PSP apanha seis condutores com excesso de álcool

Durante o fim de semana, a PSP deteve seis cidadãos, com idades entre os 27 e 54 anos, que conduziam veículo automóvel com taxa de alcoolemia superior à permitida por lei. Os condutores acusaram uma TAS entre 1,33 e 2,29 g/l no sangue. As detenções aconteceram nas cidades de Braga e Guimarães.

Os detidos foram notificados para comparecerem junto dos respetivos Tribunais.

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PSP detém 13 pessoas por excesso de álcool, sem carta de condução e posse de arma proibida

psp agente transito policia radar operacao velocidade estrada

No decurso da sua atividade durante o passado fim de semana, o comando Distrital da PSP deteve 13 pessoas, oito das quais por condução de veículo automóvel sob influência do álcool. Submetidos ao teste de alcoolemia, apresentaram uma TAS entre 1,22 e 2,78 g/l no sangue. As detenções aconteceram nas cidades de Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão. Ainda nestas cidades, foram detidas três pessoas que conduziam veículo automóvel sem carta de condução.

Por último, a polícia deteve, em Famalicão, um homem, de 38 anos, por posse de arma proibida (navalha).

 

Famalicão: Colheitas de sangue em Delães e Requião

A Associação de Dadores de Sangue promove, esta sexta-feira, em Delães, e no domingo, em Requião, duas colheitas de sangue. As duas dádivas são abertas à população em geral e decorrem das 9 às 12h30, pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação.

Em Delães, a colheita decorre na Escola Básica, com o apoio do estabelecimento de ensino e do CNE-89 desta localidade; em Requião será no Pavilhão Multiusos, com o apoio da Junta de Freguesia.

GNR lança operação “Comércio Seguro 2023”

A GNR leva em frente, entre 24 de novembro e 31 de dezembro, a operação “Comércio Seguro 2023”, com ações de sensibilização e reforço de patrulhamento nas zonas comerciais. O objetivo é garantir a segurança dos comerciantes e clientes, fruto do aumento do fluxo de pessoas em espaços de comércio, dada a proximidade do Natal, e a possibilidade de existirem mais ilícitos criminais.

Durante a operação serão empenhados militares das Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário (SPC).

Nesta edição da Operação “Comércio Seguro 2023”, a GNR terá como parceira a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), com vista à realização de ações de esclarecimento e formação, no âmbito das burlas, em especial as relativas a “falsos funcionários” associadas à prestação dos serviços energéticos.

 

Famalicão: Atriz famalicense dá corpo e alma a tributo ao Minho e às suas mulheres

A Momento – Artistas Independentes, com sede na Lagoa, em Famalicão, apresenta esta sexta-feira, pelas 21h30, no Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, a peça “Província”. Com interpretação integral pela atriz famalicense Luísa Alves, o espetáculo é uma homenagem ao Minho e às suas mulheres, num tributo que nasceu da necessidade de repensar não só território, mas também as tradições desta região.

A peça «não responde, não resolve, mas questiona sobre as tradições que queremos passar aos filhos, aos netos», explica o diretor artístico da companhia. Diogo Freitas, que é também o encenador da peça, dá conta que o trabalho que agora é exibido pesquisou as figuras femininas de Maria da Fonte (ou Revolução do Minho, o nome dado a uma revolta popular ocorrida na primavera de 1846), de Deu-La-Deu (personagem lendária que se tornou na principal figura de Monção) e, em Antígona (figura da mitologia grega).

Para este famalicense, o espetáculo confronta o público com «as tradições», com as «razões» que levam uma tradição a «perder-se no tempo» ou sobre a escolha daquelas que «precisam de morrer, as que precisam de ser salvas ou transformadas para passar de geração em geração».

Este projeto artístico que, na noite desta sexta-feira, sobe ao palco do Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, começou a ser preparado há dois anos e implicou investigações nesta cidade, bem como em Monção e Paredes de Coura, no distrito de Viana do Castelo; e em Riba de Ave, Vila Nova de Famalicão. Por este motivo, a peça será apresentada nestes quatro municípios. A 2 de dezembro, no Teatro Narciso Ferreira, em Riba de Ave, Vila Nova de Famalicão, segue-se, a 7 de dezembro, no Centro Cultural de Paredes de Coura e, dois dias depois, no Cine Teatro João Verde, em Monção.

Bilhetes à venda nos locais e na BOL: https://www.bol.pt/Comprar/Pesquisa?q=prov%C3%ADncia&dist=0&e=0

 

Famalicão: Dois detidos sem carta de condução

psp agente transito policia radar operacao velocidade estrada

Esta quarta-feira, na cidade de Famalicão, a PSP deteve dois condutores, com 39 e 27 anos, por não possuírem documentos que os habilitasse para o exercício da condução.

Os detidos foram notificados para comparecerem no Tribunal Judicial de Vila nova de Famalicão.

Aldeia Natal da Trofa abre a 1 de dezembro

A “Aldeia Natal” na Trofa começa a 1 de dezembro e prolonga-se até ao final do mês, com uma programação variada, acolhedora e animada. Tudo concentrado na Alameda da Estação.

A novidade deste ano é a pista de gelo com 200 metros quadrados, de utilização gratuita. Mas não faltam os carrosséis, o street food, comboio de natal, coreto, casa do pai natal, o presépio, a feira do livro, a árvore de 16 metros, o mercadinho de natal e os espetáculos de dança e música.

A Casa do Pai Natal será um dos pontos de visita, entre as 10h30 e as 12h30 e das 15h30 às 19h30, nos fins-de semana de 2 e 3 e de 8, 9 e 10 e na semana de 16 a 23 de dezembro. Nestas datas, as crianças poderão interagir com o pai natal, a mãe natal e com os divertidos duendes.

Esta Aldeia Natal abre a 1 de dezembro, com uma mega parada de natal, com concentração às 15 horas, nos Paços do Concelho, numa iniciativa que juntará o movimento associativo, a comunidade escolar e o público em geral.

A tenda do Mercadinho de Natal será palco de concertos e espetáculos de dança, no feriado, 8 de dezembro, e a Escola MTV4Dance apresenta um espetáculo pelas 17h00. No domingo, 10 de dezembro, será a vez da Alva – Escola de Artes de Palco apresentar um espetáculo de dança, a partir das 16h00. O dia 17 dezembro está reservado para a atuação da Escola Passos de Dança, às 16h00. A terminar, a Orquestra Urbana da Trofa fará um concerto de natal, no sábado, 23 de dezembro, pelas 18h00. Todas as atividades têm entrada gratuita.

O “Pai Natal sobre Rodas” percorre as ruas nos sábados de 2, 9, 16 e 23 de dezembro, visitando duas freguesias por dia.

«A Aldeia Natal é o nosso objetivo de juntar as famílias num ambiente verdadeiramente natalício, onde as crianças possam se divertir e os adultos possam assistir a concertos, espetáculos e comprar produtos artesanais e locais», salienta Sérgio Humberto, presidente da Câmara Municipal da Trofa.

O recinto da Aldeia Natal abre ao público de segunda a quinta-feira, das 16h00 às 22h00. Às sextas-feiras, das 16h00 às 23h00, aos sábados, das 16h00 às 23h00 e aos domingos e feriados, das 10h30 às 22h00.