Famalicão: Plataforma elevada, novas passadeiras e rotunda experimental para diminuir sinistralidade na Marechal Humberto Delgado

A construção de uma plataforma elevada, com passadeira regulada por semáforos de velocidade e por pedido de passagem de peão começam a ser construídas, esta segunda-feira, na Avenida Marechal Humberto Delgado, no entroncamento com a Rua Capitão Manuel Carvalho. Esta intervenção da Câmara Municipal, que vai decorrer até terça-feira, visa aumentar a segurança e diminuir a sinistralidade numa das mais importantes vias da cidade.

Estes trabalhos determinam o encerramento ao trânsito da Rua Capitão Manuel Carvalho, durante o dia de segunda-feira. Em alternativa e para chegar à Praça D. Maria II, o trânsito deverá fluir pela Avenida José Manuel Marques, seguindo pela Rua José Azevedo Menezes. Na terça-feira, a intervenção decorrerá no sentido Sul-Norte, não afetando a circulação automóvel na Rua Capitão Manuel Carvalho. Já a circulação na Avenida Marechal Humberto Delgado decorrerá de forma alternada nos dois dias da obra.

Ainda com vista à redução da sinistralidade e melhorar a fluidez do trânsito na avenida, a Câmara Municipal vai avançar com outras intervenções. Desde logo e já em maio, pela colocação de uma rotunda experimental no entroncamento com a Alameda Dr. Francisco Sá Carneiro, no acesso à nova Estação Rodoviária de Famalicão. A intervenção implicará, ainda, a implantação de barreiras dissuasoras do atravessamento da via à saída do túnel da Rotunda Bernardino Machado (em frente ao Complexo Habitacional das Lameiras) e a criação de uma nova travessia pedonal mais à frente.

45 Comments

  1. Rita Sousa Lopes nesta avenida vai ser o caus com a historia dos semáforos com pedido de passageiro. Vai ser bonito…..e com tantos idosos que ali atravessam e não atinam com isso…..nem quero imaginar e tormento que vai ser.

  2. O que falta no concelho é vigilância nas ruas a fim de multar muita boa gente a estacionar os seus bólides no meio das ruas . Andar a pé dá muito trabalho.

  3. Esses mesmos não vê a porcaria que está a estrada quem sai da da portagem em seide e segue em frente e aí sim era ter alguma competência

  4. Mais uma situação de incompetência em vez de dar formação a esse povo que não tem educação atravessam a correr sem olhar para o lado na passadeira mas muitas vezes não prefere fazer poluição eu gostava de saber onde estão os defensores do ambiente se não fazem o quanto pôde poluir cada lomba além de não fazer segurança nenhuma Se não for bem visível só vai fazer causar avarias.Sao muito mais importantes as faxas de aviso antes das passadeiras…

  5. Tânia Costa Marinho é verdade, mas também falta de civismo dos condutores.
    A falta de civismo que me refiro é dos peões e dos condutores.

  6. Nelson Mendes mesmo…. e mesmo quando vão à passadeira se tem semáforos não os respeitam e outras vezes chegam as passadeiras e pensam que é tudo deles, metem se logo sem ver se vem carros nem nada 🙈

  7. O meu comentário é sempre o mesmo.
    Já existe passadeiras, lombas, sinais, falta é uma coisa: chama se civismo.
    E depois com a falta de civismo a câmara é que tem culpa. Estão a tentar arranjar soluções, bem ou mal estão.
    As pessoas se tivessem civismo nada disto era necessário.
    Vejo comentários aqui que é sempre a criticar.
    Pronto mais do mesmo.
    Típico do português. 🤦‍♂️🤦‍♂️

  8. Flávio Gomes simples… Infelizmente há pessoas que teimam em atravessar a dois metros duma passadeira…. Há de tudo para todos os gostos de falta de CIVISMO

