Famalicão está uma cidade perfumada… e linda

Esta quarta-feira, dia 8, realiza-se a tradicional Feira das Trocas (Feira Grande de Maio), evento que dá início à Festa da Flor. Por estes dias, as principais ruas da cidade estarão decoradas com ornamentações florais feitas por mais de duas dezenas de coletividades culturais e empresas do ramo da floricultura do concelho famalicense. No dia 12, domingo, realiza-se o desfile da Batalha das Flores, com carros decorados por 26 coletividades famalicenses. Arranca na Rua Manuel Pinto de Sousa, passa pela Rua Adriano Pinto Basto, Alameda D. Maria II e Rua Lourenço da Silva Oliveira, e termina na rotunda D. Sancho I.

Além do desfile, há comércio de flores e plantas no topo norte da Praça D. Maria II (Praceta Cupertino de Miranda), que funcionará na sexta e sábado, das 10h às 24h, e no domingo, das 10h às 20h, com a presença de expositores e vendedores de flores e plantas. Na mesma praça, decorre a feira de produtos locais (10h às 22h) e tasquinhas (10h às 24h), abertas de sexta a domingo.

No diz respeito à animação, destaque para o concerto gratuito da jovem cantautora Carolina de Deus, a 11 de maio. A artista, conhecida por temas como “Talvez…”, “Dores de Crescimento” e “Seria Estúpido Ligar-te”, atua pelas 22h00, na Praça D. Maria II.

A programação cultural associada à Festa da Flor também inclui, na sexta-feira, o concerto dos Folk5 (18h30), da Academia da Fundação Real Colégio de Landim – com tenor Carlos Ferreira – (21h00) e de Magina Pedro e o Grupo de Fado 1111 – Canção de Coimbra (22h00); no sábado, a atuação de Ivo Arantes & Ensemble Egas Moniz (21h00); e, no domingo, o teatro musical “A Fada Oriana no Jardim Encantado da Menina do Mar”, pel’O Som do Algodão (10h00) e o concerto da Banda Marcial de Arnoso (17h30). Tudo isto acontece no palco instalado na Praceta Cupertino de Miranda.

Refira-se, ainda, que, no âmbito da Festa da Flor, está patente até dia 16 de maio, no Museu Bernardino Machado, a exposição “A Arte de Bordar a Flor”, da Novo Rumo, Associação de Professores de Vila Nova de Famalicão.

O programa completo da Festa da Flor de Famalicão pode ser consultado em www.famalicao.pt . Todos os eventos têm entrada livre.

1 Comment

  1. Bem perfumada atè de mais se fossem ao rio junto à feira antiga ficariam com paquecholi o cheiro mais natural que è a merda a cair no rio e nòs a pagar a factura todos os meses , podiam fazer mais festas que nòs pagamos tudo mesmo contra as facturas o pior è pluir o rio que esta camara continua a dormir e fazer festas e sem capaçidade para pòr termo à pluiçaò no bem natural que è de todos o crime tem custos pode ser prisaò paraos responçabeis .

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Famalicão: Festa em honra de S. Bento em Joane

A Festa de S. Bento de Joane realiza-se de 11 a 14 de julho, mas no dia 23 de junho, domingo, às 15 horas, no Largo de S. Bento, há um leilão de oferendas para angariação de fundos. A animação está garantida através do Grupo de Cavaquinhos Seniores de Joane.

Este ano a festa só foi possível graças a um grupo de mulheres que se juntaram para manter viva a tradição.

Assim, no dia 11 de julho, Dia de S. Bento, às 9h30 e às 19 horas, haverá missa e sermão; no dia 12 de julho, às 19 horas, novamente missa e sermão.

A 13 de julho, sábado, pelas 19 horas, missa e procissão de velas; 21h30, concerto com os “Marotos da Concertina” e atuação da banda “Alvorada Musical”. Pela meia noite sessão de fogo de artifício.

No último dia de festas, domingo, 11 horas, missa e sermão; 15 horas, procissão; 16 horas, atuação do Grupo Folclórico Danças e Cantares de Joane.

