Famalicão: Paulo Cunha orgulhoso da resposta dada pelo distrito ao povo ucraniano

O presidente da Distrital de Braga do PSD, Paulo Cunha, está orgulhoso da resposta solidária dada pelo distrito à situação vivida na Ucrânia. «Agora é a hora de recebermos com dignidade todos aqueles que venham até nós, depois de um percurso de sofrimento», salientou.

O líder distrital observou que em todos os concelhos houve «manifestações de solidariedade por parte da população, que de forma pronta respondeu afirmativamente».

Também regista com apreço a forma como as autarquias se organizaram para receber imigrantes daquele país. «Uma vez mais, e à semelhança do que acontecera há cerca de dois anos, com o surgimento da pandemia que ainda hoje nos afeta, Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia souberam liderar as suas comunidades, pelo exemplo das suas boas práticas», disse Paulo Cunha.

Mas, depois das respostas mais imediatas, de ajuda aos refugiados, o líder do PSD avança que é preciso pensar a longo prazo. «Isso tem de passar pela criação de condições condignas na habitação e no trabalho. Também aqui acredito que o distrito e todos os minhotos irão responder à altura», afirmou ainda Paulo Cunha.

 

Famalicão: Inscrições abertas para a 3ª Caminhada ao Santuário de Balazar

Os pais e alunos da turma 4ºDA da Escola Básica de Antas estão a organizar a 3ª caminhada a Balasar, no próximo domingo, dia 18 de maio.

A iniciativa tem como objetivo promover o convívio entre gerações e angariar fundos para a viagem de final de ano letivo dos alunos.

O ponto de encontro será junto ao estacionamento do E.Leclerc às 08h30, seguindo-se 10 quilómetros de caminhada até ao Santuário de Balasar, pela ciclovia de Famalicão.

As inscrições decorrem até sexta-feira, dia 16, e podem ser feitas online aqui ou através do WhatsApp pelo 936 249 935 ou 916 263 030.

Existem duas opções à escolha, inscrição mais t-shirt, fruta (na partida), bifana e refrigerante (na chegada) tem um custo de 7,50€ ou então inscrição mais fruta (na partida) ficam por 5€.

Famalicão: Festa a Nossa Senhora dos Remédios e sorteio

A Confraria de Nossa Senhora dos Remédios e Almas, de Calendário, presidida por Manuel Moreira, realizou este fim de semana a festa em honra da sua padroeira. Do programa, na noite de sábado, realce para a recitação do terço e saída, da Aldeia do Sol, uma procissão de velas, com o andor de Nossa Senhora de Fátima, que andou sobre um tapete de flores com centenas de metros, acompanhada pelo CNE-291, até ao salão paroquial. O espetáculo musical com os Marotos da Concertina animou a noite.

No domingo, às 11h00, celebrou-se a eucaristia em honra de Nossa Senhora dos Remédios e Almas, presidida por Dom José Cordeiro, Arcebispo Primaz de Braga, e solenizada por um grande coro, com vozes e instrumentos, de todos os grupos corais da paróquia.

A Banda Marcial de Arnoso deu o seu concerto pelas 16h00. Às 17h00 teve início a recitação do terço e, de seguida, saiu a majestosa procissão, com anjinhos, figuras alegóricas e os andores de São Julião, Santa Teresinha, Santa Rita, Santo António, Santa Catarina, São Miguel o Anjo, Nossa Senhora de Fátima, São José e Nossa Senhora dos Remédios; ainda, o andor de Nossa Senhora de Coromoto, patrona de Venezuela. Acompanhada pela Banda e pelo CNE-291, integraram esta procissão as confrarias de Nossa Senhora da Conceição e de Nossa Senhora dos Remédios e Almas; o Pe. Jorge Ferreira, pároco, e o Pe. Armindo Paulo; Susana Carneiro e António Silva, juízes da festa; Ricardo Mendes, vice-presidente e vereador do Município de Famalicão; Jorge Paulo Oliveira, presidente da Assembleia de Freguesia e Estela Veloso, presidente da Junta da União de Freguesias de Famalicão e Calendário.

Sorteio da festa

Para encerramento da festa foi realizado o sorteio, com o seguinte resultado: primeiro prémio – um touro, que coube ao n. 12046; segundo prémio – um relógio, para o n. 04549; terceiro prémio – uma bola-adidas, coube ao n. 02249. ManSanches

 

Famalicão: Junta de Ribeirão homenageou Santos Oliveira e Reis Sá

Na noite do passado sábado, o auditório da Escola Básica da Vila de Ribeirão foi palco de um sarau cultural, para uma homenagem póstuma a dois ribeirenses, Reis Sá e Santos Oliveira.

Foram declamados mais de duas dezenas de poemas da autoria de Reis Sá, nomeadamente por Manuel Grangeia, José Ferreira, Ezequiel Silva, Leonel Rocha, Manuel Sanches, Bruno Sousa e Diogo Ribeiro.

A animação musical esteve a cargo do grupo de Cavaquinhos do Liberdade F. C. de Calendário e do Grupo de Cavaquinhos do Clube de Cultura e Desporto de Ribeirão.

Foram oradores, Leonel Rocha, presidente da Junta de Freguesia de Ribeirão; José Fernandes, da direção da Didáxis (ao tempo do homenageado); Monsenhor Joaquim Fernandes, pároco de Ribeirão; Pedro Oliveira, vereador do Município de Famalicão e filho do homenageado, Santos Oliveira, que faleceu a 30 de dezembro de 2021, com 72 anos de idade; e Maria José, esposa do homenageado, Reis Sá, falecido a 24 de dezembro de 1994, com 43 anos.

O presidente da autarquia local entregou aos familiares uma simples recordação desta significativa homenagem. Com o apoio da Junta de Freguesia de Ribeirão, deste evento foi coordenador José Ferreira e, apresentador Manuel Sanches.

Famalicão: Bombeiros acionados para fogo em casa na freguesia de Brufe

Na tarde deste domingo, os Bombeiros Voluntários Famalicenses foram acionados para um incêndio habitacional na freguesia de Brufe, em Vila Nova de Famalicão.

O alerta chegou cerca das 16h30 para a Rua do Castanhal.

De acordo com os soldados da paz, o foco de incêndio ficou circunscrito a um eletrodoméstico e não terá provocado feridos, apenas danos materiais.

Famalicão despede-se da época 24/25 esta sexta-feira

A última partida do FC Famalicão na presente edição da Liga Betclic realiza-se ao final da tarde de sexta-feira, 16 de maio, a partir das 19 horas, no Estádio Municipal. O adversário é o Casa Pia, sétimo classificado, com 45 pontos, mais um que os famalicenses que são oitavos.

O Famalicão vem de uma derrota, 2-1, em casa do Santa Clara, enquanto que o adversário surpreendeu o Braga, 2-1.

Famalicão: Equipa feminina defronta o Rio Ave no play-off

Depois da vitória, 0-2, este domingo, no Estádio Nacional sobre o Racing Power, a equipa feminina do Famalicão conseguiu o play-off de manutenção que vai disputar com o Rio Ave, terceiro classificado da 2.ª divisão.

A equipa vilacondense, treinada pelo João Marques, que já orientou o FC Famalicão, foi a terceira classificada na fase de apuramento de campeão nacional da 2.ª divisão, atrás do Benfica B e do Vitória SC, o campeão. Dado que a formação B benfiquista não pode subir de divisão, o seu lugar na luta pela promoção fica para o Rio Ave.

O play-off entre o Famalicão e o Rio Ave será disputado a duas mãos e começa dentro de 15 dias.