Famalicão: Edgar Reis e Daniel Silva também vão ao Raid da Ferraria

No Raid da Ferraria, o Team Transfradelos leva à região do Alto Alentejo os pilotos Tiago Reis, Edgar Reis e Daniel Silva.

Na temporada passada Edgar Reis e Daniel Silva estiveram nesta prova, na altura extra campeonato, na qual brilharam com um segundo e terceiro lugares à geral, classificações que querem repetir. «Sabemos, desde logo, que a concorrência é bem maior e mais forte, mas vamos fazer tudo por fazer um bom raid», garante Edgar que vai conduzir um Taurus

Também Daniel Silva tem boas memórias e confia «que vamos ter pela frente uma corrida com o mesmo nível. Estamos confiantes em fazer um bom trabalho».

Também em Taurus T3, Tiago Reis completa o trio do Team Transfradelos que vai para a corrida com o objetivo de somar pontos para o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno

O Raid da Ferraria começa na sexta-feira e termina domingo, com passagens pelos concelhos de Abrantes, Gavião e Ponte de Sôr.

 

.

Deixe um comentário

Famalicão: Riba d’ Ave garante continuidade de Shehda

O Riba d’ Ave revelou mais uma carta do baralho com que vai jogar na próxima época. Depois do anúncio de Jorge Ferreira, para treinador, está garantida a continuidade de Álvaro Shehda, guarda-redes espanhol no clube desde a época 2021/2022.

Álvaro foi e é uma peça fundamental no plantel sénior ribadavense, autor de boas exibições e o último garante dos resultados que o clube tem conseguido na primeira divisão do hóquei em patins nacional.

Famalicão: Miguel Viterbo vai continuar no comando técnico do FAC

O Famalicense Atlético Clube e Miguel Viterbo vão prolongar o contrato por mais uma época. O treinador, que chegou esta temporada ao clube, tem, atualmente, a equipa no quarto lugar do nacional da 2.ª divisão de hóquei em patins, quando falta apenas uma jornada para o final da prova. Os dois primeiros lugares já estão entregues, ao CH Carvalhos e ao CD Póvoa.

Na época que termina este sábado, com a receção à Académica, às 18 horas, o FAC acalentava aspirações de lutar pela subida de divisão. Em muitos momentos esteve nesta luta, mas algumas lesões, castigos e maus resultados perante adversários teoricamente mais acessíveis goraram as expetativas. A equipa fez, ainda, boa figura na Taça de Portugal, falhando a final four, que se disputou no Pavilhão Municipal, depois da eliminação nos quartos de final pela Juventude Pacense.

Quanto à formação do plantel para a época 2025/2026, tudo aponta para a continuidade de vários jogadores.

Famalicão: Eduardo Oliveira (PS) pede resposta urgente da Câmara nos despedimentos na COINDU

Eduardo Oliveira, candidato à Câmara Municipal pelo Partido Socialista, reuniu esta quarta-feira com representantes sindicais para discutir a situação vivida na COINDU e criticou o silêncio da autarquia.

O SINDEQ – Sindicato das Indústrias e Afins, sindicato do setor, apelou a uma intervenção urgente do município. A Eduardo Oliveira, o responsável sindical denunciou práticas laborais que, a confirmarem-se, geram alguma preocupação. Há relatos de injustiças no processo de despedimento, incluindo a não renovação de direitos de trabalhadores readmitidos.

Eduardo Oliveira exigiu ainda mais transparência na utilização dos apoios públicos atribuídos a empresas do setor automóvel e pediu ao presidente da Câmara uma resposta urgente. “Com 2/3 do ordenado, é impossível manter um lar”, concluiu o socialista.

Recorde-se que, esta semana, veio a público a decisão da COINDU em despedir mais de 100 trabalhadores e colocar outros 230 em regime de lay-off. A medida estará relacionada com a instabilidade vivida no ramo automóvel e a consequente quebra de encomendas, explicou a empresa em comunicado.

Na tarde desta quarta-feira, o Sindicato das Indústrias e Afins comunicou que reunirá com o Presidente da Câmara Municipal de Famalicão, já esta quinta-feira, de forma a debater o assunto e a encontrar soluções / estratégias de apoio aos trabalhadores que irão para o desemprego.

 

Famalicão: Os concertos, as marchas, as noitadas, o desporto e o pão de Santo António

As marchas e as atuações de Mariza, SLOW J, Valter Lobo e Nuno Ribeiro são pontos altos da edição deste ano das Antoninas. Mas as festas do concelho não se fazem, apenas, com estes momentos, dado que de 6 a 13 de junho a cidade será palco de múltiplas iniciativas culturais, recreativas, religiosos e desportivas que chamam, por tradição, milhares de pessoas.