Famalicão: Bombeiros acionados para incêndio em apartamento no centro da cidade

Os Bombeiros Voluntários Famalicenses foram acionados, ao início da tarde desta sexta-feira, para um incêndio num apartamento localizado na Rua Ana Plácido, no centro de Famalicão.

À Cidade Hoje fonte do socorro afirmou que o foco de incêndio concentrou-se na zona da cozinha do apartamento, tendo a situação ficado rapidamente resolvida.

Não há registo de feridos, apenas danos materiais.

FC Famalicão começa a trabalhar a 1 de julho

O plantel do Futebol Clube de Famalicão regressa ao trabalho no dia 1 de julho, no Centro de Treinos, estando igualmente definido o calendário da pré-epoca, que contempla vários jogos de preparação. Realce para o jogo de apresentação, no dia 30 de julho, com o Deportivo da Corunha.

FC Famalicão x CD Trofense
17 de julho – Jogo à porta fechada

FC Famalicão x Leixões SC
20 de julho – Jogo à porta fechada

FC Famalicão x FC Penafiel
24 de julho – Jogo à porta fechada

FC Famalicão x Casa Pia AC
27 de julho – Jogo à porta fechada

FC Famalicão x Deportivo de La Coruña
30 de julho – Jogo de apresentação

FC Famalicão x Moreirense FC
3 de agosto – Jogo à porta fechada

Famalicão: Contratado médio Tom van de Looi

Tom van de Looi é o primeiro reforço do Futebol Clube de Famalicão para a nova época. O médio neerlandês, de 24 anos, assinou contrato por três épocas.

Formado no FC Groningen, Tom van de Looi estreou-se com 18 anos na I Liga Neerlandesa. Após uma passagem pelo NEC Nijmegen, jogou em Itália, no Brescia, onde esteve nas últimas quatro temporadas.

Do currículo do médio constam, ainda, internacionalizações entre as seleções sub-17 e sub-20 dos Países Baixos, destacando-se a presença no Campeonato da Europa de sub-17 em 2016.

Com “grandes expectativas para esta temporada”, o jogador diz que o Futebol Clube de Famalicão “é um clube que está a crescer muito e que se tem revelado muito bom para jovens jogadores”, sublinhando “a aptidão do clube para fazer evoluir jogadores e elevá-los para um nível muito alto”.

Tom van de Looi sente que chegou “o momento de dar um novo passo na carreira”. Admitindo ter contactado Justin de Haas, revelou que o compatriota lhe “transmitiu coisas muito boas sobre o clube”, nomeadamente, “as condições de excelência que lhe permitiram melhorar as suas qualidades”.

Tom van de Looi define-se como “um médio defensivo”, que pode jogar na posição 8, “que gosta de ter bola, forte taticamente e que tenta ganhar todos os duelos físicos”.

Famalicão: Corte de água na freguesia da Carreira

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão emitiu um aviso para os moradores da freguesia da Carreira. De acordo com o comunicado, amanhã, sexta-feira, dia 21 de junho, os serviços operacionais do Município realizarão uma intervenção de manutenção na conduta de abastecimento de água localizada na Rua do Canto.

Esta intervenção, essencial para garantir a qualidade e segurança do fornecimento de água, implicará a interrupção temporária do abastecimento de água na área circundante. O corte está programado para ocorrer entre as 08h00 e as 12h00.

Famalicão: Duas propostas de cinema no Teatro Narciso Ferreira

O Teatro Narciso Ferreira, em Riba de Ave, apresenta para o próximo sábado duas sugestões de cinema.

Às 16 horas, pode ver a versão portuguesa de O Panda do Kung Fu 4. Na noite do mesmo dia, às 21h30, é exibido o filme Challengers, de Luca Guadagnino, que relata a história de Tashi Duncan, uma antiga estrela do ténis que se tornou treinadora, que nunca pede desculpa pelo seu jogo dentro e fora do campo, tão-pouco se questiona sobre o preço a pagar pela vitória.