Trofa com verdadeiro espírito natalício

Entre 1 e 23 de dezembro, o centro da Trofa é um verdadeiro Mercado de Natal, com divertimentos gratuitos, desde comboio de natal, mega rampa de gelo, pista de bumpers cars, casa do Pai Natal, presépios gigante, mega parada de Natal, animação de rua, ateliers, gospel, concertos, street food, feira do livro, mercadinho.

A Alameda da Estação e Parques Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro serão os locais onde a animação natalícia, de acesso gratuito, será constante.

A programação será variada com o objetivo de juntar a comunidade trofense no espírito natalício, perdido nos últimos dois anos devido à pandemia.

A inauguração do Mercado de Natal está programada para as 15 horas do dia 1 de dezembro com uma mega parada de Natal a percorrer o centro da cidade.

Mas há dias que a iluminação natalícia dá brilho às ruas da cidade, num convite ao Natal. A novidade deste ano foi a colocação de uma Árvore de Natal gigante com 16 metros de altura na Praça dos Paços do Concelho da Trofa.

A Árvore de Natal é um dos “photopoints” de Natal, onde todos os trofenses e todos aqueles que visitam a cidade podem tirar fotos e partilhar nas redes sociais.

Horário da feira do livro

Segunda a Quinta-Feira – 09h30 – 12h30 | 13h30 – 21h00

Sexta a Domingo – 09h30 -12h30 | 13h30 – 23h00

Horário do mercado

Sexta-Feira – 20h00- 23h00

Sábados, Domingos e Feriados – 15h00-23h00

Horário para a presença do Pai Natal

Sábados e Domingos – 16h00 – 18h00

 

 

 

Deixe um comentário

Famalicão: Mercado das Mãos com concerto de Costinha

Este sábado e domingo está a decorrer mais uma edição do Vai à Vila, desta feita dedicado à criatividade e ao artesanato. Na tarde de domingo, às 16 horas, o cantor famalicense Costinha dará um concerto.

O Mercado das Mãos reúne criadores locais que dão vida a peças únicas através de técnicas como croché, ponto cruz e trabalhos em tecido, madeira, papel e outros materiais.

O certame decorre, como sempre, na Praça D. Maria II, entre as 10 e 21 horas, este sábado e, no domingo, abre à mesma hora e e encerra às 18 horas.

UMinho proporciona iniciação de voo a alunos de Engenharia Aeroespacial

Cerca de 90 estudantes da Licenciatura e Mestrado em Engenharia Aeroespacial da Universidade do Minho vão realizar o seu primeiro voo em contexto académico, este sábado, no Aeródromo do Alto Minho. A “janela de voo” vai decorrer das 12h45 às 15h30.

Neste Programa de Adaptação ao Meio Aéreo, os estudantes testam na prática o que aprenderam durante as aulas. Os alunos, na maioria do primeiro ano, vão ainda interagir com os profissionais do aeródromo para projetos desenvolvidos em contexto de aula.

Na licenciatura, uma das disciplinas tem vindo a desafiar os estudantes com projetos de conceção e construção em parceria com o setor. Em 2024, criaram um planador com materiais em fim de vida em parceria com empresas locais, em 2025 estudaram e afinaram um planador de aeromodelismo e em 2026, os alunos vão lançar um balão atmosférico que irá recolher informação atmosférica até aos 36km de altitude.

Já os alunos do 2.º ano construíram este ano letivo minifoguetes com altitude máxima de 400m e tempo de voo até dois minutos com aterragem por paraquedas. Os rockets serão lançados às 16h00, também no Cerval. O momento prevê a presença do presidente do Município de Cerveira, Rui Teixeira, e do Município de Valença, José Manuel Carpinteira.

A agenda dos alunos no aeródromo inclui, na parte da manhã, as boas-vindas pela pró-reitora Sandra Dias Fernandes, o lançamento de um balão atmosférico, uma palestra sobre limitações humanas no ambiente aeronáutico, um workshop sobre desafios da acrobacia aeronáutica e uma aula de mecânica aeronáutica.

Governo vai eliminar passagens de nível entre Nine e Barcelos

O Governo vai avançar com um investimento superior a 300 milhões de euros até ao final de 2030 para eliminar 155 passagens de nível e automatizar outras 79 em todo o país, numa estratégia que pretende reduzir o número de acidentes.

O anúncio foi feito esta quarta-feira pelo ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, em Barcelos, durante a consignação de uma empreitada na Linha do Minho.

A intervenção inclui a supressão de 11 passagens de nível entre Nine e Barroselas e insere-se num plano mais vasto que, segundo a Infraestruturas de Portugal, tem como objetivo baixar os acidentes para menos de 10 por ano até 2030.

A Linha do Minho tem especial impacto no concelho de Vila Nova de Famalicão, uma vez que a freguesia de Nine integra este corredor ferroviário, usado diariamente por milhares de pessoas.

As obras na Linha do Minho deverão estar concluídas até agosto de 2029.

Bebé nasce em casa com ajuda dos bombeiros após alerta durante a noite

Os Bombeiros Voluntários de Vila do Conde participaram, na madrugada deste sábado, no nascimento de um bebé numa habitação do concelho.

O alerta foi dado às 00h36 para prestar assistência a uma grávida em trabalho de parto. No local estiveram dois elementos daquela corporação, apoiados pela SIV local, que realizaram o parto com sucesso.

Mãe e a recém-nascida foram encaminhadas para a unidade hospitalar e estão bem de saúde.

 

Um ferido em grave em colisão na nova variante que liga Famalicão à Maia

Duas pessoas ficaram feridas na sequência de uma colisão entre um carro e uma carrinha, ocorrida na noite desta sexta-feira, na Variante à EN14, em Lantemil, Trofa.

O alerta foi dado pouco depois das 23h. Há registo de um ferido em estado grave, encaminhado de urgência para o Hospital S.João, no Porto.

No local estiveram os Bombeiros Voluntários da Trofa e a SIV de Santo Tirso.

A GNR tomou conta da ocorrência.

Imagem: Os Monhacas

Trofa: Mãe e filha deixaram de ser vistas e foram encontradas mortas em casa

Duas mulheres, mãe e filha, de 80 e 60 anos, foram encontradas mortas esta quinta-feira dentro da casa onde viviam, na Trofa. O caso está a ser investigado pela Polícia Judiciária, avança a Trofa TV.

Segundo o órgão de comunicação, o alerta foi dado por volta das 10h30, depois de uma vizinha ter estranhado não ver as duas há vários meses. A mulher mais velha estava acamada e era cuidada pela filha.

A habitação esteve fechada durante muito tempo, com os portões trancados. Terão existido já algumas tentativas de verificação no local, mas sem sucesso.

A Polícia Judiciária foi chamada à residência, juntamente com os Bombeiros Voluntários da Trofa. No interior da casa, acabaram por ser encontrados os corpos das duas mulheres.

As autoridades estão agora a apurar o que aconteceu, incluindo a data das mortes, com o apoio do Gabinete Médico-Legal.