Famalicão: Maias voltam a colorir o Agrupamento de Escolas D. Sancho I

O Agrupamento de Escolas D. Sancho I mantém a tradição de celebrar as Maias, prática enraizada na cultura minhota e que voltou a encher de cor as janelas e portas das escolas do agrupamento, na madrugada de 1 de maio. Os arranjos florais foram elaborados por alunos, professores, funcionários e encarregados de educação.

A comunidade escolar envolveu-se, assim e com entusiasmo, na elaboração dos arranjos florais, transformando esta atividade «numa verdadeira manifestação artística e cultural». Para além da criação das maias, a diretora Helena Pereira refere que as turmas exploraram, em sala de aula, as origens desta tradição, analisando lendas, símbolos e significados associados a esta expressão do património imaterial.

Todas as escolas do Agrupamento estiveram envolvidas nesta celebração — desde o pré-escolar até ao ensino secundário, incluindo o ensino de adultos — «tornando esta iniciativa verdadeiramente inclusiva e representativa da diversidade educativa do agrupamento», nota a diretora.

Num gesto simbólico, foi oferecida uma maia ao município, propondo que esta seja colocada numa das janelas da Câmara Municipal, como sinal «de uma possível parceria que poderá tornar Vila Nova de Famalicão uma referência no renascimento desta tradição», deseja Helena Pereira.

A tradição das Maias, que remonta a tempos pagãos e que mais tarde foi reinterpretada com significados religiosos e simbólicos, consiste na decoração com flores — geralmente amarelas e muitas vezes dispostas em coroas — como forma de afastar os maus espíritos, proteger os lares e celebrar o triunfo da primavera e da natureza. Entre lendas e crenças, diz-se que esta prática visava impedir a entrada de bruxas, o ataque de “burros” ao gado ou o acesso do diabo às casas, já que se acreditava que nesta noite “o mal andava à solta”.

4 Comments

  1. Eva Salgado Ferreira Lobo a minha turma chegou a ganhar um concurso das coroas.

Deixe um comentário

Famalicão: 28 animais encontraram uma nova família este sábado

O Dia Mundial do Animal foi celebrado este sábado, em Famalicão, com um balanço muito positivo: 28 animais encontraram uma nova família. O Centro de Recolha do concelho esteve aberto durante todo o dia, recebendo dezenas de visitantes que quiseram conhecer e adotar os patudos à espera de um novo lar.

A iniciativa foi marcada por momentos de grande emoção e contou com o apoio essencial dos voluntários, cuja dedicação diária torna possível mudar o destino de tantos animais.

Famalicão: Aparatosa colisão entre veículos na N204/5 em Landim

A tarde deste sábado fica marcada por uma aparatosa colisão entre viaturas, na freguesia de Landim, em Famalicão.

O sinistro aconteceu cerca das 14h00, na estrada nacional 204/5, sendo que para o socorro foram acionados os Bombeiros Voluntários de Famalicão.

Há registo de, pelo menos, um ferido ligeiro.

Famalicão: Riba d´Ave dá boa réplica a candidato ao título nacional

Na noite desta sexta-feira, no jogo de apresentação aos associados, o Riba d´Ave/CSJ Group perdeu, 3-5, com a UD Oliveirense, uma das principais formações nacionais.

Após seis semanas de preparação, a equipa ribadavense teve um bom desempenho e esteve na frente do marcador, com golos de Gonçalo Machado e Nanu Castro, mas o intervalo chegou com o empate a dois golos. Na segunda parte, a equipa convidada passou para a frente do marcador, mas Gustavo Pato voltou a empatar o jogo. Foi já na fase final que a Oliveirense cavou a diferença, fixando o marcador em 3-5.

O campeonato nacional da 1.ª divisão começa a 12 de outubro, e o Riba d´Ave, treinado por Jorge Ferreira, recebe o CH Carvalhos.

Foto reprodução Facebook Riba d´Ave HC.

Famalicão: Francisco Silva na seleção nacional sénior

O nadador do Grupo Desportivo de Natação está convocado para a seleção nacional sénior que, nos dias 27 e 28 deste mês, fará um estágio no Centro de Alto Rendimento, em Rio Maior.

O clube manifesta o seu orgulho por esta chamada, considerando que “é o reconhecimento do seu talento, dedicação e do trabalho diário desenvolvido”.

Francisco estará entre a elite nacional num estágio de alto rendimento da Federação Portuguesa de Natação.

Adote um animal: CROA de Famalicão aberto hoje até às 17h30

Neste sábado, 4 de outubro, Dia Mundial do Animal, o Centro de Recolha Oficial de Famalicão abre as portas a todos os que queiram adotar um novo amigo de quatro patas. Até às 17h30, o espaço estará disponível para visitas e adoções, numa iniciativa que pretende sensibilizar a população para o bem-estar animal e promover a adoção responsável.

O município lembra que adotar é um gesto de amor e de cidadania, contribuindo para dar uma nova oportunidade a cães e gatos que aguardam por uma família.