Insólito: Três jovens passeiam de barco em campo totalmente submerso na freguesia de Viatodos (c/vídeo)

Com a chuva intensa que tem caído nos últimos dias, são muitos os campos da região que ficaram repletos de água. Em Viatodos, Barcelos, no caso do Rio Este, não foi exceção.

Esta quarta-feira uma seguidora da Cidade Hoje captou um momento insólito, onde um grupo de três jovens decide aceder ao campo da única forma possível que não a nado… de barco.

Veja o vídeo:
Vídeo: Joana Faria

43 Comments

  1. Ah pessoas que deviam primeiro lavar a boca com merda em antes de falar meu deus devia tamben querer estar la

  2. Que espetáculo.
    Não sabia que mesmo ao lado da minha terra natal havia condições para este tipo de passeio 😂😃.

  3. Insólito…. finalmente jovens deixaram o tlm e deram asas a imaginação. Boas notícias….

  4. Eu vi este momento adorei…mas não tive como registrar mas achei top …😂😂

  5. Nos a trabalhar e eles a dizer qe estávamos a passear 😂
    Amanhã não vamos de barquinho vamos de lancha🤭😂

  6. Sou do tempo dessas brincadeiras. 😅
    “Línguas” Agora os putos não são como antigamente.
    Afinal são 😜🤣💪

  7. Não se preocupem fugiram de Barcelos mas já foram apanhados já estão la em segurança de novo 🤣🤣🤣

Deixe um comentário

Famalicão: Atropelamento em passadeira da Av. Marechal Humberto Delgado

Uma mulher de 63 anos sofreu ferimentos ligeiros, depois de ter sido atropelada por um veículo, em plena Avenida Marechal Humberto Delgado, em Vila Nova de Famalicão.

O acidente aconteceu cerca das 09h40 e para o socorro foram acionados os Bombeiros Voluntários Famalicenses.

A vítima foi encaminhada para o hospital de Famalicão.

Trofa: BUPI já registou mais de 600 matrizes em seis meses

camara trofa municipio

O BUPI – Balcão único do Prédio da Trofa registou desde a sua entrada em funcionamento, em junho de 2024, mais de 600 matrizes, num total de 250 atendimentos.

Com dois postos de atendimento, no Mercado Feira da Trofa, nas instalações do Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal da Trofa e nos Paços do Concelho, o BUPI funciona por marcação prévia.

O BUPI é uma plataforma dirigida aos proprietários de prédios rústicos e mistos, que permite mapear, entender e valorizar o território português, de forma simples e gratuita.

Em seis meses de funcionamento, o BUPI já realizou 250 atendimentos, num total de 687 Representações Gráficas Georreferenciadas (RGG), mais de 660 matrizes processadas.

Recorde-se que o projeto piloto, começou em 2017, em 10 Municípios. Para garantir a proteção dos seus direitos de propriedade, os proprietários precisam fazer o registo na Conservatória do Registo Predial, não sendo suficiente a mera inscrição dos terrenos nas Finanças.

Sendo uma ferramenta gratuita até 2025, cabe aos Municípios sensibilizar a população para a necessidade de registo dos seus prédios. O BUPI pretende prestar um serviço de atendimento especializado com a ajuda de um técnico vai poder desenhar um polígono que representa os limites do seu terreno no mapa.

O Balcão Único do Prédio funciona por marcação prévia, através do e-mail: bupi@mun-trofa.pt ou através de contacto com o atendimento BUPI da Câmara Municipal da Trofa – 252 409 290

Trofa: Já são conhecidos os vencedores para o Projeto do Centro Cultural

camara trofa municipio

O Concurso Público de Conceção para a elaboração do projeto do Centro Cultural da Trofa terminou e foram anunciados os vencedores, as arquitetas Alda Jesus e Enrica Mazzon.

Dada a importância da infraestrutura para o Concelho e para a região, a Câmara Municipal da Trofa decidiu lançar a 11 de julho de 2024, um Concurso Público para encontrar a equipa que irá criar o Projeto.

O novo Centro Cultural terá como objetivo centralizar e promover a cultura e as artes na região, oferecendo uma infraestrutura de excelência para acolher eventos culturais, exposições, espetáculos e outras iniciativas de relevo.

O Concurso terminou a 7 de outubro, e depois de analisadas as propostas, o Júri selecionou como trabalho de conceção a desenvolver, o projeto de Alda Jesus e Enrica Mazzon, consagrando também, como 2º classificado, o projeto da autoria de Un-icon (Azmis Un-icon Studio, Lda.) e como 3º classificado, o projeto apresentado pelo Atelier do Alto, Arquitectos, Lda.

O projeto escolhido de Alda Jesus e Enrica Mazzon, contempla uma arquitetura inovadora, funcional e sustentável, que se adapta de forma harmoniosa ao espaço urbano e ao contexto histórico da Trofa.

O Presidente da Câmara Municipal da Trofa, António Azevedo, expressou a sua satisfação com os resultados do concurso e sublinhou a importância deste investimento: ” O novo Centro Cultural da Trofa representa um marco estratégico para o desenvolvimento cultural do nosso Concelho… A nossa prioridade será implementar rotinas de frequência que incentivem a população a integrar a cultura no seu dia a dia, através de uma programação diversificada e acessível”.

