral, relação entre linguagem oral e escrita, despertar a curiosidade para o impresso e motivar para a leitura e aprendizagem.

Até outubro, a equipa técnica do município avaliou cerca de 600 crianças (5 anos) ao nível das suas aptidões. O resultado dessa avaliação permite a identificação das áreas fortes e as áreas a melhorar de cada uma, potenciando-se ao máximo as suas aquisições de acordo com as suas potencialidades e necessidades.

Os técnicos realçam que a estimulação precoce das competências pré-leitoras está devidamente estudada e analisada. Dizem que na idade pré-escolar surgem as primeiras aquisições desenvolvimentais da consciência fonológica e, como tal, é também nesta faixa etária que devem começar a ser estimuladas estas competências linguísticas.
É um trabalho que está a ser feito em rede com todos os agentes educativos.

 

1 Comment

  1. Curioso.
    Despertar para o impresso, só na última semana de cada mês.
    Passe a publicidade, sim, no CH, ler.
    Quem sabe falar em português.
    Eu não.
    Quem sabe ler em português.
    Eu não.
    Quem sabe escrever em português.
    Eu não.
    Há que seguir, oficialmente, o Acordo Ortográfico.
    Impresso.
    Não entendo.
    O futuro é em papel.
    Decidam-se.
    Analfabetismo, a caminho.

Deixe um comentário

Famalicão: Festa da Flor com três dias muito coloridos e animados

A Festa da Flor em Vila Nova de Famalicão realiza-se de 9 a 11 de maio, com exposições, oficinas, venda de flores, desfiles, música e gastronomia. Realce para a Batalha das Flores, na tarde do dia 11, e para o concerto de Carolina Deslandes na noite do dia anterior.

Um dos destaques é a exposição de ornamentações florais na Praça 9 de Abril, Rua de Santo António e Praça D. Maria II (topo norte). Na Praça D. Maria II estão as tradicionais tasquinhas regionais para satisfazer o apetite.

Neste período, a Praça D. Maria II será transformada na Praça da Flor, com 19 produtores e vendedores de flores; enquanto que a Alameda D. Maria II será um espaço de ofícios florais, com diversos artífices.

Na sexta-feira, dia 9, nas traseiras da Fundação Cupertino de Miranda decorrerá a arte de “En Plein Air”, com diversos convidados. Enquanto isso decorre, nas ruas da cidade, entre as 10 e as 12 horas, haverá animação com “Swing a song”. Na Praça D. Maria II, às 10h30, oficina de Cerâmica Artística, pela Fundação Castro Alves, para crianças do 1.º Ciclo; às 11h30, oficina de pintura em acrílico, para crianças do 1.º e 2.º Ciclos; às 14h15, oficina de “Flores de Papel”, também para alunos dos 1.º e 2.º Ciclos. As concertinas vão andar pelas ruas a partir das 15 horas. Pelas 16 horas, as crianças do 1.º Ciclo terão oportunidade de participar numa Oficina de Pintura. Às 18 horas abre no Museu Bernardino Machado a exposição “Flores pela Paz”. Às 21h30, na Praceta Cupertino de Miranda há concerto pela famalicense Helena Fernandes; às 22h30, na Praça D. Maria II, concerto Chão de Estrelas com diversos artistas convidados e a participação instrumental da Banda Marcial de Arnoso Santa Maria e The Village Ensemble.

Sábado, dia 10 de maio, entre as 10h30 e as 14h30, na Praça D. Maria II, oficina de iniciação à pintura em aguarela. Oficina “Terrários” às 11h30, Praça D. Maria II. Pelas 14h30, começa o desfile de fanfarras, numa organização dos Bombeiros Voluntários Famalicenses. As concertinas voltam a percorrer a cidade, a partir das 15 horas. À tarde haverá mais duas oficinas: “Bordando Flores”, às 15h30, e “Artes decorativas – Pintura de uma peça em terracota”, às 16h30, ambas na Praça D. Maria II. A noite arranca com um concerto, às 20h30, na Praceta Cupertino de Miranda, com Joaquim Carneiro & Convidados; às 21h30, na mesma Praceta, concerto com Maria Silva; termina, às 22h30, com um concerto por Carolina Deslandes.

O domingo arranca com teatro infantil, e a peça “Bzzzoira Moira”, pela Companhia de Teatro e Marionetas de Mandrágora. Será às 10h00, na Praceta Cupertino de Miranda. O ponto alto das celebrações é o desfile da Batalha das Flores que começa às 15h30 e que irá percorrer as ruas da cidade com a participação de um elevado número de associações e grupos famalicenses.

As festas terminam às 18h30, na Praceta Cupertino de Miranda, com um concerto pela Banda de Famalicão.

Famalicão: Concertos de Pop, Rock e Canções de Abril na Casa do Artista Amador

Já é conhecida a programação da Casa do Artista Amador de Famalicão para esta semana.

Quinta-feira é dia de concerto com Allandeie que traz ao palco o seu novo trabalho discográfico. Canções que tocam o coração e fazem o corpo mexer, tudo num registo onde o Pop se entrelaça com o Soul. A CAA promete um serão de excelência para quem gosta de melodias suaves, com uma voz carregada de sentimento.

A entrada tem um custo de 6 euros e a concerto está agendado para as 22h00.

Na sexta-feira pode celebrar o 25 de abril com os Ecos. O convite é para que se junte ao convívio com o seu farnel para um piquenique ao almoço ou lanche, acompanhado de música e jogos tradicionais. A entrada é gratuita e há serviço de bar com petiscos e bebidas.

Ainda no mesmo dia, às 22h30, António Gil e Vítor Mesquita vão atuar num concerto inspirado nas Canções de Abril de vários autores Portugueses. A entrada tem um custo de 5 euros.

