Famalicão: Equipa sub-23 empata com o Estoril e continua invencível no apuramento de campeão

Ao final da manhã desta terça-feira, a equipa sub-23 do FC Famalicão empatou (1-1) com o Estoril. No campo n.º 2 do Estádio Municipal, a equipa visitante marcou primeiro, ainda na primeira parte, com os famalicenses a igualarem o encontro, aos 70 minutos, por intermédio de Rodrigo Ribeiro, autor de grande golo.

O Estoril, de grande penalidade, marcou aos 7 minutos e, depois, a equipa de Rui Tomé procurou o empate. Assumiu os destinos do jogo e criou várias oportunidades, incluindo três bolas nos ferros. Por isso, resultado injusto para os famalicenses que, com este empate, continuam invencíveis da fase de apuramento de campeão.

Nesta partida, realce para a chamada de Otso Liimatta, presença habitual na equipa principal, que foi dar uma ajuda aos sub-23.

Após esta jornada da Liga Revelação, o Famalicão está na primeira posição, com 10 pontos, em seis partidas. O Torreense tem os mesmos pontos, mas menos duas partidas. Estas equipas defrontam-se a 25 de fevereiro, em Torres Vedras.

Deixe um comentário

Câmara de Famalicão reage a descarga ilegal no Rio Pele: Situação reportada de imediato ao SEPNA

Uma descarga ilegal no Rio Pele, em Landim, ocorrida ao final da tarde desta segunda-feira, dia 14 de maio, motivou uma reação do Presidente da Câmara, Mário Passos.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Cidade Hoje (@cidadehoje)

“Assistimos ontem a mais um episódio lamentável e condenável de poluição no Rio Pele”, afirmou o autarca, numa reação publicada no facebook. Em resposta às dúvidas levantadas pela comunidade, nomeadamente nas redes sociais, esclareceu que “mal teve conhecimento da ocorrência, a Câmara Municipal tratou de a reportar, de imediato, ao SEPNA (GNR)”.

Mário Passos afirma que “o SEPNA, que está já no terreno a desenvolver diligências para identificar a origem da descarga, é a entidade com competência para nestes casos levantar autos, identificar infratores e recolher provas”.

Sublinha ainda que “estas ocorrências podem ser reportadas aos serviços municipais, mas é o SEPNA que tem competência para atuar”, reforçando que “qualquer cidadão ou entidade pode e deve contactar o SEPNA para reportar situações que possam constituir uma infração à legislação ambiental através da linha SOS Ambiente 808 200 520, disponível 24 horas por dia”.

O edil aproveitou ainda para recordar que “a Câmara Municipal tem vindo a fazer um trabalho constante de valorização da bacia hidrográfica do concelho”, dando destaque à criação da brigada dos Guarda-Rios.

Famalicão: Mais de 400 livros digitais e audiolivros requisitados na BiblioLED

Entrou em vigor no final de janeiro, a plataforma BiblioLED, um serviço inovador de leitura e empréstimo de livros em formato digital e audiolivros, um projeto lançado pelo Ministério da Cultura que já se está a disseminar por entre a população.

Os primeiros números revelam que dos oito municípios que integram a CIM do Ave, Vila Nova de Famalicão é o segundo mais procurado com 183 utilizadores inscritos e 419 empréstimos, destaque para a obra “Inquieta”, de Susana Amaro Velho.

A nível nacional as expectativas iniciais já foram superadas com mais de 17 mil registos na plataforma e cerca de 22 mil livros emprestados.

A CIM do Ave reforçou a aposta na adesão local à BiblioLED através da entrega de 74 novos computadores às bibliotecas municipais dos seus oito municípios – Cabeceiras de Basto, Fafe, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão, Guimarães, Mondim de Basto, Vizela e Póvoa de Lanhoso, uma iniciativa apoiada por fundos do PRR.

Este serviço é gratuito e em Famalicão, os interessados devem possuir uma ficha de inscrição de leitor nas Bibliotecas Municipais e efetuar o pedido de adesão através do link disponível aqui.

Famalicão: Casa do Empresário recebe ação de formação sobre como “Receber dos clientes na Internet”

A Acelerar o Norte organiza, no dia 23 de abril, um workshop sobre o tema: “Receber dos clientes na Internet”. A sessão está marcada para o horário das 19 às 21 horas, na Casa do Empresário da Associação Comercial e Industrial de Famalicão (Avenida 25 de Abril, 634, 4760-101 Vila Nova de Famalicão).

Link inscrição: https://tinyurl.com/aceleraronorte-v-n-famalicao-7

As boas-vindas são dadas por João Pedro Araújo, Gestor de Transição Digital da Aceleradora de Comércio Digital de Vila Nova de Famalicão. A formação é dada por Tiago Macedo, consultor na área digital, que irá falar da integração de um sistema de pagamento, do planeamento de entregas e políticas de devolução, de práticas de cobrança online.

