Na próxima terça-feira, dia 7 de janeiro, ao início da tarde, é lançada a primeira pedra da ampliação e requalificação da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, em Joane.
A obra, com apetrechamento e instalações provisórias, tem um investimento estimado de cerca de 20 milhões de euros, o maior de sempre em edifícios do parque escolar concelhio. Um valor comparticipado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Recorde-se que o atual edifício da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado foi construído no início dos anos 80, e a sua ampliação e requalificação era há muito reclamada, tendo em conta o aumento do número de alunos e o estado de conservação dos edifícios que compõem a escola: três blocos de ensino, um bloco desportivo e um bloco administrativo.
O projeto contempla a intervenção nos edifícios existentes e a construção de novos espaços. Está também prevista a remodelação dos arruamentos de acesso ao recinto escolar.
A intervenção prevê alterações de forma a capacitar a escola de uma maior e mais variada oferta formativa, de que é exemplo a Oficina Didática. No bloco administrativo a intervenção será de maior profundidade, estando prevista a construção de um novo auditório, uma biblioteca e a remodelação e reorganização dos espaços existentes. O bloco desportivo existente será mantido, mas adaptado a um novo bloco contíguo que será composto, sobretudo, por balneários, ginásio e salas de apoio.
No decurso das obras, os alunos até ao nono ano serão transferidos para instalações provisórias na Escola Bernardino Machado e os estudantes do 10.º ao 12.º serão colocados em módulos pré-fabricados, instalados num terreno junto ao recinto da feira semanal. Esta mudança deverá acontecer em março.