Famalicão: Excelente prestação da equipa Transfradelos na Baja Reguengos de Monsaraz

No passado fim de semana, sexta, sábado e domingo, cumpriu-se mais uma prova do Campeonato Fia de Bajas TT, a já carismática Baja Reguengos de Monsaraz, com 350kms de troços cronometrados, divididos por três setores seletivos. Em simultâneo disputavam-se, também, o Campeonato Nacional de TT Motos, Quads e SSV, estes com quilometragem ligeiramente mais curta.

Com quase todos os pilotos nacionais que disputam o campeonato inscritos, de realçar a presença de alguns, como João Ferreira, Hélder Oliveira, João Ramos, Alejandro Martins, Armindo Araújo, Ricardo Teodósio, entre outros. De realçar, ainda, a participação massiva da equipa famalicense, Transfradelos, composta pelos pilotos Tiago Reis, Daniel Silva e Edgar Reis, todos com as novas evoluções dos pequenos/grandes carros, “Taurus” de seu nome.

De salientar, também, as presenças dos navegadores Paulo Marques, que acompanhava José Rogeira, em Ford Ranger e Arcélio Couto a navegar José Nogueira, em BRP Maverick.

A prova foi ganha à geral por João Ferreira, seguido de Hélder Oliveira e João Dias, sendo Tiago Reis o quarto classificado (segundo na categoria Challenger), depois de uma corrida empolgante, isenta de erros, com o carro a comportar-se mecanicamente exemplar, com o piloto ainda a adaptar-se à mudança da Toyota Hilux, para este carro muito mais pequeno, mas com potência bem mais disponível. Os seguintes, Daniel Silva e Edgar Reis, classificaram-se em lugares também muito bons, 8.º e 11.º, tendo sido a equipa Transfradelos, uma vencedora.

O navegador Arcélio Couto, conseguiu terminar em 31.º lugar, fruto de circular a meio do pelotão, com as dificuldades do pó, a condicionar a sua corrida.

Paulo Marques, enquanto andou, manteve-se pelo primeiro terço da geral, tendo, entretanto, levado uma grande penalização e desistido mais tarde. Conseguiram concluir a prova, apenas 59 equipas, das 84 à partida.

De realçar, que se tratou de uma prova muito bem organizada, grande apoio aos pilotos, quer na segurança, quer na marcação da pista, criando para o público bons espaços de visibilidade e sem riscos.

Terminada esta prova, com Tiago Reis a continuar a assumir um lugar de destaque no Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, ficamos a aguardar pela próxima, em meados do mês de outubro, em Portalegre, onde se espera uma vez mais a presença sempre digna de várias equipas famalicenses.

A.N. Carvalho

Deixe um comentário

Famalicão: Marchas Antoninas começam a brilhar na noite desta sexta-feira

Falta pouco para a grande noite das Marchas Antoninas. Para muitos, o ponto alto das festas famalicenses, tal a qualidade das mesmas. Este ano são dez marchas, duas que desfilam pela primeira vez, e totalizam cerca de 1200 marchantes, que prometem encher as ruas da cidade de cor, música, dança e alegria.

Sob o tema ‘Antoninas – Património Cultural Imaterial de Portugal’ desfilam a Associação do Coração – Vale São Cosme, Associação Recreativa e Cultural Sentir a Terra – Gondifelos/Outiz, Associação Unidos de Avidos, Associação Recreativa e Cultural de Antas, GARRA – Grupo Associativo e Recreativo Ribeirão em Ação, LACS – Associação Cultural S. Salvador da Lagoa, Associação Cultural e Recreativa S. Pedro de Riba D’Ave, Associação Recreativa e Cultural Flor do Monte – Carreira, Associação Desportiva e Cultural de S. Martinho de Brufe e Grupo Recreativo Vale S. Martinho.

As marchas começam a desfilar às 21h15, na Avenida de França, seguindo pelas ruas do centro da cidade até aos Paços do Concelho, local onde cada uma fará a sua exibição.

O júri é composto por um coreógrafo, um encenador, um escritor, um maestro e um figurista – que avaliam a ‘Melhor Música’, ‘Melhor Letra’, ‘Melhor Coreografia’, ‘Melhor Guarda-Roupa’, ‘Melhores Arcos’ e ‘A Marcha Mais Popular’.

