GNR protege os peregrinos que caminham de norte a sul até ao Santuário de Fátima

A GNR intensificou a presença nas estradas no âmbito da operação Peregrinação Segura 2025, para garantir a segurança dos peregrinos a caminho do Santuário de Fátima.

Até 14 de maio, o policiamento será reforçado nas principais vias de acesso e nos arredores do recinto. A GNR alerta para os riscos nas estradas e aconselha os fiéis a caminharem em fila indiana, com colete refletor, evitando distrações.

Em Fátima, recomenda-se chegar cedo, proteger objetos pessoais e manter atenção redobrada no regresso.

Deixe um comentário

Governo comunica: 18 mil imigrantes terão de deixar Portugal nas próximas semanas

O Governo estima que, nas próximas semanas, cerca de 18 mil imigrantes recebam ordens para sair de Portugal, após terem visto recusados os seus pedidos de residência.

A informação foi avançada pelo ministro da Presidência, António Leitão Amaro, que confirmou já terem sido notificadas 4574 pessoas. Trata-se, segundo o governante, de um primeiro grupo inserido num processo mais alargado.

“As notificações continuarão. Atingiremos nas semanas seguintes 18 mil”, afirmou.

As pessoas abrangidas têm 20 dias para deixar o país, de acordo com a legislação em vigor.

Região em aviso amarelo: Chuva e trovoada para a tarde deste sábado

O mau tempo continua neste fim de semana. Depois de uma sexta-feira marcada por episódios de chuva forte e trovoada, a previsão aponta para o regresso do aviso meteorológico amarelo, pelo mesmo motivo.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, grande parte dos distritos de Portugal Continental entram em aviso meteorológico amarelo, das 12h às 18h.

São esperados períodos de chuva, por vezes forte, e acompanhada por trovoadas.

Famalicão recebe roadshow “Audi Road to Tomorrow”

Vila Nova de Famalicão recebe, até domingo, dia 4 de maio, o “Audi Road to Tomorrow”, um roadshow que garante uma experiência única aos visitantes, com foco nos modelos 100% elétricos e híbridos da Audi, destacando-se o recém-lançado A6 e-tron.

O evento, organizado pelo concessionário BL Motor em parceria com o importador da marca, decorre até ao próximo domingo, na Praça 9 de Abril, em Vila Nova de Famalicão. Esta interação permite conhecer e fidelizar amantes da Audi num ambiente mais descontraído, proporcionando feedback direto e uma troca de opiniões sobre os modelos em exposição.

Os interessados poderão realizar test-drives com modelos da marca dos quatro anéis, quer da gama 100% elétrica e-tron, quer de modelos eletrificados com tecnologia plug-in como o Audi A3 TFSIe. Em exposição estão ainda outros modelos da gama Audi: S3, Q5, Q4 e-tron e A6 e-tron Sportback.

Os participantes recebem ainda um brinde exclusivo e uma experiência de sabor para tornar a visita ainda mais memorável. Para maior comodidade pode agendar a sua visita aqui.

Urgência com baldes: Hospital de Famalicão volta a sofrer com o mau tempo

A forte chuva que caiu esta sexta-feira, por volta das 14h30, está a condicionar a normal atividade do hospital de Famalicão.

A água infiltrou-se no edifício e, como é visível na imagem que ilustra este artigo, há baldes espalhados por várias zonas, incluindo na receção do serviço de urgência, numa tentativa de minimizar os estragos.

Situações como esta têm sido recorrentes, sempre que se registam episódios de chuva intensa, colocando em causa as condições do edifício perante o tempo adverso.

Exportavam cães com documentos falsos: GNR apanhou 12 suspeitos

O Comando Territorial de Braga da GNR, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), constituiu arguidos nove indivíduos, entre os 30 e os 60 anos, e três entidades coletivas, por suspeitas de falsificação de documentos e falsidade informática no âmbito da exportação de cães para o estrangeiro.

A investigação, que decorre há cerca de dois anos, permitiu identificar uma rede que operava nos distritos de Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Guarda, Santarém, Lisboa e Setúbal, dedicada à recolha, tratamento e envio de animais de companhia para fora do país.

Durante a operação foram realizadas 18 buscas, incluindo clínicas veterinárias e residências, resultando na apreensão de documentação, equipamentos informáticos e mais de 5 mil euros em numerário.

Portugal: Quem manda sabe menos mas quem faz tem mais estudos – é esta a realidade do mercado de trabalho

Em Portugal, os trabalhadores são, em média, mais qualificados do que os patrões. Cerca de 34% têm ensino superior, contra 28% dos empregadores. No entanto, um quarto dos trabalhadores recebe apenas o salário mínimo.

O salário médio anual é dos mais baixos da União Europeia (22.293€), ficando 30% abaixo do espanhol. Além disso, 42% dos empregadores portugueses têm apenas o ensino básico ou nenhum, o valor mais alto entre os países da UE com dados disponíveis.

Nos últimos 10 anos, o número de trabalhadores com ensino superior cresceu 62%. Há também mais trabalhadores estrangeiros – quase 300 mil, maioritariamente de fora da UE.

O estudo da Pordata mostra ainda que os salários subiram 24% entre 2019 e 2023, mas os preços das casas subiram 45% no mesmo período.