No sábado, os Vímara voltam novamente ao palco da CAA e os Sete Pedras na Mão farão a sua estreia. Espera-se uma noite de Rock Alternativo num espetáculo com entrada a 5 euros.

Pode fazer a sua reserva através do WhatsApp pelo 969 489 422.

“Famalicão Cidade Aberta” à discussão sobre as suas transformações e o futuro

A conferência “Famalicão Cidade Aberta”, iniciativa da Casa da Memória Viva, terá lugar no próximo sábado, a partir das 9 horas, no auditório da Fundação Cupertino de Miranda. São 23 conferencistas e oradores que vão falar sobre o território e a comunidade e das transformações que sofreu, 50 anos depois do “Verão Quente” que colocou Famalicão a abrir telejornais e a ocupar as primeiras páginas de jornais.

Dos convidados, destaque Jorge Moreira da Silva, subsecretário-geral das Nações Unidas e diretor executivo da UNOPS; João Cerejeira, doutorado em Economia pelo Instituto Universitário Europeu, professor de economia do trabalho e econometria aplicada e investigador na Escola de Economia, Gestão e Ciência Política da Universidade do Minho; e José Carlos Bomtempo, diretor criativo da agência de publicidade BAR Ogilvy.

Mas, outras personalidades vão acrescentar valor e abrir caminhos de futuro, como sejam o arcebispo emérito de Braga, D. Jorge Ortiga, os professores universitários Helena Freitas e Carlos Maurício Barbosa, o empresário Carlos Couto, o maestro José Eduardo Gomes, o coronel Bacelar Ferreira, o pluricampeão de enduro e todo-o-terreno em motos Paulo Marques ou a investigadora Sara Silva Pereira.

«Para a nossa Associação, enquanto entidade organizadora, foi recompensador e um extraordinário incentivo termos reunido um elenco de oradores de excelência; todos eles de inegável mérito pessoal e com qualidades profissionais, académicas, culturais ou cívicas que orgulham Famalicão», frisa a direção da Casa da Memória Viva.

A participação nesta jornada de reflexão e debate sobre o futuro da Vila Nova de Famalicão é gratuita, mas carece de inscrição em https://forms.gle/f8GGTTk3EV6mg1ft5

 

Famalicão: Assembleia Geral da AD Ninense passa de 2 para 9 de maio

A Assembleia Geral da Associação Desportiva Ninense, anteriormente marcada para o dia 2 de maio, foi adiada para o dia 9 do mesmo mês. Entre outros pontos, a reunião serve para recolher potenciais candidaturas para a formação de um novo elenco diretivo para o biénio 25/27.

Recorde-se que desde março, e depois da demissão do então presidente, Filipe Miranda, a coletividade passou a ser liderada por Marta Faria, vice-presidente da direção.

A reunião de 9 de maio está marcada para as 21 horas, no auditório da coletividade, começando com a leitura da ata da sessão anterior, seguida da discussão sobre a situação desportiva e diretiva, prossegue com a recolha de eventuais candidaturas e termina com a análise de outros assuntos de interesse.

No plano desportivo, e cumpridas trinta jornadas da pró nacional da AF Braga, a AD Ninense está a lutar pela fuga aos lugares de despromoção. Faltam quatro jornadas para o final e ocupa o décimo quinto lugar, com 33 pontos. Na próxima jornada, no dia 27 de abril, recebe o líder Celoricense.

Se à hora marcada não estiver presente o número de sócios exigidos pelos estatutos, a Assembleia, liderada por Abílio Gomes Oliveira, terá lugar trinta minutos depois com os presentes.

Famalicão: Ivo Faria, líder nacional do CNE, diz que Papa Francisco foi um exemplo «inspirador»

O Corpo Nacional de Escutas, Escutismo Católico Português (CNE) emitiu uma nota de pesar pelo falecimento do Papa Francisco. Ivo Faria, o famalicense dirigente nacional do CNE, refere que ao longo do seu pontificado, o Papa Francisco sempre «demonstrou uma relação muito próxima e positiva com o Escutismo».

Por isso, a direção nacional do CNE assume que os escuteiros estão «profundamente agradecidos pelo seu testemunho de vida, inspirador e transformador».

Ivo Faria menciona que o Papa reconhecia o papel do Escutismo Católico na promoção de uma cidadania ativa e responsável e que via no movimento escutista muitos dos princípios que o próprio considerava fundamentais para uma plena vivência cristã. A direção do CNE acrescenta que, em 12 anos, o Papa Francisco «marcou profundamente a Igreja e o mundo com humildade, simplicidade e uma incansável dedicação aos mais frágeis. A sua vida foi testemunho de serviço, esperança e amor, inspirando milhões de pessoas, incluindo os escuteiros em todo o mundo».

Por tudo isto, Ivo Faria diz que o exemplo do Papa Francisco «continuará a iluminar o caminho dos escuteiros católicos e a fortalecer a nossa missão de deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrámos».

Bilhetes para o FC Famalicão x SC Braga disponíveis a partir desta terça-feira

Na próxima sexta-feira, dia 25 de abril, o Futebol Clube Famalicão recebe no Estádio Municipal o Sporting Clube de Braga, a contar para 31ª jornada da Liga Portugal Betclic. A partida está agendada para as 20h30, com a venda de bilhetes a iniciar esta terça-feira.

Os sócios com a quota 4 regularizada podem comprar o ingresso por 5€ e a venda de bilhetes decorre na loja oficial do FC Famalicão e online aqui. No dia de jogo, a bilheteira do Estádio Municipal estará aberta a partir das 16h30 e a abertura de portas acontece às 19h00.