“Para Famalicão, o surgimento desta Clínica é um salto qualitativo”, afirma o presidente da Câmara após visita à DENTAL•NORTE

No passado dia 2 de setembro, o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, tomou a iniciativa de visitar a Clínica Dentária DENTAL•NORTE, da Dra. Rita Mesquita, com instalações na Avenida do Brasil.

Acompanhado por Mário Passos, Paulo Cunha conheceu as instalações e a sua equipa. «Para Famalicão, o surgimento desta clínica é, claramente, um salto qualitativo no que à saúde oral diz respeito, e não só. Espero que seja um contributo para que os famalicenses sejam cada vez mais saudáveis», referiu o autarca.

O reconhecimento deste projeto deve ser atribuído a Rita Mesquita, especialista em saúde oral e fundadora da Clínica Dentária. «Tem corrido tudo muito bem. As pessoas vêm, ficam satisfeitas e passam a palavra. É a melhor publicidade», comentou a Dra. Rita Mesquita, sobre o desempenho da clínica até agora.

A DENTAL•NORTE abriu em janeiro deste ano e conta manter o crescimento que tem marcado o início deste ano, ao receber pacientes de Famalicão e zonas circundantes, com a máxima de que “o seu sorriso é especial”

 

Famalicão: Fátima Campos Ferreira e Jorge Reis-Sá no Mercado do Livro

A jornalista Fátima Campos Ferreira, o escritor Jorge Reis-Sá, vencedor do Prémio Literário Fundação Inês de Castro 2024, e o camilianista João Paulo Braga são alguns dos convidados do Mercado do Livro de Famalicão. A iniciativa está de regresso de 23 a 27 de abril.

De quarta a domingo, a Praça D. Maria II transforma-se numa biblioteca e livraria ao ar livre com inúmeras obras disponíveis para exposição e venda.

O evento terá um programa de animação cultural e literária com apresentações e lançamentos de livros, encontros com escritores, sessões de contos, espetáculos de teatro e concertos poéticos para todas as faixas etárias.

No ano em que se celebra o bicentenário de Camilo Castelo Branco, o Mercado do Livro recebe a apresentação da obra “Camilo Castelo Branco, Viagens na Minha Terra”, do famalicense João Paulo Braga, no feriado de 25 de abril, às 21h00.

No dia seguinte, dia 26, pelas 15h00, realce para o lançamento do livro “Famalicão – Coleção Portugal”, de Jorge Reis-Sá. A obra, dedicada ao concelho de Vila Nova de Famalicão, é o 10.º volume da Coleção Portugal que, concelho a concelho, ilha a ilha e escritor a escritor, coloca o país inteiro dentro de um livro.

A jornalista da RTP Fátima Campos Ferreira, autora do livro “Ramalho Eanes – Palavra Que Conta”, vai conversar com os famalicenses no dia 27 de abril, pelas 15h00

No decurso desta “feira do livro” também há sessões de contos para os mais novos, com a mediadora de leitura Marta Ribeiro. “Recordar Os Contos Tradicionais” e “Em Português Nos [Des]entendemos” são as obras escolhidos para os dias 23 e 24 de abril, respetivamente, ambos às 14h30.

Também há um espetáculo de teatro infantil “As Conquistas de Abril – Uma História Para Pequenos e Graúdos”, por Ana Rita Janeiro, artista plástica, escritora e compositora. A peça está marcada para o dia 25 de abril, às 10h30.

Os expositores participantes representam o mercado livreiro e editorial famalicense com as participações da Livraria Municipal, Casa de Camilo – Centro de Estudos, Livraria Fontenova, Livreiro Arlindo Moreira, Edições Húmus, Editora Centro Atlântico, Editorial Novembro e Fundação Cupertino de Miranda.

O Mercado do Livro, que pode ser visitado das 10h00 às 19h00 nos dias 23, 24 e 27 de abril, e das 10h às 22h nos dias 25 e 26, está inserido no “Vai à Vila”. É promovido pela autarquia, através da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco.

Famalicão: Landim vai ter novo Parque Infantil e de Lazer

A freguesia de Landim vai ter um novo Parque Infantil e de Lazer. Um projeto que foi analisado pelo presidente da Câmara Municipal, no âmbito do roteiro Presidência de Proximidade. Mário Passos encontrou-se com o presidente da Junta, Avelino Silva, e juntos, percorreram a freguesia, visitando obras já concretizadas e analisando projetos. Em estudo, também, as intervenções na Rua Cândido Queirós e no Largo dr. Fonseca Monteiro, que tiveram apoio do município.

Passaram por instituições como o Centro Social da Paróquia, que apoia pessoas com necessidades especiais, mas está a ampliar o edifício para acolher também idosos. O tecido empresarial também foi alvo de atenção, com passagem da comitiva pelo grupo RNM, de distribuição, logística, transporte e inovação na área dos produtos químicos. Uma empresa, com 350 trabalhadores, que pretende investir cerca de 25 milhões de euros em infraestruturas.

O dia terminou num encontro com os diferentes movimentos associativos, «porque é deste diálogo que fazemos o futuro e encontramos soluções para os desafios que nos colocam», refere o edil famalicense.

Mário Passos realçou que as juntas de freguesia têm sido parceiras na ação do Município «e só neste ano de 2025 já canalizamos cerca de 8 milhões de euros para investimentos por todo o concelho», anota o autarca.

