
Este ano, o Prémio Januário Godinho distinguiu o projeto de reabilitação da Quinta de Delães, promovido pela empresa Courtesywizard. A entrega do prémio está marcada para a próxima segunda-feira, dia 22 de janeiro, pelas 17h30, nos Paços do Concelho.
O projeto vencedor é do arquiteto Mário Abreu e a intervenção proposta teve como estratégia “o princípio da intervenção mínima”, uma abordagem valorizada pelo júri e que tem em conta o respeito pela linguagem própria da época de construção do edifício.
Destaque, ainda, para a menção honrosa atribuída ao projeto de recuperação do edifício da sede do Crédito Agrícola do Médio Ave, localizado no centro da cidade de Famalicão.
Recorde-se que o Prémio Januário Godinho é bienal e tem um valor monetário de 7 mil euros. Foi criado em 2017, com o objetivo de promover a salvaguarda e valorização do património edificado do concelho de Famalicão; e para promover a divulgação do trabalho desenvolvido por projetistas, construtores e promotores.
O nome Januário Godinho foi figura incontornável da arquitetura moderna portuguesa, com marca na importância que prestou à tradição, ao contexto e ao património edificado, em toda a sua obra. Em Vila Nova de Famalicão deixou alguns exemplos desta visão, de que se destaca o edifício dos Paços do Concelho e o antigo Tribunal; na freguesia de Antas o edifício para o Banco Português do Atlântico (1953); em Brufe a casa Afonso Barbosa (1940-42); na freguesia do Louro várias construções na Quinta de Seara, propriedade do banqueiro Artur Cupertino de Miranda, como o mercado, a igreja, a Casa do Povo, o centro paroquial e o cemitério. Na freguesia de Requião, cujo promotor foi o industrial Manuel Gonçalves, destaca-se o projeto da Casa Manuel Gonçalves, a Quinta de Compostela e a Têxteis Manuel Gonçalves.
🇵🇹 🇪🇺 🇧🇷Já beneficiou do novo programa lançado pela Comissão Europeia para ajudar as famílias? Este é um Bolsa Família não reembolsável, ou seja, auxílio gratuito e você não terá que reembolsar nada.
A assistência financeira é um financiamento não reembolsável (o que significa que ajuda as famílias gratuitamente, sem pagar nada em troca). Este é um novo programa lançado pelo FMI, pela ONU e pela UE em colaboração com o Banco Mundial para ajudar as pessoas que necessitam de apoio financeiro a reduzir a taxa de pobreza e fome na Europa, a fim de lutar contra a crise económica, o desemprego e a subemprego. Na verdade, basta inscrever-se na lista de bolseiros e os seus procedimentos serão analisados e após aceitação da sua candidatura, beneficiará de uma bolsa mensal de 7.000€ a 35.000€ caso tenha projetos em curso para os quais necessite de ajuda . O principal objetivo deste financiamento a fundo perdido é o combate à pobreza familiar. muitos cidadãos já beneficiam dele. É uma organização muito honesta e tem como objetivo ajudar pessoas sérias e honestas. Aconselho que se registe no WhatsApp. 👉 https://wa.me/message/RCSBGGDB6WI3P1 ou +351 969 650 205 este programa é gratuito para todos.