Ginásio vai ocupar parte do antigo Intermarché de Famalicão

Depois do encerramento do Intermarché de Famalicão, na freguesia de Calendário, começa agora a desenhar-se o futuro do espaço. Para além da instalação de uma nova marca do Grupo Mosqueteiros, está confirmada a abertura de um ginásio de uma cadeia internacional.

Trata-se de um espaço de um grupo com origem na Alemanha, atualmente em expansão no nosso país, conhecido por oferecer ginásios modernos e acessíveis à prática de exercício físico, com diversas valências. O novo ginásio no antigo Intermarché de Famalicão contará com mais de 2300 metros quadrados de área, distribuídos por várias zonas de treino, sendo expectável que a abertura aconteça ainda no decurso deste ano.

A transformação do antigo supermercado deverá ocorrer num curto espaço de tempo, no entanto, enquanto as obras decorrem, a galeria comercial e o posto de combustível mantêm-se em funcionamento.

Deixe um comentário

Famalicão: João Marques é o novo treinador do Rio Ave

O Rio Ave anunciou a contratação do treinador famalicense que vai liderar a equipa feminina que está a lutar pela subida à Liga BPI. O acordo é válido até ao final da época.

O técnico, de 48 anos, tem longa experiência no futebol feminino, com títulos e subidas de divisão. João Marques, ao serviço do Benfica, conquistou a Taça de Portugal e o título da 2.ª divisão nacional; no FC Famalicão levou a equipa à 1.ª Liga, no SC Braga levantou a Taça da Liga e no Racing Power liderou a equipa à conquista da 2.ª Divisão e consequente subida ao escalão principal.

João Marques chega ao Rio Ave FC com o propósito de afirmar o clube entre os grandes do futebol feminino nacional e promete “um Rio Ave FC com confiança, com carácter e ambição para tentar atingir o objetivo da subida de divisão”, afirmou na sua apresentação.

Foto Rio Ave FC

Famalicão: Continental vai deixar de produzir pneus agrícolas

A Continental, uma das maiores fabricantes de pneus do mundo, vai abandonar a produção de pneus agrícolas até ao final deste ano, e a unidade de Famalicão será a mais afetada. Esta decisão foi comunicada, esta sexta-feira, aos funcionários da multinacional e uma das mais exportadores do país.

Os trabalhares da fábrica de Lousado serão recolocados noutras áreas, avança alguma imprensa, citando Pedro Carreira, presidente do Conselho de Administração.

Em Famalicão produz-se mais de 53.000 pneus agrícolas por ano. A empresa, no total, emprega mais de 2.700 funcionários, sendo que no setor agro/pesados são na ordem das três centenas trabalhadores.

Em Lousado, a produção destes pneus começou em 2017, com o foco num segmento premium. No entanto, a decisão de descontinuar este negócio até final deste ano deve-se a “um mercado em acentuado declínio e sem perspetivas de retoma”, diz Pedro Carreira.

Famalicão: Autocarro avaria e provoca longa fila na 206

Uma avaria num autocarro, num acesso à freguesia de Gavião, na nacional 206, sentido Guimarães-Famalicão, está a provocar constrangimentos na circulação rodoviária. A fila começa já no acesso para Vale S. Cosme.

O incidente aconteceu, na noite desta sexta-feira, no entroncamento entre a EN 206 e a Rua de Moço Morto, de acesso ao interior da freguesia de Gavião.

Um ferido em colisão entre carros na estrada Famalicão – Barcelos ( Louro )

Uma pessoa ficou ferida, ao final da tarde desta sexta feira, na N204, no Louro, em Famalicão.

O acidente, a envolver duas viaturas, deu-se cerca das 19h40.

Para o socorro foram acionados os Bombeiros de Famalicão, Famalicenses e Viatodos.

A vítima sofreu ferimentos ligeiros e foi transportada a uma unidade hospitalar.

Abandonados numa caixa: Três gatos deixados à porta do CROA

O Centro de Recolha Oficial Animal (CROA) de Famalicão denunciou, através das redes sociais, o abandono de três gatos adultos à porta das suas instalações. Os animais foram deixados dentro de uma caixa, sem qualquer identificação por microchip.

Segundo o CROA, trata-se de duas fêmeas e um macho já castrado, aparentemente bem tratados, o que leva a crer que viviam num ambiente familiar. “Vinham de uma casa, de um colo. E hoje foram deixados numa caixa, abandonados”, lê-se na publicação.

A entidade apela à consciência da população e sublinha que o abandono não é um ato de amor, mas de cobardia. “Os animais não são descartáveis. Sentem. Amam. Confiam”, reforça o apelo.

Os três gatos estão agora ao cuidado da equipa do CROA, à espera de uma nova oportunidade de adoção responsável.

Famalicão: Militantes e simpatizantes do Chega em workshop sobre Suporte Básico de Vida

Com a orientação de um especialista na área da emergência médica, a Comissão Política Concelhia do Partido Chega promoveu, no dia 28 de março de 2025, um workshop sobre Suporte Básico de Vida.

O auditório da União de Freguesias de Famalicão e Calendário acolheu militantes, simpatizantes e membros da comunidade que demonstraram interesse em adquirir conhecimentos essenciais na área da reanimação cardiopulmonar (RCP) e primeiros socorros. Os participantes tiveram a oportunidade de aprender e praticar técnicas para atuar em situações de emergência, reforçando a sua preparação e capacidade de resposta perante cenários críticos.

Este workshop teve uma componente prática e pedagógica, com impacto positivo na comunidade.

A concelhia do Chega adianta que «a formação e a capacitação dos cidadãos são pilares fundamentais para um município mais seguro e preparado». Por isso, reafirma o seu compromisso em promover iniciativas que fortaleçam o bem-estar e a segurança da população.

«Agradecemos a todos os participantes, formador e apoiantes que tornaram este evento um verdadeiro sucesso. Continuaremos a dinamizar ações que contribuam para o desenvolvimento cívico e social da nossa comunidade», promete.