
Concelho, Política, PS
Famalicão: Fórum Unir o PS nas Freguesias prossegue sexta-feira em Riba de Ave


Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.

Os Bombeiros Voluntários Famalicenses não vão participar nas Marchas Antoninas deste ano, depois de terem sido os grandes vencedores da edição de 2025.
A informação foi adiantada à Cidade Hoje pelo presidente da Direção, Amadeu Carneiro, que explica que a decisão se prende com a preparação das comemorações do centenário da corporação, agendadas para o próximo ano.
No âmbito dessa preparação, a corporação decidiu suspender a realização e participação em algumas iniciativas, de forma a concentrar esforços nas celebrações dos 100 anos da instituição.

A equipa de Hugo Oliveira já tem dia e hora para o jogo com o Rio Ave, da 24.ª jornada da I Liga. A partida com os vilacondenses realiza-se a 1 de março, às 20h30.
Na próxima segunda-feira, o FC Famalicão recebe o Aves SAD, às 18h45; segue-se a visita ao Sporting, no dia 15 deste mês, às 20h30; a receção, a 23 de fevereiro, às 20h15, ao Casa Pia e, depois, a visita a Vila do Conde.

Este ano, as Marchas Antoninas vão contar com Vale S. Martinho. É o retomar de uma tradição que traz boas memórias à população da freguesia.
A iniciativa é do Grupo Recreativo de Vale São Martinho, que tem o apoio da Junta. «Voltamos para honrar Santo António, padroeiro desta tradição», escreve a direção da Associação. «Marchar é agradecer a quem construiu este caminho antes de nós. É representar a associação. É representar a freguesia, com orgulho, com respeito e com pais», assinala.
Este ano, o tema das Marchas é “Antoninas – Património Cultural Imaterial de Portugal”.
Recorde-se que as Festas Antoninas estão inscritas no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial de Portugal desde 2022.

A ADC S. Mateus e o FC Famalicão vão disputar a fase de apuramento de campeão distrital de futsal, no escalão sub-19. A primeira jornada joga-se este sábado, com as duas equipas famalicenses a defrontarem-se, às 19h30, no Pavilhão das Lameiras.
Para além das duas formações do concelho, esta fase de campeão conta com o GDR Nun´ Alvares e Desportivo Jorge Antunes B.
O S. Mateus e Famalicão estavam integrados na série B, que a equipa de Oliveira São Mateus venceu, com 38 pontos, enquanto que o FC Famalicão foi segundo, com 26 pontos.

O sistema de saúde português vive uma crise cada vez mais prolongada, indica o Barómetro “O Estado da Saúde em Portugal – 2025”, que aponta falhas persistentes e perda de confiança por parte dos utentes.
Ao longo do ano foram registadas 5.446 reclamações, um aumento de cerca de 2% face a 2024. A maioria das queixas dirige-se ao setor privado, sobretudo por problemas de faturação e tempos de espera elevados. Já no Serviço Nacional de Saúde, apesar de menos reclamações, surgem as situações mais graves, ligadas ao acesso a cuidados e à qualidade do atendimento.
O período de verão foi especialmente difícil, com urgências hospitalares sob forte pressão, em particular na obstetrícia, originando episódios de grande instabilidade e aumento das reclamações.
O relatório conclui que tanto o setor público como o privado estão sobrecarregados e alerta que, sem medidas estruturais, será difícil recuperar a confiança dos portugueses no sistema de saúde.

Reabriu esta quinta-feira, a Avenida Dr. Ângelo Vidal Pinheiro, em Oliveira S. Mateus, onde um autocarro ficou preso no início da semana quando o piso cedeu e abriu um buraco de grandes dimensões.
Ao que a Cidade Hoje conseguiu apurar, a cavidade foi preenchida com “tubenã” de forma a permitir a circulação automóvel e faltará apenas finalizar a intervenção com alcatrão.
E só defecientes