Famalicão: Programa «alargado e diversificado» de Atividades de Enriquecimento Curricular nas escolas do 1ºCiclo

Cerca de uma centena os técnicos superiores entraram ao serviço do Município de Famalicão, esta segunda-feira, para assegurar as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC’s) nas escolas do 1ºCiclo.

No novo ano letivo, o Município tem em curso um novo programa de dinamização das atividades, inseridas no âmbito das cinco oficinas definidas: atividade física, desportiva e movimento; artes; desenvolvimento pessoal e social; conhecimento do mundo e ciências e inovação.

Trata-se de um programa alargado «e diversificado, que promove o conhecimento e proporciona mais tempo para brincar», frisou o presidente de Câmara, Mário Passos, na receção aos novos colaboradores. Estes técnicos foram recrutados no âmbito de um concurso com contrato a termo certo, que garante «a estabilidade do quadro e do desenvolvimento de toda a dinâmica das AEC’s» ao longo de todo o ano letivo.

Neste ano letivo, o Município estabeleceu uma nova organização e um programa de atividades em articulação com Agrupamentos de Escola, associações de pais e parceiros locais, «que procuram dar aos alunos mais tempo para brincar e mais atividades», assinala o Município, em nota de imprensa.

Os Agrupamentos de Escolas de Gondifelos, D. Sancho I, Escolas Terras do Ave, Ribeirão e parte das escolas do Agrupamento de Escolas D. Maria II, adotaram um modelo de concentração das atividades letivas no período da manhã, deixando a tarde para as atividades de enriquecimento curricular.

Estas atividades dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico são financiadas pela Câmara Municipal, planificadas e organizadas pela autarquia em parceria com os Agrupamentos de Escola e supervisionadas pedagogicamente pelos estabelecimentos de ensino.

Deixe um comentário

Famalicão: Ponte sobre o Pelhe, em Gavião, vai fechar para obras

Durante um mês, entre 11 de abril e 11 de maio, o trânsito na ponte sobre o Rio Pelhe, na Rua da Ponte/Rua da Cruz do Caminhos, em Gavião, estará encerrada para obras. Os trabalhos vão incidir na substituição do tabuleiro da ponte.

As alternativas à circulação de trânsito ligeiros serão os vários arruamentos da freguesia; os transportes pesadas deverão deverão seguir as indicações.

Famalicão: Vitória Triães e a tradição da queima do Judas

Na noite da próxima sexta-feira, dia 11 de abril, às 21h00, a Academia Alçapão, em Requião, prossegue com mais uma iniciativa que decorre do projeto “Lusco Fusco” (vencedor do Programar em Rede, do Município de V.N. de Famalicão).

Trata-se de uma tertúlia, designada “Fogueiras da nossa terra”, com Vitória Triães, para conhecer a raiz da tradição da queima do judas no território famalicense, o seu contexto histórico e cultural, narrativas e histórias à volta desta celebração.

A entrada para esta sessão é livre, embora sujeita à lotação da sala.

Famalicão: “Obrigações legais na Internet” foi a mais recente ação da Aceleradora

O 6.º workshop de capacitação do Projeto Acelerar o Norte foi sobre “Obrigações legais na Internet”. Decorreu ao final da tarde do dia 3 de abril, nas instalações da ACIF – Associação Comercial e Industrial de Famalicão.

Entre participações híbridas e presenciais, estiveram envolvidas cerca de duas dezenas de comerciantes. As boas-vindas ficaram a cargo de João Pedro Araújo, gestor de transição digital da Aceleradora de Famalicão, que deu conta das temáticas a abordar.

Assim, estiveram em estudo temáticas como as informações legais a cumprir num site na internet; compreender os cuidados a ter na apresentação de preços; quais os critérios legais em relação à faturação; a obrigatoriedade da existência de um livro de reclamações e de que forma podem aderir ao livro de reclamações online. Por último, houve ainda espaço para dar a conhecer os artigos fundamentais do RGPD e explicar o que são cookies.

Este workshop foi o sexto de uma carteira de 9 previstos para a Aceleradora de Famalicão. Recorde-se que o Acelerar o Norte é um projeto dirigido por um consórcio composto por: CCP, AEP, AHRESP E ACEPI, financiado pelo fundo Europeu PRR, que pretende auxiliar as pequenas e médias empresas a fazer a transição digital, através de ações de capacitação sobre os vários temas, como através da atribuição de um voucher, que pode atingir o valor de 2000€ para adquirirem serviços na área do digital.

A equipa da Aceleradora de Famalicão continua no terreno a angariar empresas e disponível a ajudar todos os empresários, na Casa do Empresário e Formação da ACIF em Vila Nova de Famalicão, ou através do email: famalicao@aceleraronorte.pt.

Famalicão: Associação de Dadores de Sangue prepara celebração dos 25 anos

A Associação de Dadores de Sangue de Vila Nova de Famalicão já está a preparar a celebração de 25 anos de dedicação à dádiva de sangue e à solidariedade e, para marcar esta ocasião especial, organiza uma festa de aniversário no dia 15 de junho (domingo).

O programa já definido pela direção liderada por Manuel Araújo Ribeiro contempla, às 10 horas, a receção aos convidados; 10h30, sessão solene; 13 horas, almoço; 14h30, entrega de diplomas aos dadores.

Famalicão: Camião avariado na variante

Um veículo pesado de mercadorias está, avariado, em plena faixa de rodagem, na Variante Nascente.

O pesado encontra-se no sentido sul-norte, a seguir à entrada em S. Tiago de Antas, na direção para Gavião.

Os automobilistas devem ter cuidado ao circular nesta zona.

Famalicão: Via Sacra ao vivo em Calendário, este domingo

Este domingo às 21h00, decorre a Via Sacra ao vivo, na freguesia de Calendário.
O evento vai acontecer na escadaria da Igreja de São Miguel o Anjo, encenada por algumas dezenas de pessoas, na sua maioria jovens dos vários movimentos paroquiais de Calendário.

A entrada é livre e haverá uma plateia com 300 cadeiras destinadas a todos os que quiserem assistir.