Famalicão é também a cidade das histórias

«Hoje há histórias na cidade”, iniciativa da Gerações, voltou aos parques e jardins da cidade, para encanto dos mais pequenos e dos seus pais e avós.

No dia 7 de maio, da parte da manhã, estiveram nos jardins da Câmara Municipal e, de tarde, no Parque da Devesa. Houve ateliers de pintura e contos, para encanto de centenas de pessoas presentes.

Depois de um interregno, devido à pandemia, este projeto está de volta à cidade e «já fazia falta a Famalicão», referiu o vereador da Educação, Augusto Lima, na sessão e abertura que decorreu nos jardins da Câmara.

A diretora técnica e pedagógica da instituição, Daniela Silva, corroborou da opinião do autarca.

Apesar de ser um projeto da Gerações, participam os jardins de infância da Rede Pública, o Pelouro de Apoio à Família da Câmara Municipal, a Biblioteca Municipal.

A Biblioteca Municipal trouxe ao Parque da Devesa a história “Uma aranha muito ocupada”, de Eric Carle, que contou a todos a história de uma aranha que começa a tecer a sua teia. Alguns animais da quinta aparecem, tentando despertar a sua atenção e distraí-la. Quando a aranha termina o seu trabalho, adormece de cansaço e só então é possível ver a beleza e a utilidade da teia que teceu…

O pelouro da Família trouxe às crianças a história “Respira”, de Inês Castelo Branco, uma história com exercícios divertidos e práticos para ensinar as crianças a respirar bem e assim terem melhor saúde, mais atenção e outro estado de espírito.

A Associação Gerações levou até ao Parque da Devesa quatro histórias, uma das quais, “O Monstro Amor”, da autoria de Juliana Delgado, uma das educadoras da instituição. Esta é uma história que nos ensina a sorrir com o olhar…

As restantes três histórias foram “É o meu aniversário”, de Helen Oxenbury, onde todas as crianças tiveram lugar à mesa, participando na festa; “Big Bang Boom”, um atelier de expressão artística que desafiou as crianças a escolher uma cor para a sua vida; e “A Caixa” que as motivou a descobrirem tudo aquilo que é possível fazer com este objeto utilitário.

Famalicão Cidade das Histórias encerrou com o espetáculo “Branco” pela Companhia “Estação das Letras”, uma peça de teatro para bebés e crianças cheia de brincadeiras, de música e de muitas outras atrações concebidas para o público mais jovem.

Famalicão: Operário é campeão e sobe à Honra

O Operário FC sagrou-se, este domingo, campeão da série A da primeira divisão da AF Braga e, na próxima época, vai jogar na divisão de honra.

Tudo se decidia na última jornada entre a equipa de Mões e do GD Fradelos. Com um ponto de vantagem, o Operário venceu, 2-1, a AD Gondifelos, pelo que de nada valeu a goleada do Fradelos, 3-6, em Mouquim.

O pódio desta divisão fica fechado com o Carreira, com 47 pontos, menos dois que o segundo e a três do campeão.

Limpeza de vegetação vai causar condicionamentos no trânsito em Famalicão

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão informou que, a partir desta segunda-feira, irá proceder à limpeza da vegetação nos separadores centrais de várias avenidas da cidade.

Os trabalhos irão decorrer na Av. Marechal Humberto Delgado, Av. dos Descobrimentos, Av. Carlos Bacelar, Av. do Brasil, Av. de França e Av. Pinheiro Braga.

Durante a intervenção, poderão registar-se alguns condicionamentos de trânsito, pelo que se recomenda atenção redobrada e, sempre que possível, a escolha de vias alternativas.

Famalicão: Equipa feminina garante play-off de manutenção

O FC Famalicão foi vencer, 0-2, ao Estádio Nacional e garantiu o play-off de manutenção na Liga BPI.

Depois de em grande parte da época andar nos últimos lugares, a equipa de Rita Castro e Silva fez uma ponta final de grande qualidade e muitos pontos que a levaram ao nono lugar, com 23 pontos. É esta posição que permite evitar a despromoção direta, por via do play-off de manutenção.

No jogo da última jornada, com o Rancing Power, os golos surgiram na segunda parte, por Karol Cardozo e Rita Dias.

O Famalicão partia para esta última jornada com um ponto a mais que o Estoril, adversário direto na luta pelo play-off, e acabou com mais quatro. As estorilistas foram goleadas, 6-2, pelo Valadares Gaia.

Estoril, Clube Albergaria e Vilaverdense descem de divisão. O campeão, há muito encontrado, é o Benfica.

Famalicão: Diogo Costa é campeão em Singapura

O jovem jogador famalicense festejou o título nacional de Singapura, ao serviço do Lion City Sailors.

Diogo Costa, defesa esquerdo, está emprestado pelo FC Famalicão a este clube pelo qual também vai lutar pela Champions Asiática Dois, com a final a ser disputada contra o Al Sharjah, dos Emirados Árabes Unidos.

Festa da Flor e Batalha das Flores motivam cortes de trânsito no centro da cidade

A realização da Festa da Flor e da tradicional Batalha das Flores vai implicar alterações ao trânsito e ao estacionamento no centro de Famalicão, especialmente, na tarde deste domingo.

De acordo com a autarquia, entre as 13h00 e as 19h00, vai ser proibida a circulação nas seguintes artérias: Rua Manuel Pinto de Sousa, Rua Adriano Pinto Basto, Rua de Santo António, Alameda D. Maria II, Rua D. Pedro V, Rua José Gomes de Matos, Rotunda D. Sancho e Avenida José Manuel Marques.

Torres de iluminação do Campo da Feira entram em funcionamento ainda este mês

As novas torres de iluminação do Campo da Feira, em Vila Nova de Famalicão, deverão entrar em funcionamento já durante este mês de maio. A informação foi confirmada pelo Presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, durante uma visita ao local.

A instalação das torres representa uma nova etapa da intervenção iniciada em janeiro e insere-se num projeto de melhoria das condições de segurança e visibilidade do recinto, com um investimento municipal de cerca de 166 mil euros.

Além da iluminação, estão também a ser criados novos pontos de eletricidade, destinados a apoiar os feirantes no uso de equipamentos essenciais à sua atividade, como balanças e utensílios elétricos.