
Sandra Pimenta participou, no passado sábado, na visita às instalações do Centro de Investigação, Diagnóstico, Formação e Acompanhamento das Demências (CIDIFAD), em Riba de Ave, iniciativa organizada pela Casa da Memória Viva para assinalar o Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer.
Em nota de imprensa, a candidata à presidência da Câmara Municipal, assume «um compromisso sério em levar a saúde preventiva e o apoio aos cuidadores informais ao centro do debate político», alertando que «na saúde, há demasiada resposta reativa e pouca prevenção». Sandra Pimenta destaca, também, o papel fundamental dos cuidadores informais, «os quais continuam a ser invisíveis para as políticas locais e centrais».
Recorde-se que no programa autárquico, o partido defende respostas efetivas na área da saúde mental, considerando que a questão das demências deve «sair da caixa do tabu e ser discutida abertamente, incluindo nesse debate as associações, a comunidade e as entidades de saúde».
Para Sandra Pimenta, a criação de jardins terapêuticos, à semelhança do que o CIDIFAD construiu, «é uma das formas de garantir espaços de qualidade e promoção da saúde», sendo algo que consta do programa do PAN.