Famalicão: Mário Passos reitera pedido de regresso das Instâncias Centrais Cíveis, Criminal e Instrução Criminal ao Tribunal

O presidente da Câmara Municipal reiterou, esta terça-feira, a reivindicação do regresso ao tribunal de Famalicão da Instância Central Cível, da Instância Central Criminal e do Juízo de Instrução Criminal.

Esta posição foi comunicada no decurso da reunião que Mário Passos teve com a secretária de Estado Adjunta e da Justiça, Clara Figueiredo, ao final da manhã desta terça-feira. O autarca esteve acompanhado pelo presidente da Delegação da Ordem dos Advogados de Famalicão, Abílio Oliveira, e por Liliana do Fundo, responsável pelo dossiê das instâncias, processo que começou em abril de 2022.

Mário Passos acredita que, a concretizar-se este regresso, «será um passo importante para a melhoria da qualidade do serviço judicial prestado às populações», considerando que estas preocupações «foram bem acolhidas» por Clara Figueiredo que se mostrou «disponível para analisar atentamente a matéria».

Na reunião com a secretária de Estado Adjunta e da Justiça, o autarca recordou algumas das conclusões do Relatório Anual de 2023 da Comarca de Braga, «que defende a criação, a título definitivo», daquelas instâncias em Famalicão, cujo tribunal «dispõe de excelentes condições a todos os níveis». Recorde-se que nesse relatório, o juiz presidente considerava «premente» a criação de um Juízo de Instrução Criminal em Famalicão e sugere a transferência do Juízo Central Criminal, que funciona atualmente em Guimarães, para as «subaproveitadas» instalações do «espaçoso» Tribunal de Famalicão.

Em 2013, com a reorganização do mapa judiciário, o Tribunal de Vila Nova de Famalicão ficou sem competências nas matérias respeitantes às Instâncias Centrais Criminais, Centrais Cíveis e ficou, também, sem o Juízo de Instrução Criminal.

Tentando promover o regresso destas competências, a Delegação da Ordem dos Advogados desenvolveu um dossiê, nos primeiros meses de 2022, que colheu o apoio unânime de advogados, magistrados judiciais das várias Instâncias, do Ministério Público, Oficiais de Justiça e órgãos de gestão da Comarca de Braga. Recolheu, também, o apoio do Conselho Superior da Magistratura. Esta unanimidade encontrou, também, eco junto de todos os partidos na Assembleia Municipal, do presidente da Câmara e da sociedade civil e empresarial.

1 Comment

Deixe um comentário

Famalicão: Estrada ou ciclovia? Condutores confundem caminho e circulam onde não devem

Uma situação recorrente está a preocupar quem circula na Rua da Estação, em Famalicão, nas imediações do posto da PSP. A ausência de dois pilaretes, que anteriormente impediam o acesso de veículos motorizados à via ciclo pedonal, tem levado vários condutores a entrarem, por engano, nesse espaço reservado a bicicletas e peões.

A semelhança da faixa com a estrada principal confunde alguns automobilistas, que só percebem o erro após alguns metros, quando se deparam com o pilar da ponte sobre a linha férrea, ao lado das instalações da APPACDM.

Apesar de não haver, até ao momento, informações de feridos em colisões com utilizadores da via pedonal, a situação representa um risco real para a segurança de todos.

Famalicão: Equipa sub-23 visita o Sporting na tarde desta terça-feira

A quatro jornadas do final da fase de apuramento de campeão nacional da Liga Revelação, o FC Famalicão, segundo classificado, com 19 pontos, visita esta terça-feira, o Sporting, sexto com 9 pontos. O jogo está marcado para as 14 horas, no Estádio Aurélio Pereira.

Com 11 jornadas cumpridas, a equipa de Rui Tomé está a quatro pontos do líder, o Torreense que visita o último, o Estoril, na quarta-feira.

Famalicão já vende bilhetes para a receção ao Estoril

Na tarde do próximo sábado, o FC Famalicão está de regresso ao Estádio Municipal. O Estoril Praia é o adversário da 29.ª jornada da Liga Portugal Betclic, com o jogo a ter início marcado para as 15h30.

Os bilhetes já estão à venda sob as seguintes condições: sócios – 5 euros, com a quota 3 regularizada, para a Bancada Placard.pt; público – 10 euros, para a Bancada Placard.pt
A venda decorre na Loja Oficial ou em https://smartfan.tickets/comprar-bilhetes?ev=2611
É obrigatória a apresentação do cartão de sócio para aceder ao Estádio Municipal. Apenas os lugares anuais são transmissíveis. No dia de jogo, a bilheteira do Estádio Municipal estará aberta a partir das 13h30.

Depois da jornada deste fim de semana, o FC Famalicão é sétimo, com 40 pontos, e o Estoril nono, com menos um ponto.

Famalicão: Trail das Eiras abre Campeonato Concelhio com recorde de inscritos

No próximo domingo, a partir das 9 horas, começa a sétima edição do Trail das Eiras que conta com a presença de mil atletas. A prova, com início e fim junto ao Pavilhão Municipal Terras de Vermoim conta para o Regional de Trail da Associação de Atletismo de Braga e para o recém-criado Campeonato Concelhio da modalidade.

O anunciado número de inscritos bate o recorde de todas as edições da prova organizada pela Associação Moinho de Vermoim.

Famalicão: Triatleta do GD Natação cumpre prova em Setúbal em pouco mais de 5 horas

Luís Melo, do GD Natação, cumpriu o Lidl Setúbal Triathlon, em Setúbal, com um tempo de 05:16:08.

Na prova disputada este domingo, o triatleta teve pela frente um exigente percurso de 1,9 km de natação, no Rio Sado, 90 km de ciclismo e 21,1 km de corrida pelas estradas do centro da cidade e pelos desníveis da Serra da Arrábida. Esta prova integra o calendário nacional do triatlo.

Famalicão: “Gerações dançante” teve a primeira edição

O Clube Sénior e a direção da Gerações estão a realizar, de forma periódica, as tardes da “Gerações Dançante”, para os cerca de 300 seniores que frequentam as atividades de envelhecimento ativo. Trata-se da correspondência a um pedido dos próprios utentes.

A primeira edição já decorreu. O grande salão nobre da associação foi transformado num espaço de dança, de convívio e de música, com luzes e elementos decorativos a lembrar as discotecas. Inclui DJ, bebidas para refrescar e músicas que entusiasmam todos, uma vez que fazem recordar os tempos de juventude.

A adesão foi significativa e até inesperada para a organização. Com grande entusiasmo, as pessoas participaram na iniciativa, comentando que há muito tempo que não saíam de casa para dançar. «Desde que casei nunca mais fui a uma discoteca», dizia emocionada uma sénior. «A Gerações deu-me a oportunidade de reviver os meus tempos de juventude», comentava.

Músicas das “Doce”, dos “Abba”, de Quim Barreiros, dos Be Gees, de Elvis Presley e de Frank fizeram as delícias dos participantes. O espaço está, também, preparado com “bar” para que possam beber um gin ou um Porto, sangria ou água.

Mais destas iniciativas vão acontecer ainda antes do verão.

Feira do livro infanto-juvenil

Por outro lado, e destinada sobretudo às crianças e aos seus pais, decorreu também na semana passada, no átrio principal da instituição, uma “Feira do Livro Infanto – Juvenil”, realizada em colaboração com uma editora especializada. A atração pelos livros foi muito grande, também fruto das atividades desenvolvidas nas salas pelas educadoras da Gerações, tendo-se vendido muitas dezenas de livros para crianças.