
Está a decorrer, desde segunda-feira e até domingo, no Complexo Desportivo de Vale S. Cosme, o X Torneio Internacional Cidade de Famalicão. Regista um recorde de participação, com 135 atletas, provenientes de 10 países, sendo 14 deles mestres titulados. O cabeça de série é o grande mestre cubano Lelys Martinez, que já participa pela sexta vez, tendo sido vencedor em quatro edições, a última das quais em 2018. Os prémios atingem os 4 mil euros.
O vereador do desporto, Pedro Oliveira, e a presidente da direção administrativa e pedagógica da Didáxis, Isabel Matos, efetuaram o primeiro lance neste evento xadrezístico. A direção de prova está a cargo do coordenador do Clube de Xadrez A2D, Mário Oliveira, e a arbitragem é chefiada pelo árbitro FIDE Bruno Lopes.
Recorde-se que esta prova de partidas clássicas está integrada no Portugal Chess Tour e é organizada pelo Clube de Xadrez A2D que conta com o apoio da FPX – Federação Portuguesa de Xadrez, AXDB – Associação de Xadrez do Distrito de Braga, Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e da Cooperativa de Ensino Didáxis.
Pela primeira vez, o Complexo Desportivo Vale S. Cosme, sede do Clube de Xadrez Associação Académica da Didáxis, recebe este evento xadrezístico. Depois de 8 edições consecutivas na categoria C, com o reforço do prize-money em 2022, para 4 mil euros, o TICF atingiu um patamar superior a nível organizativo e participativo, atingindo a categoria B.
Ano após ano, a marca TICF impõe-se no panorama do Xadrez Internacional com a possibilidade de obtenção de normas de Mestre Internacional e Grande Mestre.
As principais partidas de cada ronda estão a ser transmitidas em direto no site da FPX e também, podem ser acompanhadas na plataforma Lichess com comentários exclusivos de Carlos Novais no seu canal Twitc.