Famalicão: Projeto do Agrupamento de Escolas Terras do Ave vai levar vinte jovens à Europa

Vinte jovens da comunidade onde se insere o Agrupamento de Escolas Terras do Ave vão viajar pela Europa. Esta iniciativa insere-se no projeto “Together We Rise”, da União Europeia, e vai proporcionar viagens culturais, promotoras do desenvolvimento pessoal, social e cultural dos alunos envolvidos.

O projeto deste agrupamento de escolas, em parceria com a YUPI (Youth Union of People with Initiative), foi aprovado no âmbito do programa DiscoverEU Inclusion Action e reafirma o compromisso do estabelecimento de ensino «com o desenvolvimento comunitário, proporcionando aos jovens ferramentas para se tornarem agentes de mudança nas suas comunidades». Ainda segundo nota informativa da escola, o “Together We Rise” visa capacitar os participantes com competências de liderança, digitais e empreendedoras, ajudando-os a superar barreiras socioeconómicas e a explorar novas oportunidades.

Por outro lado, a iniciativa também fomenta a inclusão social e o diálogo intercultural, «fortalecendo o sentimento de pertença à União Europeia e promovendo o respeito pela diversidade cultural». Do projeto também constam práticas sustentáveis e de sensibilização ambiental «para a formação dos jovens na construção de uma sociedade mais consciente e responsável».

Esta aprovação «reflete o esforço coletivo de uma equipa dedicada, que, com empenho e abnegação, tem trabalhado de forma incansável na conceção, redação e implementação deste tipo de projeto», expressa o Agrupamento de Escolas Terras do Ave.

Deixe um comentário

Famalicão: Iniciativa Liberal aponta estratégias para dinamizar o Mercado

Em visita à Feira Semanal e ao Mercado Municipal, a Iniciativa Liberal constatou que a elevada afluência à Feira contrasta com um Mercado vazio de clientes, com algumas lojas fechadas e comerciantes com várias queixas.

Para apoiar os comerciantes famalicenses, a IL propõe um estudo de avaliação do comportamento do consumidor, para desenhar medidas que possam atrair mais pessoas ao centro e elevar o limite de isenção do IMI para 500 mil euros, «incentivando investimento e reduzindo os impostos aos comerciantes locais».

O candidato da IL, Paulo Ricardo Lopes, nota que «há uma necessidade de reunir com os comerciantes do Mercado, resolver os problemas no estacionamento e cargas-descargas e garantir que o impacto dos grandes eventos é mitigado, visto que, demasiadas vezes no ano, os parques de estacionamento ali à beira ficam constrangidos e dificultam a ida dos consumidores ao Mercado».

Paulo Ricardo Lopes verificou «que os comerciantes do Mercado sentem que as conversas que têm tido com a Câmara Municipal não têm nenhum efeito, o mercado tem pouco dinamismo e poucos clientes durante a semana. É necessário definir uma estratégia de dinamização do Mercado, que não pode ser apenas um lugar para festas e comícios políticos».

Para a IL, «um Mercado pouco dinâmico é um mercado insustentável a prazo, sendo necessário fazer esforços para garantir que este espaço é mais procurado pelos consumidores».

Famalicão: Bombeiros combatem incêndio no café do GD Joane

Está já em fase de resolução um incêndio que deflagrou no café que está no Estádio de Barreiros, do GD Joane. O sinistro, segundo foi possível apurar, terá começado na arrecadação do espaço comercial.

No local estão os BV Famalicenses, com três meios e vários voluntários, acompanhados pela GNR.

O alerta foi dado pelas 16h10 e, até ao momento, não foi possível apurar os danos provocados pelo incêndio. Não há registo de feridos.

Famalicão: 250 Anos do Mosteiro de Landim assinalados com lançamento de livro

Os 250 anos da passagem do domínio conventual a propriedade privada do Mosteiro de Landim, é o mote para o lançamento da 2ª edição do livro “Mosteiro de Santa Maria de Landim: Raízes e Memória”. A apresentação decorre no próximo sábado, 11 de outubro, pelas 15h00, precisamente no Mosteiro de Landim.

