Famalicão: Ministra agradece à Câmara e promete as unidades de saúde de Joane e S. Miguel-o-Anjo para 2024

A Ministra da Saúde, Marta Temido, associou-se, esta terça-feira, ao agradecimento público de Jorge Paulo Oliveira à Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, pelo trabalho desenvolvido na prestação de cuidados de saúde no concelho. Marta Temido forneceu, ainda, algumas informações sobre a construção das Unidade de Saúde Familiar de S. Miguel-o-Anjo, em Calendário, e Joane. Sobre estas unidades de saúde, a Ministra, instada pelo deputado famalicense referiu que «quanto às Unidades de Saúde Familiar de S. Miguel-o-Anjo e Joane, está prevista a sua conclusão em 2024 e, tanto quanto nos é informado, têm terreno e programa funcional já identificados e prontos».

A construção destes dois novos espaços – a financiar através do Plano de Recuperação e Resiliência -, foram anunciados em 2021 pelo Governo, tal como a requalificação da Unidade Urbana de Famalicão, com um valor estimado de 2,3 milhões de euros.

Sobre este último investimento, Marta Temido nada adiantou, refere o social-democrata, em nota de imprensa. Jorge Paulo Oliveira pretendia saber se o Ministério da Saúde iria assumir a comparticipação financeira de 15%, exigível no financiamento comunitário ou ia «mandar a conta à Câmara Municipal» e, caso o financiamento não fosse obtido, o Governo arcaria com o mesmo ou ia «endossá-lo à autarquia», dado que o equipamento estava incluído no pacote da descentralização da saúde.

Jorge Paulo Oliveira aproveitou a audição parlamentar da Ministra, no âmbito da discussão da Proposta do Orçamento do Estado para 2022, que teve lugar esta terça-feira, para deixar agradecimentos «aos profissionais de saúde de Vila Nova de Famalicão por nunca desistirem dos seus utentes e à Câmara Municipal que também nunca desistiu dos famalicenses», financiando a construção da Clínica da Mulher, da Criança e do Adolescente e o edifício de apoio à urgência, na unidade de Famalicão do Centro Hospitalar do Médio Ave. Para além destes exemplos, Jorge Paulo Oliveira elencou, ainda, os encargos com a instalação de um consultório no Centro de Saúde de Delães, para consultas de medicina dentária gratuitas; a comparticipação nacional de 15% para que a Unidade de Saúde Familiar de Requião esteja a ser ampliada; e a cedência de viaturas ao Agrupamento de Centros de Saúde, para que o acompanhamento domiciliário. Agradecimento a que Marta Temido fez questão de se juntar.

Famalicão: 28 animais encontraram uma nova família este sábado

O Dia Mundial do Animal foi celebrado este sábado, em Famalicão, com um balanço muito positivo: 28 animais encontraram uma nova família. O Centro de Recolha do concelho esteve aberto durante todo o dia, recebendo dezenas de visitantes que quiseram conhecer e adotar os patudos à espera de um novo lar.

A iniciativa foi marcada por momentos de grande emoção e contou com o apoio essencial dos voluntários, cuja dedicação diária torna possível mudar o destino de tantos animais.

Famalicão: Aparatosa colisão entre veículos na N204/5 em Landim

A tarde deste sábado fica marcada por uma aparatosa colisão entre viaturas, na freguesia de Landim, em Famalicão.

O sinistro aconteceu cerca das 14h00, na estrada nacional 204/5, sendo que para o socorro foram acionados os Bombeiros Voluntários de Famalicão.

Há registo de, pelo menos, um ferido ligeiro.

Famalicão: Riba d´Ave dá boa réplica a candidato ao título nacional

Na noite desta sexta-feira, no jogo de apresentação aos associados, o Riba d´Ave/CSJ Group perdeu, 3-5, com a UD Oliveirense, uma das principais formações nacionais.

Após seis semanas de preparação, a equipa ribadavense teve um bom desempenho e esteve na frente do marcador, com golos de Gonçalo Machado e Nanu Castro, mas o intervalo chegou com o empate a dois golos. Na segunda parte, a equipa convidada passou para a frente do marcador, mas Gustavo Pato voltou a empatar o jogo. Foi já na fase final que a Oliveirense cavou a diferença, fixando o marcador em 3-5.

O campeonato nacional da 1.ª divisão começa a 12 de outubro, e o Riba d´Ave, treinado por Jorge Ferreira, recebe o CH Carvalhos.

Foto reprodução Facebook Riba d´Ave HC.

Famalicão: Francisco Silva na seleção nacional sénior

O nadador do Grupo Desportivo de Natação está convocado para a seleção nacional sénior que, nos dias 27 e 28 deste mês, fará um estágio no Centro de Alto Rendimento, em Rio Maior.

O clube manifesta o seu orgulho por esta chamada, considerando que “é o reconhecimento do seu talento, dedicação e do trabalho diário desenvolvido”.

Francisco estará entre a elite nacional num estágio de alto rendimento da Federação Portuguesa de Natação.

Adote um animal: CROA de Famalicão aberto hoje até às 17h30

Neste sábado, 4 de outubro, Dia Mundial do Animal, o Centro de Recolha Oficial de Famalicão abre as portas a todos os que queiram adotar um novo amigo de quatro patas. Até às 17h30, o espaço estará disponível para visitas e adoções, numa iniciativa que pretende sensibilizar a população para o bem-estar animal e promover a adoção responsável.

O município lembra que adotar é um gesto de amor e de cidadania, contribuindo para dar uma nova oportunidade a cães e gatos que aguardam por uma família.