Trofa celebra 23 anos com programa para toda a comunidade

A 19 de novembro celebra-se o 23.º aniversário da passagem da Trofa a concelho, data que será comemorada com diversas atividades, dirigidas a toda a comunidade, e organizadas pela Câmara Municipal da Trofa.

Além da habitual sessão solene evocativa da data, haverá concertos, exposições, conferências, será ligada a iluminação de Natal, está prevista a entrega de prémios de mérito escolar com homenagem ao professor, passeio de bicicletas, etc.

A comemoração irá decorrer durante seis dias, num programa preparado pela Câmara Municipal. Para o presidente da autarquia, Sérgio Humberto, «o feriado municipal de 19 de novembro é um momento com grande significado para todos os Trofenses, e por isso mesmo, é importante que comemoremos juntos. São 23 anos de História da Trofa, 23 anos de independência do nosso Município e um grande legado, que merece ser sempre assinalado», destaca.

A “festa” tem início a 16 de novembro, quarta-feira, com a entrega de prémios de Mérito Escolar 2019/2020 e 2020/2021 e a homenagem ao Professor. O momento está marcado para as 18h00 e irá decorrer no Auditório do Fórum Trofa XXI.

No dia 17, os “Autarcas vão à Escola”. Pelas 10h00, a visita será feita à Escola Básica de Giesta e pelas 14h30 à Escola Básica do Paranho. No mesmo dia, pelas 15h00, assinala-se também o 20º aniversário do Centro Comunitário do Município da Trofa e tem lugar a inauguração da exposição “Retratos de Vida”, no Auditório do Fórum Trofa XXI. O evento é dirigido apenas aos utentes do CCMT e convidados.

Quinta-feira, dia 18 novembro, há Projeto Holograma às 09h30 e 11h00, no auditório da junta de freguesia de S. Martinho de Bougado. Em causa, o concerto “Les Feuilles Mortes”, dirigido aos alunos do 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. O Projeto Holograma volta a ter sessão pelas 21h00, desta vez dirigida a toda a comunidade. A apresentação “O filme das nossas vidas”, no mesmo local, é desenvolvida pelos utentes da APPACDM com o serviço educativo da Casa da Música. Neste mesmo dia, terá também lugar uma conferência sobre “O Crescimento e a Sustentabilidade na Trofa do futuro”, marcada para as 14h00, no auditório da AEBA.

Na sexta-feira, dia 19, Feriado Municipal, terá lugar a habitual cerimónia de hastear das Bandeiras, pelas 10h00, no Polo 1 da Câmara Municipal. Pelas 11h30 há Missa Solene na Capela de Nossa Senhora das Dores. Às 17h00, decorre a sessão solene, no Auditório do Fórum Trofa XXI. No mesmo dia, o Projeto Holograma traz um Concerto de Novos Talentos – “From Atomic” – ao Auditório da Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado, pelas 21h30. A iniciativa tem entrada livre e é destinada ao público em geral.

Já no sábado, 20 de novembro, há Concerto Famílias no âmbito do Projeto Holograma, pelas 10h00 e pelas 11h30, no auditório da Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado. “Les Feuilles Mortes” é dirigido ao público em geral. O projeto tem nova sessão pelas 21h30, com Concerto Ensemble Solistas, com a participação dos Solistas da Orquestra Barroca, Orquestra Sinfónica do Porto, Remix Ensemble e Coro da Casa da Música, no mesmo auditório. Às 17h00 há também concerto da Banda de Música da Trofa, no Auditório do Fórum Trofa XXI, aberto ao público em geral.

O domingo, 21 de novembro, abre com o projeto Holograma que apresenta Concerto Famílias – “O Carnaval dos Animais”, às 10h00 e às 11h30, no auditório da Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado. Pelas 10h00, há Passeio de Bicicletas Antigas com partida e chegada dos Parques de Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro. À tarde, pelas 15h00, decorre a cerimónia de Entrega de Prémios do Concurso Lusófono da Trofa – Prémio Matilde Rosa Araújo 2021, com apresentação do livro do vencedor da edição de 2020. A iniciativa contará com um Momento Musical interpretado pela Orquestra Ritmos Ligeiros e terá lugar na Antiga Estação da Trofa. No âmbito do Projeto Holograma, “O filme das nossas vidas” é a apresentação marcada para as 17h00, no auditório da Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado, com entrada livre.

A 22 de novembro, último dia do programa, há sessões do “Carnaval dos Animais”, pelas 09h30 e pelas 11h00, concerto destinado aos alunos do pré-escolar, que terá lugar no auditório da Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado.

Dádiva de Sangue na Lama (Santo Tirso)

A Associação de Dadores de Sangue de V. N. de Famalicão promove, no próximo domingo, uma colheita de sangue no salão paroquial da Lama, no concelho de Santo Tirso. Com apoio do Grupo de Jovens desta localidade, da paróquia e da Junta de Freguesia, esta colheita é aberta população em geral.

A iniciativa decorre entre as 9 e as 12h30, pelo Instituto Português do Sangue e do Transplantação.

Santo Tirso: Dupla escala muro de casa, entra pelo 2º andar, ameaça dono e foge com 15 mil euros

Um idoso foi alvo de um violento assalto na manhã deste domingo, em São Martinho do Campo, Santo Tirso. O crime aconteceu por volta das 06h00, na Travessa Aldeia do Monte, quando dois homens encapuzados, com cerca de 30 anos, escalaram o muro da casa entraram pelo segundo andar.

