Famalicão: Grande Mestre cubano vence, pela quinta vez, o Torneio Internacional de Xadrez

Justificando o estatuto de número um do ranking inicial, o grande mestre cubano Lelys Martinez (GD Dias Ferreira, com prémio monetário de 1200 euros) foi o vencedor da décima edição do Torneio Internacional Cidade de Famalicão, prova que terminou este domingo. Pela quinta vez consecutiva – 2023, 2018, 2016, 2015, 2013 – Martinez somou 7,5 pontos nas nove jornadas, tantos quantos o Grande Mestre búlgaro radicado na Galiza Vladimir Petkov (GD Dias Ferreira, com prémio monetário de 800 euros). Perante um empate entre ambos (na oitava jornada), foi necessário o recurso ao segundo critério de desempate e aí Lelys levou vantagem. Na terceira posição ficou outro Grande Mestre e precisamente o número 3 do torneio, Ibragim Kamrakhulov (GD Dias Ferreira, com prémio monetário de 600 euros), com os mesmos 7 pontos do Mestre FIDE inglês Jonathan Pein (GD Dias Ferreira, com prémio monetário de 400 euros).

O melhor atleta do Clube de Xadrez A2D foi a Mestre FIDE Inês Silva que voltou a denotar um excelente nível ao classificar-se em 19.º lugar absoluto e 3.º lugar feminino, alcançando 6 pontos em 9 jogos. De destacar, também, as prestações dos “atletas da casa” Marco Pereira (20.º lugar, 6 pontos); João Romano (24.º lugar; 5,5 pontos) e João Afonso (26.º lugar; 5,5 pontos), sendo a delegação do clube famalicense a mais representativa com a participação de 25 atletas.

O Torneio Internacional Cidade de Famalicão decorreu, durante uma semana, no Complexo Desportivo Vale S. Cosme, sede do Clube de Xadrez Associação Académica da Didáxis responsável pela organização do torneio, com o apoio da Cooperativa de Ensino da Didáxis, Associação Académica da Didáxis, Associação de Xadrez do Distrito de Braga, Federação Portuguesa de Xadrez e Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.

O diretor do torneio foi Mário Oliveira, coordenador do CX A2D, e a arbitragem foi chefiada pelo árbitro FIDE Bruno Lopes, coadjuvado por Carlos Dias e Vanessa Amorim.

Este torneio Internacional, com prize-money de 4000€, contou com a participação de 134 atletas, representantes de 10 países entre os quais 14 eram Mestres Internacionais e 2 Mestres. Esta prova foi a 17.ª e penúltima prova do Portugal Chess Tour da época 2022/2023, que fechará com o Leça Chess Open, também em ritmo de clássicas de 9 sessões, que via decorrer durante esta semana.

A cerimónia de encerramento do X Torneio Internacional Cidade Famalicão contou com a presença do vereador do Desporto do Município de Famalicão, Pedro Oliveira, do diretor da Associação Académica da Didáxis, Rui Miguel Costa, e do presidente do Conselho Arbitragem da FPX, Vitorino Ferreira.

No final, todos foram unânimes ao considerarem que este torneio transformou Vila Nova de Famalicão, na última semana de julho, na capital do xadrez nacional contribuindo para a divulgação e promoção do jogo das 64 casas quer a nível competitivo, mas também a nível formativo com atividades extra-torneio nomeadamente “Workshop – Xadrez Organizativo”, destinado a dirigentes, que contou com a dinamização do presidente da Federação Portuguesa de Xadrez, Dominic Cross, e do vice-presidente da ECU-European Chess Union, Malcolm Pein.

Deixe um comentário

Famalicão: Homem é atropelado e fica em estado grave (Pedome)

Um homem foi, na noite desta quarta-feira, atropelado por uma viatura, em Pedome, Famalicão.

O acidente aconteceu cerca das 22h40, na Rua de São Cristóvão.

Para o socorro foram acionados os B.V. de Riba d’Ave e, momentos depois, a VMER.. O homem acabou por ser transportado, com ferimentos considerados graves, para o hospital de Famalicão.

A GNR tomou conta da ocorrência.

