Teatro gratuito para todas as idades na Trofa

O Festival de Teatro da Trofa está de regresso de 9 a 20 de março, em vários locais do concelho, com acesso gratuito, mas com obrigatoriedade de levantar bilhetes, na Casa da Cultura, na Câmara Municipal, no Polo do Coronado e junto dos grupos de teatro do concelho.

Estão programadas cinco sessões, com a participação dos grupos de teatro trofenses – Alva – Associação Artes, Palco e do GTAC – Grupo de Teatro Amador do Coronado. E, ainda, com a participação das companhias de Teatro Ali’Arte Associação Cultural, Protagoniza Magia e ADN de Palco.

O salão paroquial de S. Mamede do Coronado recebe a primeira peça de teatro intitulada “A Tentação, da autoria do GTAC – Grupo de Teatro Amador do Coronado, no dia 9 de março, pelas 21h30.

A 16 de março, sábado, Alva- Associação Artes de Palco apresenta o musical “Charlie, a Fabrica de Chocolate“, no Salão Paroquial de Alvarelhos, a partir das 21h30. No dia seguinte, 17 de março, sobe ao palco do auditório AEBA- Associação Empresarial do baixo Ave, duas matinés da comédia “De Sogra e de Louco…todos temos um pouco, pela companhia Ali’Arte Associação Cultural, às 15h00 e às 18h00.

Direcionado para as escolas do 1.º Ciclo do Concelho da Trofa, a Protagoniza Magia apresenta o musical “Ariel – A Princesa dos Mares. As sessões estão agendadas para 19 de março, às 10h30 e 14h30, no Salão Paroquial de Alvarelhos.

A encerrar o Festival de Teatro, a Câmara Municipal da Trofa apresenta no dia 20 de março, no Salão Paroquial de Alvarelhos, às 10h30 e às 14h30, “Oz – O Musical”, para todas as escolas do Pré-Escolar do Concelho. Conta com figurinos coloridos, música, dança, novas dinâmicas cénicas, muita interatividade, efeitos especiais através do recurso a máquinas de fumo e de bolhas de sabão, entre muitos outros elementos inovadores.

Deixe um comentário

Famalicão: “O Patinho Jimi” é apresentado em Vermoim

O auditório da Junta de Freguesia de Vermoim recebe, no próximo sábado, às 16 horas, o lançamento do livro “O Patinho Jimi”, do escritor José António de Carvalho.

Para além da apresentação da obra, que aborda a questão do meio ambiente, o evento conta com esclarecimentos por Manuel Cunha, sobre a poluição, momentos de música e canções por Paulo Dias.

A entrada é livre até à lotação da sala.

 

Santo Tirso: Dupla escala muro de casa, entra pelo 2º andar, ameaça dono e foge com 15 mil euros

Um idoso foi alvo de um violento assalto na manhã deste domingo, em São Martinho do Campo, Santo Tirso. O crime aconteceu por volta das 06h00, na Travessa Aldeia do Monte, quando dois homens encapuzados, com cerca de 30 anos, escalaram o muro da casa entraram pelo segundo andar.

No interior, dirigiram-se ao quarto onde se encontrava o proprietário da moradia. Sob ameaça de morte, e utilizando luvas e meias nas mãos, retiraram-no da cama e colocaram-no na cadeira de rodas, obrigando-o a conduzi-los até ao cofre da habitação. Os assaltantes conseguiram obter o código e levaram cerca de 15 mil euros em dinheiro, bem como várias peças valiosas.

Durante o assalto, a cuidadora do idoso apercebeu-se da presença dos intrusos, mas também foi ameaçada e retida numa zona da casa sob vigilância dos criminosos.

Os dois homens colocaram-se em fuga e o caso está agora a ser investigado pela Polícia Judiciária.

Chuva intensa e trovoada colocam região sob aviso amarelo

Este domingo, o distrito de Braga está sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros. A chuva poderá surgir acompanhada de trovoada e, em alguns casos, de granizo.

O alerta, emitido pelo IPMA, mantém-se em vigor até às 21:00.

A previsão aponta para mais chuva na segunda-feira. A partir daí, espera-se uma melhoria do tempo, com vários dias seguidos sem precipitação.