Para complementar os workshops, o projeto Acelerar o Norte criou a Academia Digital, uma plataforma online de aprendizagem (de acesso gratuito), com conteúdos na área do digital.

Recorde-se que estes workshops são dirigidos aos empresários do Norte de Portugal dos setores do comércio, serviços pessoais e da restauração e similares, sobre diversas temáticas relacionadas com ferramentas, boas práticas e estratégias de marketing digital.

Assim, o projeto Acelerar o Norte continua a percorrer as 8 sub-regiões do Norte do país com o Roadshow de Capacitação para qualificar as empresas aderentes ao projeto.

Famalicão: Arranca a empreitada de abastecimento de água às freguesias de Vale S. Cosme, Telhado e Portela

Daqui a 539 dias (cerca de ano e meio) as freguesias de Vale S. Cosme, Telhado e Portela vão ter água da rede pública. O auto de consignação da empreitada foi assinado na passada segunda-feira, dia 14 de abril.

Esta obra inclui a construção, por parte da Águas do Norte, das infraestruturas em “alta”, que permitirão a respetiva ligação ao subsistema de abastecimento de água do Cávado, com origem na ETA de Areias de Vilar, em Barcelos; ao Município de Vila Nova de Famalicão cabe a criação da rede de distribuição de água, em “baixa”, à população residente na União de Freguesias de Vale S. Cosme, Telhado e Portela. Sem a primeira obra não é possível realizar a segunda.

O investimento em “alta”, a efetuar no âmbito do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Norte de Portugal, inclui a construção de cerca de 12 km de condutas adutoras e respetivas estações elevatórias, assim como a construção dos reservatórios de Torre de Cima e de Paço, com cerca de 400 m3 de capacidade cada.

A rede em “baixa”, a realizar pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, prevê a instalação de 640 ramais domiciliários, a cerca de dois mil habitantes, num total de 22 km. Trata-se da cobertura numa zona ainda muito carente, como realçou o presidente da Câmara.

O valor do investimento total é de cerca 4,7 milhões de euros, dos quais 3,7 milhões serão suportados pela Águas do Norte e cerca de 1 milhão de euros pelo Município de V. N. de Famalicão, que adjudicou à empresa MCA – Manuel Couto Alves, S.A

«Hoje foi o dia em que colocamos no terreno a obra que finalmente vai permitir levar a rede de abastecimento de água até às freguesias de Vale São Cosme, Telhado e Portela, colocando um ponto final num anseio legítimo e de longa data desta comunidade. Os números não enganam e demonstram bem a dimensão desta obra levada a cabo pela autarquia e pelas Águas do Norte», realçou o presidente da Câmara.

Mário Passos esteve na cerimónia de assinatura do auto de consignação; ainda o vereador do Ambiente, Hélder Pereira; a vice-presidente do conselho de administração das Águas do Norte, Fernanda Lacerda; e o presidente da União de Freguesias, Bernardino Martins.

Famalicão: Câmara Municipal refuta acusações do PAN sobre as condições das instalações provisórias do Centro de Saúde

O PAN enviou à Câmara Municipal algumas questões sobre as instalações provisórias do Centro de Saúde, manifestando preocupação por o pavilhão, na antiga Reguladora, ser «aparentemente» revestido de telhas de amianto. O Município esclarece que as instalações «funcionam em estruturas modulares pré-fabricadas que estão colocadas num pavilhão com cobertura de telhas de fibrocimento que não foram movimentadas durante os trabalhos, pelo que não há risco para a saúde pública».

Sobre as ações diligenciadas para proteger colaboradores e utentes dos potenciais impactos que este material pode provocar na saúde das pessoas, a Câmara Municipal reporta que de uma reunião de trabalho técnica, com representantes da Unidade de Saúde Pública da ULS, «entidade com competência legal para avaliar o risco para a saúde pública, não foi confirmada a inexistência de qualquer risco».

Recorde-se que as várias unidades que compõe o Centro de Saúde que está na Avenida 25 de Abril estão a ser transferidas, provisoriamente, para as instalações da antiga Reguladora enquanto decorrem as obras que têm a duração de um ano.

 

Famalicão: Via-Sacra ao Vivo em S. Miguel O Anjo juntou centenas de pessoas

Na noite do passado domingo, uma plateia, com mais de três centenas de cadeiras instalada no Largo de São Miguel encheu-se de pessoas para ver (ao vivo) a encenação da “Via-Sacra”, que decorreu ao longo da escadaria, da Igreja de São Miguel o Anjo, em Calendário.

Participaram nesta iniciativa algumas dezenas de elementos dos vários movimentos paroquiais da freguesia, tanto na montagem dos cenários, nas leituras, nos cânticos, como na representação das várias cenas ao longo do percurso e durante cerca de oitenta minutos.

No final, o pároco padre Jorge Ferreira, como mentor do evento e incansável na orientação desta encenação, deixou agradecimentos a quantos colaboraram para que fosse possível esta realização.

Fotos VídeoMoreira