Famalicão: Pedro Ruben Gomes recandidata-se e promete equipa sénior

Pedro Ruben Gomes é candidato a um novo mandato no Ribeirão Futebol Clube. As eleições estão marcadas para 9 de maio e o atual presidente tem novidades para apresentar, desde logo a criação de uma equipa sénior que irá militar na 1.ª divisão da AF Braga.

O projeto «será composto por 90 por cento de atletas que jogaram na formação ou nos seniores do clube». Será «uma equipa com identidade à Ribeirão FC, aproveitando o melhor que a formação desportiva nos tem dado, sendo a continuidade do trabalho começado há três anos, com a qualificação e quantificação da formação do clube, e que agora serve de base e sustente aos seniores».

Recorde-se que há uma equipa sénior, Ribeirão FC SAD, a competir, com muitos problemas e goleadas, na pró nacional da AF Braga. Sobre a SAD, Pedro Rúben Gomes diz que o que tem feito «fala por si. Desde processos de averiguação pelo uso irregular de atletas, castigos federativos e dívidas ao clube. Somos credores SAD em mais de 65 mil euros», refere o dirigente em declarações a CIDADE HOJE. «O que temos assistido é uma degradação dos valores que defendemos e da imagem do Ribeirão FC à custa da péssima imagem da SAD e dos atos que tem praticado que lesam de forma significativa a nossa imagem».

A criação da equipa sénior surge, também, «no seguimento das conquistas da formação e pelo regresso a uma identidade que queremos sustentável através da formação de atletas». Esta aposta atesta-se pelas 14 equipas em competição e com um recorde de atletas inscritos, 243 atletas. «Nunca na história do futebol em Ribeirão, tanto GDR como RFC, houve tantos atletas inscritos», recorda Pedro Rúben Gomes.

A aposta nos mais novos será, assim, «a principal missão do clube, para mais tarde podermos cimentar a equipa sénior com atletas 100% da formação e podermos competir com a identidade do Ribeirão».

A Assembleia Geral do dia 9 de maio realiza-se às 21 horas, no auditório do Estádio do Passal. Da ordem de trabalhos consta apresentação do relatório de atividades e contas até à data da época 24/25; apresentação de listas e eleição para os órgãos sociais do clube para o biénio 25/27; tomada de posse; apresentação do plano de atividades e orçamento para 25/26; outros assuntos de interesse para o clube.

Só podem participar nesta assembleia sócios do clube que tenham a cota de março de 2025 regularizada e que apresentem cartão de sócio.

Da lista que o atual presidente vai apresentar haverá novidades, designadamente alguns regressos de ex-dirigentes.

Famalicão: Mauro Xavier apresenta “A Nossa Camisola” na Praça-Mercado

A Casa do Benfica de Famalicão promove, este sábado, às 15 horas, a apresentação do livro “A Nossa Camisola”. A publicação, que será apresentada na Praça-Mercado, conta com a presença do autor, Mauro Xavier, figura pública bem conhecida do universo benfiquista e administrador da Fundação Benfica.

Para além da apresentação do livro, com esta iniciativa os promotores pretendem dar a conhecer e falar um pouco sobre a visão e ideias de Mauro Xavier para o futuro do clube.

Famalicão: Requalificação do Centro de Saúde começa terça-feira

A assinatura do auto de consignação da requalificação do Centro de Saúde de Famalicão decorre na próxima terça-feira, 22 de abril, às 11h30, nas instalações da unidade de saúde, na Avenida 25 de Abril.

Esta intervenção representa um investimento de cerca de 2.8 milhões de euros e prevê a intervenção nos dois pisos do edifício, com a melhoria das condições infraestruturais e a adaptação aos atuais padrões energéticos, a criação de novos espaços e funcionalidades. A obra tem um prazo de execução de 365 dias e resulta de uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência.

Com o arranque das obras, as três Unidades de Saúde Familiar e a Unidade de Cuidados à Comunidade D. Maria II, instaladas neste edifício, estão a ser transferidas para as instalações provisórias localizadas na Antiga Reguladora, no topo da Rua José Carvalho.

A construção do atual Centro de Saúde de Famalicão remonta ao início da década de 90, pelo que a obra permitirá ajustar o edifício aos padrões de prestação de cuidados de saúde numa unidade que serve cerca de 40 mil utentes.

Esta intervenção decorre de um conjunto de outras em curso na área da Saúde. É o caso da construção das novas Unidades de Saúde Familiar de São Miguel-o-Anjo (Calendário) e Joane, já em fase de obra, e de outras obras que entretanto avançam para o terreno como a construção das novas unidades de Nine e Ruivães/Landim e da ampliação e requalificação da unidade de saúde de Lousado.

Famalicão: Covense e Adespo jogam a final do Troféu MKA

O Troféu MKA em fustal, realiza-se este sábado, dia 19, no Pavilhão das Tílias, em Riba de Ave. Covense e Adespo são os finalistas e candidatos a vencerem o primeiro troféu da época.
Esta prova envolveu apenas equipas da 1.ª divisão que foram divididas em duas séries, com jogos a serem disputados a uma só mão, sendo os finalistas os primeiros classificados de cada grupo.
Assim, o vencedor deste troféu será encontrado este sábado. O jogo está agendado para as 16 horas colocando frente-a-frente o Covense (Ruivães) e da Adespo (Portela Santa Marinha).