
O auditório do Fórum Trofa XXI recebe, na manhã da próxima segunda-feira, às 10 horas, a sessão de abertura da Semana da Leitura, momento que terá a participação de Ivo Arantes, escritor, professor de Educação Musical, do jardim de infância até ao 2º ciclo, canta e dirige coros religiosos, em Vale de S. Martinho – Famalicão, sendo autor do livro “Os lendários Heróis do Ambiente”.
Na sessão inaugural será assinado o protocolo de Cooperação da Rede de Biblioteca da Trofa, parceria tripartida entre a Câmara Municipal e os agrupamentos de escolas da Trofa e de Coronado e Castro. O documento visa potenciar o trabalho colaborativo desenvolvido pelo serviço de apoio às bibliotecas escolares da Trofa, rentabilizando recursos humanos, tecnológicos e informacionais e ações cooperativas no intuito de elevar o nível educativo e cultural do concelho, em prol do progresso dos níveis de literacia dos cidadãos. Ainda com este protocolo a autarquia trofense pretende criar e garantir a atualização do Portal Digital da Rede de Bibliotecas da Trofa e o catálogo bibliográfico concelhio e fomentar o empréstimo inter-bibliotecas e o desenvolvimento de políticas de aquisições concertadas que visem a otimização de recursos.
Direcionado para alunos, professores, pais e encarregados de educação, auxiliares e direções de todos os agrupamentos e escolas públicas do concelho, “Trofa a Ler 2023” pretende ser ainda mais abrangente com o envolvimento de toda a comunidade. Neste sentido, na terça-feira, 7 de março, lança o desafio “10 minutos a ler”, aberto a toda a população que é desafiada a partilhar fotografias do momento nas redes sociais, com o hashtag #10minutostrofaler2023.
Mercado de livros gratuitos
Também faz parte desta Semana da Leitura a décima edição do “Ler não custa nada, mesmo nada!”, mercado de livros gratuito na Casa da Cultura. Uma iniciativa que promove a partilha e troca de livros até ao dia 11 de março. A Câmara Municipal apela à comunidade que entregue na Casa da Cultura, bibliotecas escolares do concelho e na antiga estação da Trofa, livros e/ou revistas.
O Agrupamento de Escolas de Coronado e Castro desenvolverá atividades várias direcionadas para os alunos e para a comunidade, desde o “desafio de escrita – E se pegássemos na caneta?”, passando pelo “Projeto Escola a Ler: Tempo para ler e pensar”, “Doces leituras com pais e encarregados de educação”, “Leituras dramatizadas na biblioteca”, hora do conto “O Príncipe Nabo e Amor de Perdição” pela contadora de histórias Ana Esteves até à dramatização do conto infantil “Corre, corre, cabacinha” pelo grupo sénior do Centro Comunitário Municipal da Trofa, que atuará no polo do Coronado.
Já o agrupamento de Escolas da Trofa organizará um conjunto de ações como “Leituras em família nas EB”, “Ler Especial”, “Hora do conto”, “Embaixadores da Leitura na EB2/3”, “Encontro com o escritor/ilustrador Pedro Leitão nas EB”, “Concurso de Leitura Expressiva na EB2/3” e a Votação “Miúdos a votos” – 1º e 2º ciclo.