Famalicão: Autarquia instala barreiras para travar estacionamento abusivo junto à Praça D. Maria II

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão continua a tomar medidas para travar o estacionamento indevido na cidade. Uma das mais recentes intervenções aconteceu na Rua Capitão Manuel Carvalho, o principal acesso à Praça D. Maria II, no coração da cidade.

Foram instalados pilaretes metálicos, num troço frequentemente ocupado por veículos estacionados de forma irregular. Esta situação, bem como o estacionamento na zona reservada aos taxis ou em segunda fila, gera constantes constrangimentos na circulação automóvel e coloca em causa a segurança rodoviária.

Com esta medida, o município pretende garantir uma maior fluidez no trânsito e devolver o espaço público à sua função original, promovendo uma mobilidade mais organizada no centro urbano.

Famalicão: Diogo Costa na final da Liga dos Campeões Asiática

O jogador famalicense vai disputar a final da Liga dos Campeões Asiática Dois, ao serviço do Lions City Sailors que, esta quarta-feira, garantiu o apuramento. O emblema de Singapura tornou-se, assim, o primeiro clube do país a chegar a esta fase numa grande competição do continente.

Na disputa das meias finais, o City Sailors perdeu a segunda mão (1-0), mas segue em frente pela vantagem caseira de dois golos frente aos australianos do Sydney FC.

O defesa Diogo Costa jogou os 90 minutos dos dois jogos e foi determinante para a passagem da sua equipa. Diogo, que está emprestado pelo FC Famalicão, fez duas assistências no primeiro jogo.

Além da final inédita, para uma equipa de Singapura em grandes competições internacionais, os Sailors preparam-se para festejar a conquista da Primeira Liga que não vencem desde 2021 e podem conquistar o triplete, quando faltam disputar as meias finais da Taça. A final da Liga dos Campeões Asiática Dois joga-se na madrugada de 18 de maio, às 01h00, frente ao Al Sharjah.

Famalicão: Caminhada do Dia da Mãe em Vermoim

Na tarde do dia 3 de maio, a partir das 15h30, o Agrupamento 125 e o Floresta BTT organizam a caminhada do Dia da Mãe, com saída do Pavilhão Municipal Terras de Vermoim.

Pode fazer a sua inscrição, que é obrigatória, em vários locais. Tem um custo de 5 euros, com oferta de um kit.

Esta caminhada tem uma distância de 5km.

 

Condutor danifica carro estacionado e abandona local em Calendário

Na manhã desta quarta-feira, um veículo estacionado nas proximidades da Avenida de França, em Calendário, foi alvo de danos provocados por outro condutor, que abandonou o local sem prestar qualquer esclarecimento.

De acordo com as marcas deixadas na viatura danificada, suspeita-se que o responsável conduzia um automóvel de cor azul.

O proprietário do carro lesado (Mini Cooper S Clubman) apela a quem tenha testemunhado o sucedido que reporte qualquer informação útil às autoridades competentes, de forma a ajudar na identificação do responsável pelo incidente.

Famalicão: Simon Elisor espera vencer no Dragão

A confiança que advém das boas exibições e de um somatório de 22 pontos em 30 possíveis nas últimas dez jornadas (só o Benfica e Braga fizeram melhor), acalenta justificadas esperanças do FC Famalicão na deslocação ao Estádio do Dragão, ao final da tarde de amanhã.

Num olhar sobre este encontro da jornada 30 da Liga Betclic, Simon Elisor não esconde que a vitória é o grande objetivo. O avançado francês, de 25 anos, reconhece o valor do FC Porto, «uma excelente equipa do nosso campeonato, mas temos a ambição e penso que vamos ao Porto para obter um bom resultado». Elisor diz que a equipa «está motivada e, por isso, esperamos ganhar. Estamos muito confiantes, isso vê-se, desde logo, nos treinos, porque temos muita qualidade, e também se vê nos jogos. Temos de continuar assim».

Ainda faltam alguns jogos para o final do campeonato, mas o propósito «é somar o máximo de pontos possíveis».

Em Famalicão desde janeiro, o jogador francês sente-se bem cá e «no campo tento aplicar os conselhos do treinador. Sinto que estou a evoluir e espero marcar mais golos».

Simon Elisor já participou em 11 jogos e marcou um golo