Famalicão: Mónica Jarimba e Bruno Alves cantam Fado na Casa das Artes

Na noite desta quinta-feira, a partir das 21h30, há Fado no Café-concerto da Casa das Artes de Famalicão, com a vozes de Mónica Jarimba e de Bruno Alves.

João Martins estará com a guitarra portuguesa, João Araújo com a viola de Fado e Filipe Teixeira na viola baixo.

Esta é uma coprodução da Casa das Artes de Famalicão e a ACAFADO – Associação Cultural & Artística Famalicão Fado.

Entrada a 3 euros; estudantes, Cartão Quadrilátero Cultural e seniores: 1,5 euros.

O Fado é celebrado mensalmente na Casa das Artes e, além de receber fadistas consagrados, também dá a oportunidade a novos intérpretes, músicos e até compositores para atuarem em Famalicão.

Município da Trofa reforça compromisso com a inclusão digital

A Câmara Municipal da Trofa operacionalizou um conjunto de melhorias no website institucional, para alcançar a atribuição do Selo Prata de Usabilidade e Acessibilidade, uma distinção promovida pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA) e pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (INR).

Estas medidas permitem melhorar a experiência de todos os utilizadores, com especial enfoque no compromisso com a inclusão digital e em tornar mais eficiente a utilização dos serviços públicos online por parte dos cidadãos.

Entre as várias melhorias implementadas, destaca-se a integração de um menu de acessibilidade visível, presente em todas as páginas do website, que permite aos utilizadores personalizar a sua experiência de navegação de acordo com as suas necessidades específicas. Este menu inclui seleção de idioma, perfis de acessibilidade pré-definidos (Deficiência Motora, Cego, Daltónico, Dislexia, Baixa Visão, Cognitivo e Aprendizagem, Convulsão e Epilepsia e TDAH), e uma vasta gama de funcionalidades personalizáveis.

Esta certificação reconhece o esforço da autarquia na promoção da acessibilidade digital e inclusão, assegurando que todos os cidadãos, incluindo pessoas com deficiência ou necessidades especiais, possam aceder e utilizar os serviços online de forma simples, eficaz e autónoma.

Marca de moda italiana Iceberg escolhe Famalicão para celebrar 50 anos

A prestigiada marca de moda italiana Iceberg escolheu Vila Nova de Famalicão, a Cidade Têxtil de Portugal, para comemorar o seu 50.º aniversário.

A conferência “O Presente e o Futuro da Moda e da Indústria Têxtil Europeia: Cooperação, Talento e Inovação”, que vai decorrer na Fundação Cupertino de Miranda, esta sexta-feira, a partir das 19h00, é um dos momentos altos das comemorações da marca em Famalicão, reunindo representantes da Iceberg, do Citeve, da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal num debate sobre os desafios e oportunidades do setor.

A comemoração dos 50 anos da marca italiana conta com a colaboração do Município de Famalicão, da Isabel Ferreira Concept Store, espaço de referência na curadoria de moda de autor, e da própria Fundação Cupertino de Miranda, num evento que vai reunir personalidades ligadas à moda nacional, figuras públicas, empresas e entidades dos setores da moda e do têxtil em Portugal.

As presenças do diretor geral de marcas do Grupo Gilmar, Corrado Masini, do diretor criativo da Iceberg, James Long, e da diretora de comunicação do Grupo Gilmar, Valentina Fornara, estão já confirmadas.

Fundada em 1974, a Iceberg pertence ao prestigiado Grupo Gilmar e tornou-se um símbolo da moda italiana ao reinventar o conceito de sportswear de luxo. Inicialmente dedicada à produção de malhas, destacou-se desde cedo pela fusão arrojada entre arte contemporânea, cultura pop e sofisticação técnica. A chegada de Jean-Charles de Castelbajac marcou uma viragem criativa, com coleções inspiradas na pop art e no universo gráfico de personagens como o Popeye e o Snoopy.

Ao longo do tempo, o ADN inovador da marca foi enriquecido por criadores como Andy Warhol, Vivienne Westwood, Marc Jacobs ou Giambattista Valli. Hoje, sob a direção criativa de James Long, a Iceberg continua a afirmar-se na vanguarda da moda urbana de luxo, posicionando-se como uma das mais desejadas marcas de luxo a nível mundial.