Famalicão: Município avança com programa de atividade física para “Mamãs Saudáveis”

Arranca o programa “Mamãs Saudáveis”, promovido pela autarquia em parceria com a Universidade da Maia, destinado a todas as mulheres em período pré-parto a partir do segundo trimestre de gravidez, e para as mulheres pós-parto, durante um período de 12 meses após o nascimento do bebé.

Todas as participantes estarão isentas do pagamento de mensalidade, tendo apenas que pagar a taxa de inscrição e o seguro.

O período pré-parto contempla três tipos de exercício físico, com modalidades de ginásio (ginástica localizada, pilates e relaxamento), hidroginástica adaptada e as caminhadas inseridas no programa municipal “Famalicão em Forma”. Já no período pós-parto, o programa propõe a participação em aulas de ginástica localizada, treino funcional e alongamentos e ainda nas aulas do “Famalicão em Forma”.

A autarquia pretende que este projeto seja uma ferramenta de auxílio na gravidez e no período pós-parto, proporcionando benefícios durante o período gestacional, como a melhoria da função cardiovascular e a redução de efeitos indesejáveis durante a gravidez como cãibras, edemas e fadiga. Já no período pós-parto, a prevalência da atividade física permite controlar o ganho de peso obtido durante a gravidez, reduzir o risco de depressão pós-parto, aumentar a autoestima e a manutenção de um estilo de vida saudável.

O programa “Mamãs Saudáveis” abrange aquele leque de pessoas (neste caso só mulheres) que faltava para que todos pudessem praticar exercício físico. Uma promessa do município que é candidato a “Cidade Europeia do Desporto” em 2025.

«A investigação nesta área tem demonstrado os benefícios do exercício físico durante a gravidez. Trata-se de uma fase muito importante na vida das nossas famílias, fase essa que queremos acompanhar e contribuir para que corra da melhor forma tanto para a mulher, como para o bebé», explica o presidente de Câmara, Mário Passos.

O programa será desenvolvido nos complexos municipais das piscinas de Oliveira São Mateus, Ribeirão e Joane e ainda nos núcleos do projeto “Famalicão em Forma”.

 

Deixe um comentário

Trânsito condicionado este domingo de manhã entre Famalicão e Joane

Este domingo, 11 de maio, o trânsito vai sofrer algumas alterações devido à realização da XXV edição da prova desportiva Famalicão-Joane.

A Câmara Municipal informa que, a partir das 09h00, o trânsito estará proibido na Avenida de Santa Maria de Vermoim, na Estrada Nacional 206 (entre Vermoim e Joane) e na Rua da Ribeira, em Joane, devido à caminhada Vermoim/Joane.

Já a corrida Famalicão-Joane vai implicar o corte de trânsito, a partir das 09h30, na Avenida Marechal Humberto Delgado até à Rotunda Bernardino Machado, na Estrada Nacional 206 (sentido Famalicão/Guimarães) até Joane (rotunda da VIM Joane-Vizela) e também na Rua da Ribeira.

Hoje há Batalha das Flores em Famalicão

Este domingo, 11 de maio, Famalicão recebe um dos momentos mais aguardados da Festa da Flor: a tradicional Batalha das Flores. O desfile começa às 15h30 e vai percorrer várias ruas da cidade, colorindo o centro urbano com flores, música e muita animação.

A iniciativa conta com a participação de dezenas de associações e coletividades do concelho, desde grupos culturais e recreativos a instituições seniores, bandas de música e grupos de teatro e folclore.

Famalicão: Despiste obriga ao fecho do túnel da Av. Carlos Bacelar

A madrugada deste domingo fica marcada por um despiste automóvel, no túnel da Avenida Carlos Bacelar, em Famalicão.

O acidente aconteceu depois da 01h00 e, para o socorro, foram acionados os bombeiros e autoridades.

Desconhece-se, até ao momento, a existência de feridos.

Famalicão empata com o Rio Ave e segue isolado na luta pelo título

Na jornada 11 da fase de apuramento de campeão nacional de futsal da segunda divisão, o FC Famalicão empatou, na noite deste sábado, em Vila do Conde. Nesta partida entre candidatos ao título e subida de divisão, o jogo terminou com uma igualdade, 3-3.

Assim, e com três jornadas para o final, o Famalicão continua líder isolado, com 23 pontos, mais quatro que o Rio Ave e mais cinco que o Belenenses e Portimonense.

Na próxima jornada, a 17 de maio, a equipa de Paulo Roxo recebe o Portimonense e no mesmo dia o Belenenses recebe o Rio Ave. Uma jornada importante entre os quatro primeiros e nas contas da promoção (sobem duas equipas). Neste plano, os famalicenses estão em clara vantagem sobre as equipas perseguidoras.

Famalicão perde (2-1) nos Açores

O Famalicão perdeu, este sábado, 2-1, nos Açores. Um desaire injusto, mesmo quando a equipa famalicense jogou toda a segunda parte reduzida a 10 jogadores.

Um golo sofrido, aos 23 minutos da primeira parte, e uma expulsão, de Václav Sejk, aos 45 minutos, podia limitar, em muito, a ideia de jogo que Famalicão podia levar para a etapa complementar, diante do Santa Clara.

Na verdade, e mesmo com menos um jogador em campo, o Famalicão reagiu e, aos 58 minutos, empatou por intermédio de Gustavo Sá. No entanto, contra a corrente do jogo, aos 80 minutos, o Santa Clara fez o segundo golo.

Uma boa segunda parte dos famalicenses, sempre por cima do jogo perante um adversário que acaba por ser feliz na forma como chega ao segundo golo. Mesmo assim, o ânimo famalicense não caiu e a busca de, pelo menos o empate prosseguiu… mais ainda quando, aos 83 minutos, a equipa local também vê um jogador expulso (Sidney Lima).

No cômputo geral, uma boa prestação dos comandados de Hugo Oliveira que deve estar feliz com a prestação dos seus jogadores. Com o resultado, não estará.