Famalicão pode ter em breve escola de desporto adaptado

“Enquanto atleta, consegui alcançar todos os meus objetivos a nível desportivo, agora o sonho é criar uma escola de desporto adaptado para dar oportunidade a todos os jovens que queiram praticar desporto ao mais alto nível”.

O rasgo empreendedor e a determinação de Luís Silva – vencedor da Medalha de Prata em Boccia, nos Jogos Paralímpicos Londres 2012 entre muitas outras conquistas – estão bem presentes nas suas palavras.

A criação de uma escola para dar resposta ao número crescente de pedidos por parte de cidadãos com deficiência que querem evoluir desportivamente é um sonho não muito distante. Tomando como exemplo a sua própria experiência, cuja doença nunca foi impeditiva de uma vida ativa, Luís Silva criou em 2009, uma associação que já entrou na dimensão da formação desportiva de alta competição e que já conta com cerca de duas dezenas de atletas que representam a associação ao mais alto nível, sobretudo nas modalidades de boccia, atletismo e futebol adaptado. Fruto de uma parceria que mantém com a Câmara Municipal, a associação tem vindo a fomentar a formação e a prática do Boccia não só junto dos cidadãos portadores de deficiência, como também na comunidade sénior com mobilidade reduzida.

O espírito empreendedor e o caráter inovador da Associação de Boccia Luís Silva levaram o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, a visitar a associação na passada sexta-feira, integrando-a no Roteiro pela Inovação de Vila Nova de Famalicão.

Paulo Cunha destacou “a dimensão inclusiva do projeto que permite que pessoas que se sentiam excluídas da prática desportiva, possam disputar uma modalidade de uma forma competitiva, participando em campeonatos nacionais e internacionais”.

“É muito bom conhecer projetos como estes, com uma dimensão inovadora”, acrescentou o autarca salientando que “em Famalicão costumamos dizer que queremos desporto para todos, para todas as modalidades, para todas as localidades e também para todos os famalicenses independentemente das suas limitações físicas ou outras. É exatamente esta dimensão envolvente de inclusão que este projeto proporciona”.

De resto, Paulo Cunha demonstrou apoiar a criação de uma escola de desporto adaptado, sublinhando que “este é um projeto que tem tudo para continuar e para evoluir”.

Também o treinador de Boccia Ricardo Sá salienta que “a criação da escola é o caminho natural desta associação”. “Neste momento, todos os nossos atletas estão inseridos nas respetivas seleções, e estamos a trabalhar para cativar mais atletas, a praticar mais desporto em mais modalidades ao mais alto nível. Queremos conseguir dar resposta ao cada vez maior numero de jovens que nos procuram, mas para isso precisamos de criar melhores condições, com mais equipamentos e mais técnicos”.

Torres de iluminação do Campo da Feira entram em funcionamento ainda este mês

As novas torres de iluminação do Campo da Feira, em Vila Nova de Famalicão, deverão entrar em funcionamento já durante este mês de maio. A informação foi confirmada pelo Presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, durante uma visita ao local.

A instalação das torres representa uma nova etapa da intervenção iniciada em janeiro e insere-se num projeto de melhoria das condições de segurança e visibilidade do recinto, com um investimento municipal de cerca de 166 mil euros.

Além da iluminação, estão também a ser criados novos pontos de eletricidade, destinados a apoiar os feirantes no uso de equipamentos essenciais à sua atividade, como balanças e utensílios elétricos.

Trânsito condicionado este domingo de manhã entre Famalicão e Joane

Este domingo, 11 de maio, o trânsito vai sofrer algumas alterações devido à realização da XXV edição da prova desportiva Famalicão-Joane.

A Câmara Municipal informa que, a partir das 09h00, o trânsito estará proibido na Avenida de Santa Maria de Vermoim, na Estrada Nacional 206 (entre Vermoim e Joane) e na Rua da Ribeira, em Joane, devido à caminhada Vermoim/Joane.

Já a corrida Famalicão-Joane vai implicar o corte de trânsito, a partir das 09h30, na Avenida Marechal Humberto Delgado até à Rotunda Bernardino Machado, na Estrada Nacional 206 (sentido Famalicão/Guimarães) até Joane (rotunda da VIM Joane-Vizela) e também na Rua da Ribeira.

Hoje há Batalha das Flores em Famalicão

Este domingo, 11 de maio, Famalicão recebe um dos momentos mais aguardados da Festa da Flor: a tradicional Batalha das Flores. O desfile começa às 15h30 e vai percorrer várias ruas da cidade, colorindo o centro urbano com flores, música e muita animação.

A iniciativa conta com a participação de dezenas de associações e coletividades do concelho, desde grupos culturais e recreativos a instituições seniores, bandas de música e grupos de teatro e folclore.

Famalicão: Despiste obriga ao fecho do túnel da Av. Carlos Bacelar

A madrugada deste domingo fica marcada por um despiste automóvel, no túnel da Avenida Carlos Bacelar, em Famalicão.

O acidente aconteceu depois da 01h00 e, para o socorro, foram acionados os bombeiros e autoridades.

Desconhece-se, até ao momento, a existência de feridos.

Famalicão empata com o Rio Ave e segue isolado na luta pelo título

Na jornada 11 da fase de apuramento de campeão nacional de futsal da segunda divisão, o FC Famalicão empatou, na noite deste sábado, em Vila do Conde. Nesta partida entre candidatos ao título e subida de divisão, o jogo terminou com uma igualdade, 3-3.

Assim, e com três jornadas para o final, o Famalicão continua líder isolado, com 23 pontos, mais quatro que o Rio Ave e mais cinco que o Belenenses e Portimonense.

Na próxima jornada, a 17 de maio, a equipa de Paulo Roxo recebe o Portimonense e no mesmo dia o Belenenses recebe o Rio Ave. Uma jornada importante entre os quatro primeiros e nas contas da promoção (sobem duas equipas). Neste plano, os famalicenses estão em clara vantagem sobre as equipas perseguidoras.