Ribeirão quer uma nova sede da junta

No dia em que soprou as velas do seu 32.º aniversário, a vila de Ribeirão lembrou que tem ainda muitos sonhos por concretizar. A requalificação do edifício da Junta, construído há 35 anos, é um deles e foi uma das ambições apontadas esta terça-feira, 3 de julho, pelo presidente da freguesia, Adelino Oliveira, na sessão solene comemorativa da efeméride, que contou com a presença do presidente da autarquia, Paulo Cunha.

Ribeirão está em festa e mais do que enaltecer o muito que foi feito nos últimos anos, ontem foi dia de olhar em frente e de “renovar desejos”.

Para além da ambição da realização de uma “intervenção profunda” na sede da Junta de Freguesia, “dando-lhe muito mais capacidade para aqueles que são os atuais desafios da comunidade”, Adelino Oliveira manifestou ainda o forte desejo de dotar a vila de uma zona de lazer ribeirinha e na necessidade de se intervir na Avenida da Indústria, por forma a facilitar a circulação automóvel e garantir a segurança dos peões.

Ambições que Paulo Cunha considerou serem “legítimas, equilibradas e justas”.

“Aquilo que nos pede faz todo o sentido. É bom lembrar que hoje uma junta de freguesia tem muitos mais serviços do que tinha há 10 ou 15 anos. No futuro terá ainda mais e, por isso, é preciso criar condições infraestruturais para que Ribeirão reúna as condições necessárias para que estes serviços sejam prestados com qualidade à população”, disse.

Mas porque nem só de obra se faz a freguesia de Ribeirão, ambos os autarcas apelaram ainda ao envolvimento de todos os concidadãos na definição do futuro da freguesia e do concelho.

“O envolvimento das pessoas no desenvolvimento desta vila é outro dos desafios para o futuro. Noto que esta comunidade está sempre presente, pronta para dar contributos e a ajudar a resolver os problemas que eles próprios colocam”, referiu a propósito Adelino Oliveira.

A corresponsabilização e o envolvimento de todos os famalicenses foram também apontados por Paulo Cunha como o caminho a seguir para que o processo coletivo seja bem-sucedido. “É importante colocarmos um pouco mais de nós em todo este percurso. Este é talvez o nosso maior desafio de futuro”, referiu.

Refira-se que a cerimónia ficou ainda marcada pela homenagem da Junta da Freguesia a atletas, instituições, empresas e demais cidadãos ribeirenses que têm contribuído para o engrandecimento da vila.

Famalicão: Léo Realpe começa com «metas claras» e a ambição de jogar mais

A primeira voz a ouvir-se no seio do FC Famalicão para a nova época desportiva é a de Léo Realpe. O jovem defesa, que na época passada teve a primeira oportunidade na equipa principal, promete aos adeptos que dele e da equipa «nada faltará. Deixaremos tudo dentro do campo. Acreditem em nós», pede. No regresso de férias, o defesa central considera que foi «muito importante recarregar energia para vir com toda a vontade de conquistar as minhas metas que são claras, tal como as do clube».

Aos canais do Famalicão, no segundo dia da nova temporada, o jogador, contratado em setembro do ano passado, sente-se mais enquadrado «porque conheço melhor os meus colegas», fator importante «para benefício da equipa. Todos já se conhecem e quem vier que venha para acrescentar valor. Será bem recebido, tal como eu fui».

Para 25/26, e depois das boas sensações de ter jogado a última partida da época passada, Realpe espera «mais minutos. Estou muito focado, tenho de treinar mais e ser mais concentrado» para ter mais chamadas à equipa titular e regressar à seleção nacional do Equador. «Valorizo muito a confiança que o clube deposita em mim. Tenho a ambição de jogar mais, ajudar a equipa e representar o meu país. Por isso, é importante jogar muito no Famalicão».

Famalicão: Impasse na manutenção da equipa feminina no campeonato nacional

O Tribunal Central Administrativo do Sul deu razão a uma providência cautelar interposta pelo Damaiense contra a Federação Portuguesa de Futebol. Deste modo, a entidade que tutela o futebol nacional está obrigada a reintegrar provisoriamente o clube no principal campeonato nacional feminino. Recorde-se que o Damaiense não foi aprovado para disputar as competições organizadas pela Federação, por ter falhado os critérios de licenciamento. No decurso desta decisão, a FPF convidou o FC Famalicão a “voltar” para a Liga BPI, dado que tinha sido despromovido após perder o play off com o Rio Ave.

Fonte da FPF disse à agência Lusa que foi notificada da decisão sem ser ouvida e que está a preparar a sua posição no processo.

Famalicão: Rotary entrega desfibrilhadores a quatro IPSS

O Rotary Club de Famalicão ofereceu desfibrilhadores Automáticos Externos a quatro IPSS do concelho de Famalicão, por conta do angariado no LAP50 Ultra Trail by Rotary Famalicão. Foram contemplados: Instituto São José, Centro Social de Landim, Mais Plural e Santa Casa de Misericórdia.

Desde a primeira edição que o resultado líquido dos trail destinou-se a equipar associações do concelho. Este ano houve uma alteração, favorecendo mais do que uma instituição, porque foi criado o Projecto Restart (Rede Concelhia de Desfibrilhadores Automáticos) que visa equipar todas as IPSS do concelho com um DAE, financiados pelo resultado da prova de trail.