  9. Famalicão vai ficar como a cidade das rotundas, engarrafamentos em todas as ruas, ruas estreitas, falta de estacionamento, obras que ainda nem estão acabadas e já estão a dar problemas, ciclovias para as moscas andarem, cidade do cimento pois estão a dar cabo da zona verde que havia na cidade, lojas do comércio tradicional cada vez mais abandonadas e fechadas, espaço do mercado renovado mas muito frio no inverno e muito quente no verão (quem fez desenhou o mercado não deve ter boas ideias ou não sabe o que são as alterações climáticas e só está na secretária sem vir realmente ao terreno ver como é a realidade das coisas e das temperaturas), passeio e bancos que refletem o calor e que ninguém consegue estar em dias quentes, etc…..
    Agora vamos ter nova rotunda na avenida principal e mais outras coisitas para empancar ainda mais.
    Não esquecer também o que têm planeado para a avenida que vai do MacDonald’s á rotunda de Brufe, ainda falta essa …. A avenida do MacDonald’s até rotunda da entrada de Mouquim/Gavião, essa já está a ser um caos em todos os aspetos…..
    A câmara municipal devia ter mudado realmente de cor e partido…..
    Enfim, quando houver eleições e mudanças, o novo presidente que arranje e melhor realmente Famalicão pois a cidade cada vez está pior …
    Sinto saudades do Famalicão antigo onde cresci e corri na calçada portuguesa linda que tínhamos e tiraram toda, onde via os taxistas a jogar às cartas na sombra das árvores, onde via as pessoas de várias idades a descansarem nos bancos á sombra e fresca, onde tinha um CINEMA no shopping Town e ia todos os fins de semana ao cinema, onde tinha lojas de comercio tradicional, onde havia estacionamentos e poucos engarrafamentos…
    Vamos ver e esperar as cenas dos próximos capítulos e ver onde a câmara municipal esbanja o dinheiro enquanto nas freguesias tanta coisa precisa ser arranjada, modificada e melhorada….

  10. Só quero acrescentar a tudo o que de verdade foi dito. Os cães a Urinar e fazer necessidades nos passeios públicos e nos (Belos) jardins camarários. E os donos a assobiar para o ar. Nada contra os animais mas existem regras e boa educação no século em que se vive. E depois existe o chamado civismo. Quando se vê as pessoas atirarem o lixo pela janela quer dizer que o contentor está a quilómetros? Nada disso. Está a olho nu.. A verdade seja dita: Parece que estamos em pleno século 19..

  11. Joaquim Pereira pode adicionar a fealdade do dito “novo centro urbano” à falta de atratividade. A gaiola de ferro da nova estação também é um portento de beleza arquitectónica 😅

  12. E sobre o que fizeram no covelo?
    Rebentaram o piso todo na rua mais central.

    A seguir remendaram de forma nada profissional e vergonhosa.
    Circular nessa via é um pesadelo.
    Só mesmo para jipes (e mesmo assim é preciso ter cuidado para não danificar os pneus, jantes e suspensão).

    Para quando colocarem piso novo?

  13. Estas obras são para satisfazer os caprichos de quem gosta de passar fora das passadeiras!

  14. É na cidade nas freguesias não tem direito quem deo os votos também foi o povo das freguesias também tem a ver com o presidente da junta

  15. Joaquim Pereira bem dito e pena que pouca gente veja assim umas mensagens
    Famalicão já era 🤦‍♂️😪

  16. Joaquim Pereira estreitas e passeios ocupadas por esplanadas, falta de respeito ao peão, chamado desenvolvimento urbano…

  17. Tiago Lopes esses semaforos só lá estão a estorvar aquilo a funcionar causa o caos as vezes o simples é o mais eficaz

  18. Quem inventou as lombas elevadas não devia de ter nascido!!
    Quem as manda instalar devia ser condenado a retira-las de maceta e ponteiro!!
    Não sabem o que é conduzir 1 carro comercial carregado sempre aos saltos.
    DEIXEM DE COCAR PAREDES NO MEIO DAS RUAS..
    Instalem radares e mandem a conta a quem não respeita.
    Vão verificar que toda a gente começa a anda devagar!!!

  19. Plataforma elevada? Aquilo tem 3 metros de altura… até entendo que algumas pessoas tenham comprado SUVs em Famalicão… mas eu para entrar de Lamborghini tive que aumentar a suspensão e fazer uma inspeção tipo B… só para não bater na montanha 🏔️…

  20. Este presidente um verdadeiro papagaio no mete orden na propria sidade um bordel vale tudo a poliçia onde està as aldeias vale tudo e mais alguma coisa

  21. As ruas cada vez mais estreitas e difíceis para quem quer circular. Só coisas que ninguém usa a estorvar. Famalicão passou a ser uma cidade pouco atrativa, uma vez que nem se pode estacionar. Os engenheiros devem ter tirado o curso on-line!