Dias de festa que começam com o concerto de SLOW J na noite 6 de junho, que também será a dos “Toninho’s”, o arraial que chama os mais jovens ao som de Dj’s. No dia 8, é a vez de Valter Lobo subir a palco. A 9 de junho, pode ouvir a fadista Mariza que se junta à Jovem Orquestra de Famalicão (JOF) para um concerto. A Nuno Ribeiro cabe o encerramento, na noite de 13 de junho.

Quem visitar Vila Nova de Famalicão entre 6 e 13 de junho, vai encontrar uma cidade em festa, com animação para todos, com as cascatas e as ruas engalanadas para receber quem chega.

Classificadas como Património Cultural Imaterial de Portugal, as Antoninas têm como ponto alto o desfile das Marchas Antoninas. Após meses de muito trabalho, 9 associações vão revelar o resultado dos muitos ensaios realizados. No ano do bicentenário do nascimento do maior romancista português e inspiradas pelo tema “Camilo Castelo Branco em Vila Nova de Famalicão”, as marchas desfilam pelas ruas da cidade na véspera do Dia de Santo António, 12 de junho, a partir das pelas 21h15.

Destaque, também, para os pequenos marchantes que desfilam pelo centro da cidade a 7 de junho, a partir das 14h30.

O programa inclui ainda os concertos de Pedra D’Água (dia 6), Ivo Abrantes (dia 7), Costinha (dia 7), Fammashow (dia11) e Teresa Tapadas (dia 12), bem como o 6º Festival de Cavaquinhos, no dia 7, a tarde de Música Popular na Praça, no dia 8, e a 18ª Caminhada Camiliana, o 11º “Tocá Bombar”, o Desfile Etnográfico “Tons de Festa” e o Festival de Folclore, no dia 10 de junho.

Na vertente religiosa, na manhã do dia 13 de junho, feriado municipal, realiza-se a Missa e a distribuição do Pão de Santo António, cumprindo-se uma tradição secular com milhares de pessoas a concentrarem-se na Rua Alves Roçadas, junto à Capela de Santo António, para receber o pão “que se pode guardar o ano inteiro”. A procissão em honra do Santo Padroeiro vai percorrer as principais artérias da cidade na tarde do mesmo dia, a partir das 16h00.

O desporto também vem à festa. Desde logo, com o 14º Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado, na manhã do dia 8 de junho. Mas há outras propostas neste âmbito.

As Festas Antoninas de Famalicão constam no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (INPCI), em resultado de um processo iniciado em 2015 com a adesão do Município famalicense ao projeto regional ‘Romarias do Minho’.

A programação completa das Antoninas 2025, pode ser consultada em www.famalicao.pt/antoninas-2025

Famalicão: Angola chama Pedro Bondo

O defesa esquerdo do Famalicão consta da convocatória da seleção principal de Angola para a Taça COSAFA. Pedro Bondo é um dos eleitos do selecionador Pedro Gonçalves para a prova africana que será disputada entre 4 e 15 de junho, na África do Sul. A seleção angolana está no Grupo B, com Namíbia, Malawi e Lesotho.

Pedro Bondo, que chegou ao FC Famalicão em janeiro deste ano, repete a presença da edição do ano transato da qual Angola saiu vencedora. O lateral esquerdo, que soma 10 internacionalizações, foi fundamental no título alcançado na última edição da COSAFA, ao assinar um dos golos do triunfo angolano.

Famalicão: Câmara avança com a construção do Centro Escolar de Brufe

A adjudicação da construção do Centro Escolar de Brufe, um investimento global de 3 milhões de euros, foi aprovada a 15 de maio, na última reunião do executivo municipal. Concluída a fase de concurso público, a empreitada foi adjudicada à Cálculos & Títulos Construções, Unipessoal, Lda. A obra, candidatada ao Programa Regional Norte 2030, tem um prazo de execução de 480 dias.

A nova escola será edificada na Rua dos Tanques, junto à sede da Junta de Freguesia de Brufe. Para além das duas salas de atividades, de uma de expressões e outra de prolongamento do Pré-Escolar, e das quatro do 1.º Ciclo, o novo Centro Escolar de Brufe terá áreas comuns, como átrios, biblioteca, refeitório, recreios (com e sem cobertura), campo de jogos e uma horta. Professores e auxiliares terão uma copa, sala, gabinete de atendimento, entre outros espaços.

Este «investimento na Educação e no bem-estar das nossas crianças e de quem delas cuida diariamente é uma prioridade». Palavras de Mário de Passos que «quer crianças felizes, com boas condições para aprender, estudar e brincar. Queremos que o façam com alegria e com todas as condições e estou certo que esta obra trará tudo isso às crianças de Brufe e a toda a comunidade educativa da freguesia», sinaliza o presidente da Câmara Municipal.