No interior, dirigiram-se ao quarto onde se encontrava o proprietário da moradia. Sob ameaça de morte, e utilizando luvas e meias nas mãos, retiraram-no da cama e colocaram-no na cadeira de rodas, obrigando-o a conduzi-los até ao cofre da habitação. Os assaltantes conseguiram obter o código e levaram cerca de 15 mil euros em dinheiro, bem como várias peças valiosas.

Durante o assalto, a cuidadora do idoso apercebeu-se da presença dos intrusos, mas também foi ameaçada e retida numa zona da casa sob vigilância dos criminosos.

Os dois homens colocaram-se em fuga e o caso está agora a ser investigado pela Polícia Judiciária.

Chuva intensa e trovoada colocam região sob aviso amarelo

Este domingo, o distrito de Braga está sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros. A chuva poderá surgir acompanhada de trovoada e, em alguns casos, de granizo.

O alerta, emitido pelo IPMA, mantém-se em vigor até às 21:00.

A previsão aponta para mais chuva na segunda-feira. A partir daí, espera-se uma melhoria do tempo, com vários dias seguidos sem precipitação.

Município da Trofa reforça compromisso com a inclusão digital

A Câmara Municipal da Trofa operacionalizou um conjunto de melhorias no website institucional, para alcançar a atribuição do Selo Prata de Usabilidade e Acessibilidade, uma distinção promovida pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA) e pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (INR).

Estas medidas permitem melhorar a experiência de todos os utilizadores, com especial enfoque no compromisso com a inclusão digital e em tornar mais eficiente a utilização dos serviços públicos online por parte dos cidadãos.

Entre as várias melhorias implementadas, destaca-se a integração de um menu de acessibilidade visível, presente em todas as páginas do website, que permite aos utilizadores personalizar a sua experiência de navegação de acordo com as suas necessidades específicas. Este menu inclui seleção de idioma, perfis de acessibilidade pré-definidos (Deficiência Motora, Cego, Daltónico, Dislexia, Baixa Visão, Cognitivo e Aprendizagem, Convulsão e Epilepsia e TDAH), e uma vasta gama de funcionalidades personalizáveis.

Esta certificação reconhece o esforço da autarquia na promoção da acessibilidade digital e inclusão, assegurando que todos os cidadãos, incluindo pessoas com deficiência ou necessidades especiais, possam aceder e utilizar os serviços online de forma simples, eficaz e autónoma.

Marca de moda italiana Iceberg escolhe Famalicão para celebrar 50 anos

A prestigiada marca de moda italiana Iceberg escolheu Vila Nova de Famalicão, a Cidade Têxtil de Portugal, para comemorar o seu 50.º aniversário.

A conferência “O Presente e o Futuro da Moda e da Indústria Têxtil Europeia: Cooperação, Talento e Inovação”, que vai decorrer na Fundação Cupertino de Miranda, esta sexta-feira, a partir das 19h00, é um dos momentos altos das comemorações da marca em Famalicão, reunindo representantes da Iceberg, do Citeve, da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal num debate sobre os desafios e oportunidades do setor.

A comemoração dos 50 anos da marca italiana conta com a colaboração do Município de Famalicão, da Isabel Ferreira Concept Store, espaço de referência na curadoria de moda de autor, e da própria Fundação Cupertino de Miranda, num evento que vai reunir personalidades ligadas à moda nacional, figuras públicas, empresas e entidades dos setores da moda e do têxtil em Portugal.

As presenças do diretor geral de marcas do Grupo Gilmar, Corrado Masini, do diretor criativo da Iceberg, James Long, e da diretora de comunicação do Grupo Gilmar, Valentina Fornara, estão já confirmadas.

Fundada em 1974, a Iceberg pertence ao prestigiado Grupo Gilmar e tornou-se um símbolo da moda italiana ao reinventar o conceito de sportswear de luxo. Inicialmente dedicada à produção de malhas, destacou-se desde cedo pela fusão arrojada entre arte contemporânea, cultura pop e sofisticação técnica. A chegada de Jean-Charles de Castelbajac marcou uma viragem criativa, com coleções inspiradas na pop art e no universo gráfico de personagens como o Popeye e o Snoopy.

Ao longo do tempo, o ADN inovador da marca foi enriquecido por criadores como Andy Warhol, Vivienne Westwood, Marc Jacobs ou Giambattista Valli. Hoje, sob a direção criativa de James Long, a Iceberg continua a afirmar-se na vanguarda da moda urbana de luxo, posicionando-se como uma das mais desejadas marcas de luxo a nível mundial.

Famalicão: BV Famalicão assinalaram 135 anos com sessão solene

No passado sábado, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Famalicenses assinalou o 135º aniversário com uma sessão solene marcada pela imposição de insígnias e pela condecoração com emblemas de ouro, prata e bronze, a um conjunto de personalidades e elementos da corporação pelos serviços prestados à Associação.

“São exemplo de prontidão e resposta à população, zelam pela segurança das pessoas e bens e é justo reconhecer esta capacidade de servir e este exemplo de dedicação”, afirmou Mário Passos, o Presidente da Câmara de Famalicão que marcou presença na cerimónia.

O autarca lembrou ainda o apoio do Município que tem vindo a ser reforçado ao longo dos anos com um aumento de 40% no valor das verbas, ultrapassando os 700 mil euros.

No decorrer do evento, a corporação de bombeiros foi presenteada com seis novas viaturas, nomeadamente um camião cisterna, duas ambulâncias, uma viatura de socorro e um automóvel ligeiro.

Avelino Reis, atual Presidente da Associação Humanitária, relembra o propósito e dedicação da corporação “continuamos a trabalhar para dar ao corpo de bombeiros todas as condições para servir com prontidão, eficácia e capacidade de resposta as populações”.