  22. É uma loucura conduzir no centro da cidade principalmente há noite ninguém respeita nada e aos atropelamentos que tem acontecido é incrível

  23. A competência do pessoal do urbanismo de Famalicão é uma coisa rara, sempre na linha da frente só faltava mesmo a avenida principal para não se poder circular no centro da cidade. A meu ver deviam fazer uma estátua em cada rotunda para cada um deles. Lá vão eles passear as capinhas!

  24. Experimental? Não foi isso que aconteceu com os semáforos na rua da estação e na rotunda dos patinhos?

  25. Simples, ao inves de multas as pessoas por coisas fúteis, deveriam fiscalizar os velozes e furiosos, radares, polícias a fiscalizar a Avenida, deviam caçar multas a estes tipos de infracção. Rotundas e passadeiras elevadas terão bastante gastos, da forma como falei educava e daria lucros.

  26. A cidade já não se aguenta conduzir de tantas rotundas e transito, radares ou camaras ou algo que impacte menos o transito era bem vindo…

  27. O grande descontentamento da população, autarquias são o verdadeiro cancro do País,…incompetência genuína…

  28. Não se faz nas freguesias para se fazer na cidade, as pessoas das freguesias nos votos de 2026 deviam mostrar quem manda.

  29. Palhaçada em famalicao continua!!
    Pergunta, de onde é q vem todo este dinheiro para as obras!?

  30. E da empresa que foi contratada para reparar as ciclovias, têm notícia? Ou é só disto, para enganar tolos?

Deixe um comentário

Famalicão: Três feridos em colisão entre três viaturas em Gavião (N14)

Três pessoas ficaram feridas, na noite desta sexta-feira, na sequência de uma colisão entre três viaturas, na N14, em Gavião.
Para o local foram acionados os B.V.Famalicenses que assistiram as vítimas e asseguraram o seu transporte para o hospital de Famalicão.
Não há registo de ferimentos graves, adiantou fonte do socorro à nossa redação.

Famalicão: Variante nascente cortada ao trânsito devido a aparatoso despiste

A variante nascente de Famalicão foi, na noite desta sexta-feira, cortada ao trânsito, devido ao despiste de um veículo ligeiro.
O sinistro ocorreu no sentido Gavião – Calendário, nas proximidades da saída para a Avenida do Brasil.
Para o socorro foram acionados os B.V.Famalicão e Famalicenses.
Há registo de uma vítima, com ferimentos ligeiros, que entretanto foi transportada para o hospital de Famalicão.

Famalicão: Colisão na A3 faz dois feridos

A tarde desta sexta-feira fica marcada por uma colisão entre duas viaturas, na A3, sentido Cruz / Vila Nova de Famalicão.
Para os trabalhos de socorro foram acionados os Bombeiros Voluntários de Famalicão.
Deste sinistro há a registar dois feridos ligeiros que foram prontamente encaminhados para o hospital local.

Imagem: B.V.Famalicão

Famalicão: Nova sede do Clube Motard Escorpiões inaugurada este mês

O Clube Motard Escorpiões inaugura este mês a sua nova sede.
O equipamento está localizado na Rua de Nossa Srª do Carmo, na freguesia de Lemenhe, em Vila Nova de Famalicão.
A inauguração está agendada para o dia 15 de março, a partir das 15h00, com um convívio entre sócios e amigos.

Comissão da Festa do Divino Espírito Santo da Lagoa organiza carnaval este domingo

A comissão da festa do Divino Espírito Santo da Lagoa, em Famalicão, organiza, este fim de semana, um desfile de carnaval.
A iniciativa está marcada para a tarde deste domingo, a partir das 14h00, e é aberta a toda a comunidade.
O cortejo, com início na Rua da Igreja da Lagoa, tem como objetivo a angariação de fundos para festa agendada para junho.

Famalicão: Comissão de Festas em honra de S. Bento organiza desfile de Carnaval

A Comissão de Festas em honra de S. Bento, na paróquia de S. Cosme, organiza um desfile de Carnaval para angariação de fundos. Vai ter lugar no adro da igreja no próximo domingo, a partir das 15 horas.
Haverá prémios para a melhor máscara, melhor grupo e melhor atuação. Os vencedores serão apurados por um júri constituído por elementos da Junta e de associações de Vale S. Cosme.
A completar a animação, haverá petiscos e música.