Município da Trofa é amigo das famílias pelo terceiro ano consecutivo

Pelo terceiro ano consecutivo, o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis distinguiu a Trofa pelas suas boas práticas de apoio às famílias , reconhecimento que será efetivado com a entrega da Bandeira Verde, em cerimónia a decorrer a 25 de novembro, pelas 16h30, no Auditório da Fundação FEFAL em Coimbra.

A Trofa é reconhecida por ter adotado “políticas amigas da família”, apesar das restrições da pandemia. De referir que, em fase pandémica, a Câmara Municipal reforçou os seus apoios sociais, tendo mesmo lançado o maior pacote de medidas sociais da autarquia nos últimos dez anos. Os apoios incluíam a atribuição de IMI Familiar, a redução da taxa do IRS e a diminuição do preço da água, associados a medidas como a criação de uma linha de conforto e uma rede de apoio aos trofenses.

«Este é um reconhecimento particularmente importante para o Município. Não só pela temática social que engloba, mas pelas suas circunstâncias. A pandemia foi um enorme desafio para todos e as autarquias não foram exceção. Perceber a realidade dos munícipes, conseguir dar resposta às suas necessidades sem descurar ninguém foi uma tarefa que envolveu grande esforço, sensibilidade e dedicação. Mas enquanto presidente da Câmara Municipal da Trofa, posso garantidamente dizer que este prémio, reforçado pelo terceiro ano consecutivo, é um justo reconhecimento do nosso trabalho social», explica Sérgio Humberto.

Nesta 13.ª edição, a avaliação dos 132 municípios que concorreram teve especial atenção para com as restrições causadas pela pandemia, que impediram a realização de ações previstas. Aderiram ao projeto 132 autarquias e 84 municípios vão receber a bandeira verde de “Autarquia Familiarmente Responsável”, um número que evoluiu 3,7%, face às 81 entidades premiadas o ano passado.

Dádiva de Sangue na Lama (Santo Tirso)

A Associação de Dadores de Sangue de V. N. de Famalicão promove, no próximo domingo, uma colheita de sangue no salão paroquial da Lama, no concelho de Santo Tirso. Com apoio do Grupo de Jovens desta localidade, da paróquia e da Junta de Freguesia, esta colheita é aberta população em geral.

A iniciativa decorre entre as 9 e as 12h30, pelo Instituto Português do Sangue e do Transplantação.

Santo Tirso: Dupla escala muro de casa, entra pelo 2º andar, ameaça dono e foge com 15 mil euros

Um idoso foi alvo de um violento assalto na manhã deste domingo, em São Martinho do Campo, Santo Tirso. O crime aconteceu por volta das 06h00, na Travessa Aldeia do Monte, quando dois homens encapuzados, com cerca de 30 anos, escalaram o muro da casa entraram pelo segundo andar.

No interior, dirigiram-se ao quarto onde se encontrava o proprietário da moradia. Sob ameaça de morte, e utilizando luvas e meias nas mãos, retiraram-no da cama e colocaram-no na cadeira de rodas, obrigando-o a conduzi-los até ao cofre da habitação. Os assaltantes conseguiram obter o código e levaram cerca de 15 mil euros em dinheiro, bem como várias peças valiosas.

Durante o assalto, a cuidadora do idoso apercebeu-se da presença dos intrusos, mas também foi ameaçada e retida numa zona da casa sob vigilância dos criminosos.

Os dois homens colocaram-se em fuga e o caso está agora a ser investigado pela Polícia Judiciária.

Chuva intensa e trovoada colocam região sob aviso amarelo

Este domingo, o distrito de Braga está sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros. A chuva poderá surgir acompanhada de trovoada e, em alguns casos, de granizo.

O alerta, emitido pelo IPMA, mantém-se em vigor até às 21:00.

A previsão aponta para mais chuva na segunda-feira. A partir daí, espera-se uma melhoria do tempo, com vários dias seguidos sem precipitação.

Município da Trofa reforça compromisso com a inclusão digital

A Câmara Municipal da Trofa operacionalizou um conjunto de melhorias no website institucional, para alcançar a atribuição do Selo Prata de Usabilidade e Acessibilidade, uma distinção promovida pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA) e pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (INR).

Estas medidas permitem melhorar a experiência de todos os utilizadores, com especial enfoque no compromisso com a inclusão digital e em tornar mais eficiente a utilização dos serviços públicos online por parte dos cidadãos.

Entre as várias melhorias implementadas, destaca-se a integração de um menu de acessibilidade visível, presente em todas as páginas do website, que permite aos utilizadores personalizar a sua experiência de navegação de acordo com as suas necessidades específicas. Este menu inclui seleção de idioma, perfis de acessibilidade pré-definidos (Deficiência Motora, Cego, Daltónico, Dislexia, Baixa Visão, Cognitivo e Aprendizagem, Convulsão e Epilepsia e TDAH), e uma vasta gama de funcionalidades personalizáveis.

Esta certificação reconhece o esforço da autarquia na promoção da acessibilidade digital e inclusão, assegurando que todos os cidadãos, incluindo pessoas com deficiência ou necessidades especiais, possam aceder e utilizar os serviços online de forma simples, eficaz e autónoma.

Lojas Continente passam a aceitar moeda brasileira para pagamentos (R$)

A cadeia de supermercados portuguesa Continente passou a aceitar pagamentos em reais (R$) através do sistema Pix, em todas as suas lojas na região de Braga. Esta funcionalidade destina-se exclusivamente a clientes com conta bancária no Brasil e permite pagamentos instantâneos, com a taxa de câmbio e o imposto (0,38% IOF) já incluídos no valor final.

Para efetuar o pagamento, os clientes devem confirmar o valor em euros e em reais no momento da compra, abrir a aplicação do banco brasileiro, ler o QR code Pix e aprovar a transação. Este método oferece uma experiência de pagamento prática e segura, semelhante ao MBWay utilizado em Portugal.

Peregrinas atropeladas na Mealhada são da Póvoa de Varzim

São da Póvoa de Varzim as mulheres atropeladas na última quarta-feira, 7 de maio, enquanto faziam o caminho até Fátima. O acidente ocorreu na Mealhada, perto da rotunda da Vinha. As peregrinas integravam o grupo poveiro “Caminho até Vós”, que tinha iniciado a caminhada no dia 5.

Segundo o MAIS/Semanário, o grupo, composto por seis pessoas, pretendia chegar ao Santuário de Fátima esta semana. Apesar do acidente, que levou o grupo de volta a casa, ficou o compromisso de retomar o percurso ainda este ano.