A cerimónia de entrega dos equipamentos, que ocorreu nas instalações da CESPU, contou com a presença do presidente do RC Famalicão, Jorge Teixeira e Emanuel Costa, responsável pela organização do trail. As Instituições fizeram-se representar por António Peixoto (Santa Casa da Misericórdia), Carolina Pinto (Mais Plural), Priscila e Maria João (Instituto S. José) e Liliana Carvalho (Centro Social Landim).

O RC Famalicão agradece, na pessoa de Marisa Machado, a cedência das instalações e a presença de todos, incluindo a empresa Prestige Health, representada pelo enfermeiro José Luís Martins que, para além de ser o fornecedor do material, deu explicações sobre o seu funcionamento.

Famalicão: Miguel 7 Estacas anima Mostra Comunitária de Carreira e Bente

O Parque de Lazer do Espinhal recebe, no próximo sábado, a Mostra Comunitária de Carreira e Bente, iniciativa que contempla, entre outras atividades, o concurso “O pudim mais famoso da freguesia” e o humor de Miguel 7 Estacas.

Confira a programação:

12h00 | Almoço “Sabores da Terra, servidos por quem faz a festa!”
14h30 | Atuação musical: alunos do JI e EB de Carreira e Bente
15h30 | Atuação musical: Academia Sénior de Carreira e Bente
16h30 | Atuação musical: Rancho Folclórico da Flor do Monte
17h30 | Divulgação dos vencedores do concurso “O pudim mais famoso da freguesia”
19h00 | Jantar: “Uma freguesia, muitos sabores!”
20h30 | Atuação: “Trio de palhaços do circo Cardinali”
22h00 | Stand up comedy: Miguel 7 Estacas
23h30 | Encerramento da Mostra Comunitária

Famalicão: Quinta das Pirâmides, Reserva Alvarinho 2021, vence concurso da Região Demarcada dos Vinhos Verdes

O vinho Quinta das Pirâmides, Reserva Alvarinho 2021, venceu o prémio Grande Ouro, categoria Vinhos com Estágio, no Concurso de Vinhos da Região Demarcada dos Vinhos Verdes, que premiou 79 vinhos em 12 categorias, entre mais de 260 amostras. O prémio em causa, dos mais importantes, distinguiu uma marca famalicense da empresa Darumi – Soc. Agric. e Turística Lda, da freguesia de Telhado, Famalicão.

Promovido anualmente pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) e com o apoio da CA Seguros, o Concurso de Vinhos da Região Demarcada dos Vinhos Verdes distinguiu apenas três produtos com a Grande Medalha de Ouro, 15 na Categoria Ouro e 61 na Prata.

Os prémios não são nada estranhos a esta empresa vinícola de Telhado que recentemente venceu o prémio Medalha de Bronze – Decanter World Wine Awards 2025 com o Alvarinho Barricas de Carvalho 2022, no prestigiado concurso Decanter World Wine Awards, que já vai na 22.ª edição, sendo uma das mais importantes competições mundiais no setor. Dentro do vasto leque a concurso, esta marca famalicense obteve 89 pontos. Também obteve a Medalha de Prata no Concurso Mundial de Bruxelas, Alvarinho Reserva 2022 (estagiada em barrica de carvalho).

Os vinhos verdes Quinta das Pirâmides são produzidos na região de excelência dos Vinhos Verdes, em terrenos bem drenados, arejados, ricos em matéria orgânica e com uma excelente exposição solar onde predominam as castas Alvarinho, Loureiro e Trajadura. Os prémios refletem a aposta no cuidado com o detalhe, na tradição aliado à modernização.

Famalicão: José Simões e Francisco Azevedo foram os mais rápidos no Conquer´25

O Conquer´25, prova em formato de maratona e meia maratona de BTT, teve como mais rápido na distância longa, José Simões e no percurso mais curto Francisco Azevedo. Estes foram os melhores entre os cerca de 250 atletas que participaram, no passado domingo, na prova organizada pela Associação Amigos do Pedal.

Os participantes pedalaram por montes e vales de Famalicão, numa aventura guiada por GPS, que desafiou os mais audazes num percurso de 70 km e os restantes em 40 km que revelaram a beleza do concelho, com muitos trilhos desafiantes para quem é amante do BTT.

A partida foi feita no Parque da Devesa, com os participantes a saírem juntos – para os que foram percorrer os trilhos para registo de tempo – mas também todos os outros que apenas participaram pela aventura e para desfrutar de tudo o que o traçado oferecia.

«Foi uma excelente organização, que montou um percurso muito divertido, com trilhos e singletrack’s que nos desafiaram bastante, com passagem por algumas zonas novas nos montes aqui à volta. Gostei muito deste desafio», registava, no final, um dos participantes.

Já a organização, pela voz de Francisco Carvalho, fala de «uma prova diferente daquelas que organizamos, onde a parte lúdica do BTT está muito presente, porque junta os amantes da modalidade e mostra as muitas potencialidades do concelho, quer do património histórico e cultural, mas também natural de toda a região». O presidente dos Amigos do Pedal acrescenta que «foi um prazer desenhar este percurso, que levou quem veio a percorrer os trilhos e a viver exatamente o espírito do Conquer, que é desfrutar, ao seu ritmo, quer do percurso quer dos espaços por onde fomos passando».

Ainda este ano os Amigos do Pedal vão organizar, a 13 de setembro, o BTT Nigth Race, prova de circuito urbano no centro da cidade de Famalicão.