Famalicão: Sexta, sábado e domingo de Taça AF Braga

Os campeonatos da Associação de Futebol de Braga param no próximo fim de semana, para dar lugar à terceira eliminatória da Taça. Esta ronda começa a ser disputada esta sexta-feira e termina domingo.

As equipas famalicenses em prova jogam no sábado e no domingo. Na condição de visitantes, a AD Ninense defronta o Operário de Campelos, o Lousado mede forças com o Berço e a AD Oliveirense joga com o Figueiredo.

No domingo, sempre às 14 horas, o Joane joga no reduto do Guisande e o Bairro visita o Sobreposta. Também neste dia, embora em partida da segunda eliminatória, o Delães joga em casa do Estrelas de Faro.

1 Comment

Deixe um comentário

Famalicão: GR Gavião nunca deixou de voar ao longo de 50 anos

Paulo Carvalho cantou que “10 anos é muito tempo”, mas 50 no associativismo são mais do que os anos contam. O número, 50, foram os contados pelo Grupo Recreativo Gavião, cumpridos a 6 de março com a inauguração da primeira sede que teve.

A este momento festivo, acrescentou uma gala que decorreu ao final da tarde deste sábado, no auditório da Casa das Artes que encheu para a festa. O momento serviu de homenagem aos fundadores, ex-presidentes, ex-diretores, parceiros (institucionais e comerciais), às associações da freguesia e o elogio aos atletas que dão corpo às modalidades do clube, designadamente o futsal e BTT.

O clube aproveitou o momento para realçar o mérito desportivo de dois elementos que nasceram para o desporto no GR Gavião e que foram capazes de “voar”. São eles Mário Monteiro, preparador física que, entre outros títulos, venceu uma Libertadores e é campeão nacional de futebol, e João Marquês, treinador de futebol feminino, também ele com títulos nacionais.

A cerimónia começou com um poema de Lucília Sampaio, evocando a história do clube, ao mesmo tempo que passavam imagens na tela; intercalou com dois momentos de Fado, e terminou com a mostra de um quadro de Fernando Marques, artista gaviense que pintou, em palco, a obra que simboliza os 50 anos do GR Gavião.

Num clube que começou há 50 anos no Café Zip-Zip e que só este ano ano, no dia de aniversário, alcançou o objetivo de ter sede própria, o presidente António Oliveira preferiu enaltecer os méritos, ao invés das dificuldades destas cinco décadas que nunca foram capazes de derrotar o clube. O dirigente considerou que representar uma associação é um ato de cidadania e responsabilidade social.

Presente na sessão, o presidente da Câmara Municipal destacou que “é importante agradecer aos obreiros que fizeram esta associação ao longo de 50 anos”. Mário Passos falou de resiliência e do exemplo que estes clubes transmitem às gerações mais novas.

Além das lembranças que todos os homenageados receberam, também foi distribuída uma revista que conta a história deste clube.

Famalicão: Riba d’ Ave vence e sai da zona de despromoção

Ao final da tarde deste sábado, o Riba d’ Ave CSJ Group recebeu e venceu, por 4-1, a Juventude Pacense e subiu ao décimo primeiro lugar, com 22 pontos, fora dos lugares de despromoção.

Na partida da jornada 23 os golos da equipa de Raul Meca foram marcados por Franco Pósito, Anderson Nery, Gustavo Pato e Rui Silva Folhetas. Foi já com o resultado em 4-0 que a Juventude Pacense reduziu.

Na próxima jornada do nacional de hóquei em patins, o Riba d’ Ave CSJ Group visita o líder, o Sporting.

Famalicão vence Estoril e soma terceira vitória consecutiva

O Futebol Clube de Famalicão venceu este sábado o Estoril Praia por 3-0, no Estádio Municipal de Famalicão, em jogo da 29.ª jornada da I Liga. Os golos surgiram apenas na segunda parte, mas foram suficientes para garantir os três pontos.

O primeiro golo chegou aos 63 minutos, com Sorriso a protagonizar uma arrancada pela direita, culminando num remate que parecia inofensivo, mas que Joel Robles não segurou. Nove minutos depois, foi a vez de Sejk, servido por Sorriso, bater o guarda-redes estorilista e fechar as contas da partida. O marcador ficou fechado com o terceiro e último golo dos famalicenses, protagonizado por Gil Dias.

