IPCA apresenta doutoramento em Contabilidade

O IPCA – Instituto Politécnico do Cávado e Ave e a Universidade de Aveiro vão desenvolver um programa de doutoramento em Contabilidade. Já está aprovado pela A3ES (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior) e entrará em funcionamento no ano letivo 2025/26, sendo a lecionação e a orientação das teses asseguradas em conjunto pelos docentes de ambas as instituições de ensino superior e investigadores integrados do Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade da ESG/IPCA e a Unidade de Investigação GOVCOPO da UA.
Segundo estas instituições de ensino superior, o Programa de doutoramento em Contabilidade visa proporcionar o «desenvolvimento da investigação no domínio da Contabilidade através de um ambiente de ensino e investigação com elevados padrões de qualidade que potencie a formação de recursos humanos altamente qualificados e a transferência de conhecimento e tecnologia para a sociedade na área científica».

Deixe um comentário

Famalicão: Estudantes Romenos estagiam na Escola Profissional CIOR

A Escola Profissional CIOR tem 14 estudantes romenos a estagiar nas suas instalações, acompanhados por duas professoras. Encontram-se desde o dia 14 e ficam até 8 de março, a realizar trabalhos em contexto de laboratório na área da eletrónica. Vão também visitar empresas/centros de referência na área da formação, nomeadamente a Universidade Lusíada, CITEVE/Centi, Wingsys e Ceiie.
Além da formação, têm oportunidade de conhecer a região, com um programa que inclui uma receção na Câmara Municipal e uma série de atividades motivadoras na Casa da Juventude; terão ainda a oportunidade de visitar vários sítios de interesse turístico, cultural e histórico do município e da região.
Esta é uma relação de parceria, no âmbito Erasmus+, que perdura há quase vinte anos, numa «boa prática de cooperação e de fidelização entre parceiros de referência», salientou Paula Pereira, da direção da CIOR.
Anda Simona Neacsu, professora acompanhante do grupo, realça as «boas práticas formativas da CIOR, como escola de referência» e destaca o desenvolvimento económico e industrial da cidade e do município, com um «tecido empresarial empreendedor e com muitas oportunidades para estudo/formação e integração no mercado de trabalho».

Famalicão: OFICINA promove Dia Aberto para alunos do 9.º ano

A Oficina promove, nos dias 8 e 9 de abril, um Dia Aberto, destinado aos alunos do 9.º ano. Podem inscrever-se de forma gratuita em workshops, palestras, atividades de programação informática, comunicação e marketing, multimédia e audiovisuais, desenho digital 3D e marketing digital.
O objetivo é ajudar os alunos a descobrirem a sua vocação, através de uma visão realista da oferta formativa. É também uma oportunidade para esclarecerem dúvidas. A Oficina estima, assim, que esta seja uma experiência enriquecedora.
A Escola disponibiliza seguro, lanche e transporte, para que todos os participantes possam desfrutar do evento com conforto e segurança. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site da escola.

Utilizadores da Biblioteca Municipal da Trofa passam a ter acesso a plataforma nacional de empréstimo de livros digitais

Os utilizadores da Biblioteca Municipal prof. António Cruz (Trofa) têm, a partir de agora, acesso à plataforma nacional BiblioLED, de leitura e empréstimo digital. Podem efetuar a inscrição na Biblioteca Municipal ou solicitar informações através de biblioteca@mun-trofa.pt.
Integrada na RNBP – Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, a BiblioLED tem como objetivo promover os hábitos de leitura e fortalecer a literacia digital. O serviço é gratuito e disponibiliza uma vasta coleção de livros digitais e audiolivros, de forma prática e acessível.
Para utilizar a BiblioLED, é necessário que os utilizadores estejam inscritos numa das bibliotecas da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, realizem o registo na plataforma e acedam através da página ou da aplicação móvel (disponível para iOS e Android).
Com a BiblioLED, é possível ler e ouvir conteúdos, tanto online quanto offline. No modo offline, os utilizadores podem aceder aos livros digitais por meio de dispositivos móveis ou leitores compatíveis com DRM da Adobe ou Thorium Reader. Para leitura em computador, basta instalar o Thorium Reader.

Câmara da Trofa assinala Dia Internacional da Proteção Civil com visita das crianças aos bombeiros

Para assinalar o Dia Internacional da Proteção Civil, a Câmara Municipal da Trofa vai levar, no dia 3 de abril, cerca de 900 crianças numa visita ao Quartel dos Bombeiros Voluntários da Trofa. Especificamente os alunos do pré-escolar e 2.º ano do 1.º Ciclo de todas as Escolas Básicas do Agrupamento de Escolas de Coronado e Castro, e do Agrupamento de Escolas da Trofa.

O objetivo passa por sensibilizar a comunidade escolar para a importância da prevenção e dar a conhecer o dia-a-dia dos soldados da paz.

Famalicão: Federação de Associações de Pais organiza conferência sobre inclusão

A FECAPAF – Federação Concelhia de Associações de Pais de Famalicão – organiza, no dia 1 de março, uma conferência com o tema “Não há Nós e Eles. Inclusão: palavra bonita ou realidade?”. Realiza-se na Escola Secundária D. Sancho I, entre as 9 e as 13 horas.

Os oradores convidados são Adelino Calado, Carlos Sá, Catarina Oliveira, Ricardo Faria, Bárbara Ribeiro, Renata Marinho e Graça Araújo. A moderação é de Mariana Carvalho.

Esta conferência, no seguimento de outras que a FECAPAF vem realizando, tem a parceria do município de Famalicão e do Centro de Formação da Associação de Escolas.

Os objetivos passam pelo debate, partilha de experiências e por encontrar soluções para a verdadeira inclusão.

Os interessados devem inscrever-se em :https://forms.gle/gmkVcWMcpNznohKS6

Trofa: Concurso Lusófono tem 5 mil euros para distribuir aos vencedores

A Câmara Municipal da Trofa anunciou mais uma edição do Concurso Lusófono – Prémio Rosa Araújo 2025 – um dos mais importantes concursos literários dedicados à Literatura Infantil em língua portuguesa.

A Câmara Municipal da Trofa oferece 5.000 euros para os vencedores, distribuídos por dois prémios. O autor do melhor conto e da melhor ilustração recebem 2.500€ cada.

O conto vencedor será ilustrado pelo vencedor do prémio ilustração de forma a possibilitar a sua publicação e lançamento nacional.

Aberto a autores de todos os países lusófonos, o desafio destaca-se pelo seu compromisso com a literatura infantil e o legado de Matilde Rosa Araújo, uma das mais relevantes escritoras do género em Portugal.

O concurso destina-se a autores maiores de idade, naturais, naturalizados ou estrangeiros devidamente legalizados e com residência comprovada há mais de 2 anos num dos países da CPLP.

A data limite para entrega dos trabalhos é até 31 de maio. Os trabalhos podem ser entregues em mão na Casa da Cultura da Trofa ou via correio, em carta registada com aviso de receção. Não serão aceites trabalhos cuja data do carimbo dos correios seja posterior à data limite.

O regulamento pode ser consultado em www.mun-trofa.pt ou em www.instituto-camoes.pt . Para informações adicionais, os interessados podem solicitar através dos e-mails: geral@mun-trofa.pt ou geral@camoes.mne.pt .