
O funeral de Joaquim Vale, de 91 anos, previsto para a manhã deste sábado, em Calendário, Vila Nova de Famalicão, foi cancelado devido à recusa da médica em emitir a certidão de óbito.
Manuel Moreira, agente funerário responsável pelo caso, relatou ao Correio da Manhã que o falecimento ocorreu no dia 19 às 00h42, e que os procedimentos iniciais decorreram normalmente. “Na quinta-feira, obtive dispensa de autópsia por parte do Ministério Público e agendei o funeral para sábado às 09h00. Contudo, a profissional de saúde do Posto Médico recusou-se a passar o certificado de óbito, alegando falta de credenciais. Tentei novamente contactá-la por uma segunda vez, mas já sem sucesso”, afirmou o agente.
Face à situação, o agente funerário solicitou a intervenção da PSP e do Ministério Público, que emitiu um despacho à médica para desbloquear o processo. Apesar disso, a profissional já não estava de serviço e a ordem judicial foi ignorada, impossibilitando a emissão da documentação.
Entretanto, uma guia de sepultamento, cuja origem é desconhecida do agente funerário, foi-lhe pela família do falecido, o que permitiu reagendar o funeral para a tarde deste sábado.
Face a tudo o que foi relatado, o agente funerário acrescentou que “as funcionárias do posto médico, sugeriram que a funerária devia ter um médico, o que não faz sentido”.
Rui Manuel Campos Costa concordo plenamente com o Sr. agora os médicos não trabalham com coração, apenas com números só.
Não tem papel não enterra!!!! Parece piada?
Situação muito difícil para os familiares. Mas alguma coisa está mal contada. Como é possível agendar funeral sem certidão de óbito?
Certidão, desculpem
História mal contada.O da funeraria não pode levantar o corpo sem a sertidão de óbito!Alguma coisa se passou e não foi pela parte médica!
Há quanto tempo é que o médico não via o paciente? Os delegados de saúde estão a fazer o quê nos gabinetes? Já que as certificados de óbito são on line, quando isso acontecesse o ministério público através de email informava o delegado de saúde e este através de email também enviava o certificado de volta. Não seria mais fácil? 🤔
Rui Manuel Campos Costa fez-me relembrar algo..🤦♀️🤦♀️ No meu “tempo de liceu” ouvi colegas a dizer que queriam determinados cursos relacionados à medicina porque o salário era mais elevado. Já vai há uns 20 anitos,ou mais, mas na altura já achei bizarro🤦♀️🤦♀️ agora nada surpreende 😏😏😞😞
Que raio de filme…
A medica tem falta de porques falta de professionalismo se fosse alguem da familia ela tambem nao gostava que lhe fizesse mesmo WDF
Agência funerária ao levantar o corpo não sabe c são as normas alg coisa não está certa
Deve ser preciso primeiro ligar para o sns24 para arranjar médico para passar a certidão.
História mal contada…
Que tristeza
Comigo, ou ía a bem ou a mal…
Ser médico já não é ser uma pessoa boa de princípios e valores. Hoje ser médico é ser comerciante. Fizeram da saúde um negócio. Longe vão os tempos em que os médicos até iam de madrugada a casa dos doentes. Hoje querem é dinheiro e mais dinheiro. Falta de ética e respeito pela vida Humana é o que se vê na classe médica, (salvo raras excepções).
Essa médica precisava que lhe acontecesse um dia a mesma coisa burra d c………
Virginia Fernandes e eu tou ca sim em Portugal
Virginia Fernandes virginia sabes ler as notícias pirmeiro
Isto só mesmo no nosso País, ate parece do 3 mundo
Rui Pereira Hamb ok está cá a morar ???
Lamentável essa situação!!! Sou família de acolhimento e falo a mais pura verdade; muitos médicos aqui, fazem mercadorias dos idosos. Eu queria ver essa médica , recusar essa certidão de óbitos pro cigano!!!!!!
Estamos em Portugal k vergonha
ZezaManuel Azevedo sem dúvida alguma meu deus 🙏
A família é que teve de resolver tudo o que por incompetência de quem devia tratar das coisas adequadamente, não o soube fazer!! Uma pouca vergonha, um transtorno imenso à família e uma falta de profissionalismo!!
Que vergonha isto só em Portugal não a respeito nenhum nem pelos mortos
Ridículo é para os apanhados 😥 só no nosso país muita força para a família 😢
Até para morrer é persizo ter sorte meu Deus que a sua alma descansa em paz
Até para morrer não a médicos para escrever ganhao pouco vergonha
Só em Portugal mesmo 🤣. Já nem um ente querido se pode enterrar. Onde é que isto vai parar ?
Pouca vergonha
Simplesmente Ridículo.
Que o Senhor tenha o eterno descanso.