Segundo o presidente da Câmara Municipal, as Marchas Antoninas são «uma demonstração viva da dinâmica associativa do concelho». Mário Passos realça, ainda, o trabalho desenvolvido ao longo de meses pelos grupos participantes e acredita que «a cidade voltará a viver uma noite memorável, marcada pela alegria e entusiasmo de milhares de famalicenses».

Recorde-se que as Festas Antoninas terminam na noite deste sábado, 13 de junho, com Nena a subir ao palco no Parque da Devesa, seguindo-se a sessão piromusical de fogo de artifício.

Famalicão: Detido sem carta de condução

psp agente transito policia radar operacao velocidade estrada

Esta quinta-feira, 11 de junho, a PSP deteve um homem, com 29 anos de idade, que conduzia veículo automóvel sem qualquer documento que o habilitasse para a condução.

A detenção aconteceu na cidade de Famalicão e o condutor foi notificado para comparecer no Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão.

Famalicão: GD Natação agradece à Câmara a requalificação das piscinas municipais

Em publicação partilhada nas redes sociais, o Grupo Desportivo de Natação expressou «o seu profundo agradecimento» ao Município de Famalicão, pelo lançamento do concurso para a requalificação e ampliação das piscinas municipais, que vai contemplar 4 pistas de 50 metros.
Esta intervenção, segundo o clube, é «uma mais-valia inestimável para toda a comunidade», porque vai criar «melhores condições para os atletas de competição e para a Escola de Natação, abrangendo bebés, crianças, jovens e adultos».
O GD Natação elogia, ainda, este investimento «no futuro, na formação desportiva e na promoção da saúde e bem-estar da população». Por isso, sublinha «o compromisso e visão do Município».

Empresária Raquel Silva é madrinha da Marcha de Vale S.Martinho

As Marchas Antoninas desfilam na noite desta sexta-feira, pela ruas da cidade de Famalicão.

Com o aproximar da hora, são algumas as marchas que vão divulgados os padrinhos / madrinhas escolhidos pela esta edição.

Raquel Silva, empresária na área da intermediação de crédito, foi a convidada pela Marcha de Vale S.Martinho, num ano marcado pelo regresso deste grupo a esta tradição famalicense.

 

Famalicão contrata Leny Meyer até 2030

O Futebol Clube de Famalicão garantiu a contratação de Leny Meyer, defesa esquerdo suíço de 21 anos, proveniente do Estugarda. O jogador assinou contrato válido até 2030.

Formado no Fussball Club Luzern, chegou à equipa principal aos 18 anos e transferiu-se para a Alemanha em 2024. No Estugarda, atuou sobretudo na equipa secundária e integrou o trabalho do plantel principal.

Internacional jovem pela Suíça, entre os sub-15 e sub-21, o lateral destaca-se pelo perfil ofensivo e pela capacidade técnica.

“Sinto que este é o passo certo. Quero ajudar a equipa a vencer”, afirmou.

O jogador mostrou-se satisfeito com as condições do clube e prometeu entrega total em cada jogo.

Referência de João Cancelo, Meyer sublinha a sua vocação ofensiva e a experiência adquirida no futebol alemão.

No Famalicão, vai contar com o apoio de Roméo Beney, colega de seleção sub-20, na adaptação ao novo clube.

Famalicão: Tiago Maroto canta na festa de Santo António no Louro

De 19 a 21 de junho, no Louro, decorrem as festividades de Santo António cujo programa contempla, entre outros momentos, o concerto de Tiago Maroto na noite do segundo dia.

Na noite do dia 19, a partir das 21 horas, decorrem as atuações do Musicart, MP Swinmer e Gato Sapato, encerrando com uma sessão de fogo de artifício.

A manhã do dia 20, no lugar de Santo António, dará entrada um grupo de bombos que vai percorrer a freguesia. A noite será preenchida com a música de João Mendonça e de Tiago Maroto. Nova sessão de fogo fecha o dia.

No último dia acontecem as cerimónias religiosas. Às 10h45, e já depois da entrada da Banda de Famalicão, decorre a bênção do pão, seguida da procissão da capela de Santo António até à igreja; 15 minutos depois, celebra-se eucaristia com sermão e missa cantada. Às 17 horas sai a procissão e, para terminar, às 18 horas, atua o Grupo Infantil e Juvenil Santiago de Gavião.