Apesar de uma primeira parte equilibrada, com oportunidades para ambos os lados, foi o Famalicão quem soube aproveitar melhor os momentos-chave do jogo. Com este triunfo, os famalicenses somam agora três vitórias consecutivas e aproximam-se dos lugares cimeiros da tabela, com 43 pontos, ocupando o 7º posto.

Famalicão: Ana Marinho corre este domingo nos europeus de estrada

A manhã deste domingo, segundo dia dos Campeonatos Europeus de Estrada, começa com a prova dos 10km, às 8h30, na qual está a famalicense Ana Marinho.

Pode acompanhar a corrida da joanense e dos 11 atletas portugueses na RTP play.

Ana Marinho está em Leuven (Bélgica) em representação de Portugal e é a atual campeã nacional dos 10 km, escalão sub-23.

Tarifas Trump? “Enquanto fizerem carros, nós enviamos pneus”, afirma Continental

A Continental, fabricante alemã de pneus com unidade em Lousado, Vila Nova de Famalicão, não prevê alterações na sua produção local, apesar das novas tarifas impostas pelos Estados Unidos aos produtos europeus.

Em entrevista à Antena 1, Pedro Carreira, CEO da empresa em Portugal, garantiu que a operação em solo minhoto não será afetada no imediato: “Uma empresa nova demora 4 a 5 anos a montar, até lá, alguém vai continuar a comprar os mesmos pneus, com os impostos em cima”, afirmou.

Com cerca de 17% da produção destinada ao mercado norte-americano, a fábrica trabalha com uma margem de três meses de antecipação. Até ao momento, “ainda não houve qualquer informação para que a produção venha a diminuir”, assegurou o responsável.

Apesar de compreenderem as razões por trás das medidas norte-americanas, Pedro Carreira sublinha: “Entendemos todos”, mas “se é a forma correta de fazer, cada um terá a sua visão das consequências”.

A Continental de Lousado continuará a abastecer o mercado americano “enquanto continuarem a produzir os carros”, mas, caso haja uma quebra na procura, “a solução é arranjar outro”. Ainda assim, o CEO reconhece a complexidade de uma mudança tão repentina: “de repente colocar 17% noutro país de um dia para o outro também não é fácil, ou seja, teria de repensar estratégia e dimensão”.

Dois meses para as Antoninas: Riba d’Ave já ensaia a reação se for a marcha vencedora

Faltam dois meses para a noite mais esperada das Festas Antoninas de Vila Nova de Famalicão: o grande desfile das Marchas Populares, que acontece a 12 de junho.

A Marcha de São Pedro de Riba d’Ave já fez soar os tambores nas redes sociais e mostra-se empenhada nos preparativos para repetir – ou até superar – o feito do ano passado, em que conquistou o terceiro lugar e o prémio de “Melhor Letra”. Desde ensaios coreografados a bastidores criativos, são vários os momentos que têm sido partilhados no TikTok, onde a associação está especialmente ativa.

Entre os vídeos já publicados, há um que tem chamado a atenção: uma encenação divertida sobre como será a reação dos marchantes se forem os grandes vencedores deste ano.

@marcharibadeave “A Marcha de Riba de Ave conquista o 1.°lugar nas Marchas Antoninas de Vila Nova de Famalicão” 🏆 Eu sei que por momentos acreditaste, nós também acreditamos! E sabes quem também pode vir a acreditar connosco? Tu! Quer sejas novo nestas andanças, quer sejas um autêntico experiente temos lugar para ti! A Marcha de Riba de Ave já conquistou o pódio, mas como somos gente com ambição e fome de ganhar queremos mais! Vem também partilhar a tradição! 🙌🏻 #marcharibadeave #marchaspopulares #marchas #ribadeave #foryou #fyp #foryoupage ♬ som original – Marcha Riba de Ave

Em 2024, a ARCA – Associação Recreativa e Cultural de Antas levou o primeiro lugar com 90 pontos, destacando-se ainda nas categorias de “Melhor Coreografia”, “Melhor Guarda-Roupa” e “Melhor Música”. Brufe ficou em segundo, com 82 pontos e o título de “Marcha Mais Popular”. Riba d’Ave completou o pódio com 71 pontos e a distinção de “Melhor Letra”.