Famalicão: Finalistas do INAC revelam-se no palco da Casa das Artes

O primeiro trabalho profissional dos alunos finalistas do INAC – Instituto Nacional de Artes do Circo exibem-se, a partir da próxima semana, no grande auditório da Casa das Artes.

De 28 de junho a 3 de julho, duas dezenas e meia de alunos mostram as suas aptidões, sendo esta uma oportunidade para avaliar a sua criatividade e aferir das novas tendências do circo contemporâneo.

Esta é uma coprodução do Instituto Nacional de Artes do Circo e da Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, que decorrerá, de terça-feira a domingo, às 21h30. Esta apresentação constitui o início da carreia profissional para todos aqueles que concluem a sua formação no INAC.

A entrada custa 4 euros ou 2 euros para estudantes, Cartão Quadrilátero Cultural e pessoas a partir de 65 anos de idade.

Famalicão: Equipa feminina em vantagem para a última jornada

A equipa feminina do FC Famalicão vai para a última jornada da Liga BPI em vantagem na luta pelo lugar de play-off, que pode valer a manutenção.

Depois da vitória, 3-0, sobre o Damaiense, no passado sábado, beneficiou do empate, sem golos, do Estoril com o Racing Power, em partida disputada ao final da tarde deste domingo.

Deste modo, as famalicenses ultrapassam as estorilistas, com mais um ponto (20).

É esta a vantagem – um ponto – que segue para a última jornada, que será disputada no domingo. O Famalicão visita o Racing Power e o Estoril, também na condição de visitante, joga com o Valadares Gaia.

GRAL assinala o dia com as mães em campo… para receber flores

O Grupo Recreativo Avidos e Lagoa (GRAL) assinalou o Dia da Mãe com um gesto simbólico. Este domingo, as mães dos jovens atletas do clube foram surpreendidas em campo com a oferta de uma flor, como forma de homenagem neste dia especial.

A iniciativa foi partilhada nas redes sociais do clube, com um registo fotográfico dos momentos em que as mães receberam as flores dos filhos atletas.

Famalicão: Riba d’ Ave termina campeonato no nono lugar

Terminou, este domingo, a fase regular do campeonato nacional de hóquei em patins. O Riba d’ Ave, com o empate a 4 golos, em casa do OC Barcelos fechou a prova no nono lugar, com 29 pontos, ao cabo de 26 jornadas.

Cai, assim, o pano sobre o cenário desportivo do Riba d’ Ave CSJ Group na presente época. Para além do nono lugar na primeira divisão, a equipa disputou uma poule de apuramento para a Liga dos Campeões e chegou à final four da WSE CUP de hóquei em patins.

Se em grande parte da época a equipa de Raúl Meca esteve na luta pela fuga aos lugares de despromoção, na reta final espreitava um lugar entre os oito primeiros que vão lutar pelo título. Ficou a dois pontos de repetir o feito da época passada.

Famalicão: Em Lousado, quando todos estacionam fora do lugar… ninguém passa

Ao início da tarde deste domingo, a circulação automóvel ficou condicionada na Rua de Poiares, na freguesia de Lousado, devido ao estacionamento irregular de viaturas.

Apesar de a rua não dispor de lugares de estacionamento, é habitual os condutores deixarem os carros estacionados na faixa de rodagem. Este domingo, com viaturas paradas em ambos os sentidos, o espaço disponível apenas permitia a passagem de um carro de cada vez, obrigando a uma circulação alternada e dificultando a fluidez do trânsito.

Moradores pedem mais fiscalização e alertam para o risco de acidentes ou situações mais delicadas em caso de emergência.

Famalicão: Mulher ferida em despiste de mota na freguesia de Ruivães

Uma mulher, com 52 anos, ficou ferida na sequência do despiste da mota onde seguia, na freguesia de Ruivães, em Famalicão.

O acidente aconteceu cerca das 13h00, na Rua da Ponte, sendo que para o socorro foram acionados os Bombeiros Voluntários Famalicenses.

A vítima, com ferimentos ligeiros, foi encaminhada para o hospital de Famalicão.

Tráfico de droga em Famalicão: Grupo até fazia entregas ao domicílio aos clientes habituais

Dezoito pessoas vão ser julgadas em Guimarães por pertencerem a uma alegada rede de tráfico de droga. Segundo o jornal O Minho, o grupo, composto por doze homens e seis mulheres, operava a partir da freguesia de Calendário e usava um sistema de entrega ao domicílio semelhante ao da Uber, exclusivo aos clientes mais fiéis.

O Ministério Público acusa o grupo de associação criminosa, tráfico de droga e branqueamento de capitais, com atividade entre 2023 e maio de 2024. As entregas partiam de quatro locais em Pelhe, com destaque para a “Casa do Marucho” e a “Rampa de Pelhe”.

Cinco dos arguidos estão em prisão preventiva, incluindo o casal apontado como líder da rede. Alguns dos envolvidos já tinham cumprido penas por tráfico. O MP afirma que os lucros da venda de heroína, cocaína e haxixe eram dissimulados para entrarem no circuito legal.

O caso foi investigado pela PSP de Famalicão e envolve cerca de 140 testemunhas.