A construção deste novo espaço, junto à EB2/3 Prof. Napoleão Sousa Marques, à Ciclovia Norte, ao parque de apoio à Mobilidade e no final da Alameda da Estação, é um passo importante na projeção da Trofa como um polo cultural alternativo e atrativo no Norte de Portugal.

Mercadona comprou 4.500 toneladas de queijo de origem nacional em 2024

A Mercadona, empresa de supermercados, assinala hoje o Dia Mundial do Queijo, destacando o que de melhor se produz em Portugal. A empresa comprou 4.500 toneladas de queijos de origem nacional em 2024, desde os mais curados e intensos aos mais leves e amanteigados. Um valor que resulta não só da sua expansão e crescimento em Portugal, onde a Mercadona conta já com 60 supermercados, mas também, e principalmente, do trabalho realizado em estreita colaboração com os seus fornecedores, alinhando modelos de produção, construindo relações de confiança e desenvolvendo um trabalho de melhoria continua.

É o caso da relação entre a Mercadona e a Queijaria Lactifeita, uma empresa portuguesa de raiz, com cerca de 30 trabalhadores, e sediada em Mafra, em plena região saloia. É nas instalações da Lactifeita que, tendo como ingrediente principal o leite de vaca, se produz queijo fresco e requeijão Hacendado, uma das marcas próprias da Mercadona. Só em 2024, a Mercadona comprou mais de 250 toneladas de queijo à Lactifeita, empresa com a qual já trabalha desde 2019, ano em que abriu a primeira loja em Portugal.

“Começámos a trabalhar com a Mercadona em 2019, fornecendo primeiramente para algumas lojas em Espanha e a nossa história funde-se também com o seu crescimento no nosso país, aliás, existe, ao longo dos anos, um grande investimento em processos de melhoria nas nossas instalações, fruto da nossa relação com a Mercadona. Hoje, consumimos diariamente 15 mil litros de leite para a produção dos nossos queijos, sendo que só de queijo fresco chegamos a produzir quase três toneladas por dia.” refere Rui Lourenço, proprietário da Lactifeita.

O que distingue os queijos produzidos pela Lactifeita e os torna favoritos dos clientes da Mercadona é, além da experiência, fruto de mais de 40 anos no mercado, o seu sabor único e textura delicada, graças à qualidade da matéria-prima e ao facto de ter instalações cada vez mais ajustadas, certificadas e com garantia de qualidade.

Tito Cunha, Diretor de Compras de Queijos da Mercadona, refere que “no último ano comprámos 4.500 de queijo nacional para vender diariamente nas nossas lojas, valor que tem crescido ano após ano. Trabalhamos com fornecedores de Norte a Sul de Portugal continental e ilhas e temos para com eles o compromisso de exigência de qualidade, mas, sobretudo, de crescimento partilhado. Estes números refletem a nossa aposta na produção nacional e é também isso que nos permite colocar nos nossos supermercados produtos produzidos com as características que os nossos “Chefes” procuram. Contamos já com mais de 20 fornecedores do setor queijeiro, nossos parceiros de confiança, todos eles especialistas nos seus produtos e processos, o que os torna parceiros ideais neste caminho de expansão que estamos a traçar em Portugal.”

De Norte a Sul de Portugal, do continente às ilhas, a Mercadona conta já com uma variedade de queijos no linear dos seus supermercados repletos de história e tradição, disponíveis nas suas várias formas e sabores, mais ou menos amanteigados, intensos ou curados. (Saiba mais aqui).

Mapa de Queijos portugueses à venda na Mercadona

Produção de Queijo Fresco Light Hacendado nas instalações da Lactifeita

Queijo Fresco Meio Gordo Hacendado à venda na Mercadona

Proteção Civil lança alerta por SMS: “Chuva forte e persistente na sua região nas próx. 48 horas”

Na sequência da previsão do mau tempo para as próximas horas, a Proteção Civil recorreu uma vez mais ao serviço de alertas via SMS para sensibilizar a população.

Na mensagem a comunidade é alertada para o episódio de mau tempo que está previsto para as próximas 48 horas, onde se esperam períodos de chuva e vento fortes.

A ANEPC avisa também para o risco de inundações.

Combustíveis: Portugueses fazem fila para fugir ao maior aumento dos últimos três anos

Esta segunda-feira, 20 de janeiro, os preços dos combustíveis vão sofrer um aumento significativo. Segundo cálculos da SIC, o litro da gasolina deverá subir 3 cêntimos e o do gasóleo 5 cêntimos, representando a maior subida desde 2022.

A Associação Nacional de Transportes Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM) expressou preocupação com o impacto deste aumento no setor, alertando para possíveis consequências económicas. A associação voltou a pedir ao Governo que considere uma redução temporária na tributação dos combustíveis, de forma a aliviar os encargos dos transportadores e consumidores.

No entanto, o Governo mantém previsões ambiciosas de receitas para 2025, com 4,2 mil milhões de euros estimados em impostos sobre os combustíveis, conforme apresentado no Orçamento do Estado.