De Emília Nóvoa e António Martins, esta nova edição, revista e aumentada, dedicada a um dos ex-líbris patrimoniais do concelho de Vila Nova de Famalicão, contempla sete capítulos, seis dos quais remetem para as origens e história do mosteiro da Ordem dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, desde a sua fundação no século XII até à extinção, em 1770, determinada pelo Breve Apostólico Sacrosanctum Apostulatus Ministerium, de Clemente XIV. O último capítulo versa sobre o primeiro possuidor de uma das casas agostinianas na região do Entre Douro e Minho, Manuel Baptista Landim, natural de uma povoação próxima do mosteiro.

A primeira edição do livro “Mosteiro de Santa Maria de Landim: Raízes e Memória” foi lançada em 2002. Mais de duas décadas depois, esta nova versão que convida o leitor a «fazer uma viagem ao passado, desde os tempos da sacralidade, quando o mosteiro era habitado pelos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, até passar para as mãos do seu primeiro possessor laico, Manuel Baptista Landim, no século XVIII».

A obra é editada pela Húmus com o apoio da autarquia famalicense.

Famalicão: CDU expressa repúdio às campanhas eleitorais à porta das escolas

O candidato da CDU à Câmara manifesta nota de «repúdio ao uso de crianças e adolescentes como meios de comunicação de campanha eleitoral». Sílvio Sousa diz que «não é de hoje, e acontece há vários anos» a distribuição de artigos alusivos a campanhas eleitorais, como canetas ou bolas, nas portas das escolas, desde o ensino primário até ao secundário. Garante que há vários candidatos a fazê-lo.

A opinião do candidato, expressa num comunicado, é que «não devemos confundir educação política, que deve, ou deveria, fazer parte dos planos curriculares de cidadania, com o uso de crianças e adolescentes para campanhas de partidos».

Sílvio Sousa diz que o ato «levanta questões éticas» e que merece ser denunciado. Isto porque, a seu ver, a «vulnerabilidade de uma criança, ou a falta de maturidade na adolescência, proporcionam alvos fáceis e suscetíveis de deturpações sociais e culturais».

Para a CDU, estas ações contrastam com as verdadeiras necessidades da comunidade escolar: «O que as crianças e os jovens do nosso concelho precisam não são brindes. O que é preciso é alargar a gratuitidade das creches até ao pré-primário. O que é essencial é reverter o encerramento sistemático das escolas primárias e jardins de infância nas freguesias periféricas. A nossa prioridade é investir no futuro das crianças através de políticas sérias, não usá-las como veículos para propaganda».

Famalicão: Coligação encerra campanha com iniciativas em sete freguesias e comício final na Rua Direita

O fecho da campanha eleitoral da Coligação Mais Ação, Mais Famalicão, esta sexta-feira, decorre em sete freguesias e com um comício na Rua Direita. Antes, Mário Passos participa em encontros nas freguesias de Ruivães, Castelões, Antas, Famalicão, Fradelos, Vale S. Cosme, Pedome e Calendário.

A manhã será marcada pelo contacto com o tecido social de Ruivães, Castelões e Pedome; durante a tarde, depois da visita ao comércio de Famalicão, está marcada uma festa no edifício das Lameiras, animada pelo cantor famalicense Costinha. Seguem-se comícios em Fradelos, às 19h30; em Pedome, às 21h00; e em Vale São Cosme, às 21h45. Mário Passos segue, às 22h30, para a sede de campanha do candidato da coligação à União de Freguesias, na Rua Adriano Pinto Basto.

O último momento de campanha deverá acontecer por volta das 23h00, com a realização de um comício de encerramento na Rua Direita, com a presença de Mário Passos e de todos os candidatos da coligação às Eleições Autárquicas.

«Vivemos dias muito intensos, mas também muito gratificantes. É bom perceber que os famalicenses estão não só disponíveis para nos ouvir, para escutar as nossas ideias e as nossas ambições, como estão também disponíveis para se juntarem a nós na construção do futuro de Famalicão e para fazerem parte deste projeto», afirma Mário Passos. O candidato acredita que os famalicenses «sabem que esta é a única candidatura capaz de continuar a trilhar um caminho de desenvolvimento, crescimento, qualidade de vida e felicidade para todos os famalicenses».

Famalicão: Jovens de 16 e 18 anos detidos pelo roubo de uma trotinete

A PSP deteve esta terça-feira, dois jovens de 16 e 18 anos, pelo roubo de uma trotinete em Famalicão. A vítima, a quem foi roubado o veículo com recurso a violência, deu o alerta às autoridades que intercetaram os assaltantes.

Os suspeitos foram notificados para comparecer no Tribunal Judicial de Guimarães esta quarta-feira.