Uso obrigatório de máscara no ensino superior

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) determina que a utilização de máscara respiratória continuará a ser obrigatória em estabelecimentos de ensino superior e instituições científicas para atividades letivas e não letivas presenciais no ano letivo 2021-2022.

A obrigatoriedade de uso de máscara abrange ainda espaços comuns de residências de estudantes, bibliotecas e espaços de atividades científicas, e destina-se a estudantes, docentes, não docentes, investigadores e outros colaboradores do ensino superior.

O documento determina ainda que seja acautelada a higienização das mãos com solução desinfetante, à entrada e saída dos estabelecimentos, das salas e espaços comuns.

No que respeita à organização das salas de aula, anfiteatros e outras zonas onde decorram atividades com docentes, discentes, investigadores e colaboradores, determina o documento que as salas devem, «quando possível, garantir um distanciamento físico adequado entre as pessoas, sem comprometer o normal funcionamento das atividades letivas presenciais».

Famalicão: Didáxis vai representar o distrito no Parlamento dos Jovens

Francisco Neto, do 12.º ano do Curso de Línguas e Humanidades, e Sofia Sousa, do 12.º ano do Curso de Ciências e Tecnologias da Didáxis vão representar o círculo eleitoral de Braga na sessão nacional do Parlamento dos Jovens, que decorrerá na Assembleia da República, nos dias 26 e 27 de maio. A aluna Leonor Silva, do 11.º ano do Curso de Ciências, será candidata ao Prémio Reportagem Parlamento dos Jovens.

A escola assinala este reconhecimento «com orgulho e sentido de responsabilidade», garantindo que os alunos «vão representar o círculo eleitoral de Braga na sessão nacional, com o compromisso de dar o seu melhor, para que as novas tecnologias sejam efetivamente uma oportunidade para todos os jovens».

Esta terça-feira, 42 escolas do distrito debateram o tema «Novas Tecnologias: desafios e oportunidades para os jovens», na sessão que teve lugar no auditório do IPDJ, em Braga. No decurso da iniciativa, os jovens deputados formularam perguntas à deputada da Assembleia da República, Palmira Maciel. Ainda durante a manhã deste dia, decorreu a apresentação dos projetos das escolas e o debate na generalidade, que culminou com a votação do Projeto de Recomendação. De tarde, o Projeto-base foi enriquecido no debate e votação na especialidade.

Respeitando a diversidade de opiniões, os jovens deputados da Didáxis argumentaram e defenderam as medidas da escola e do grupo de escolas, «com firmeza, clareza e coerência» e o seu poder de análise «e espírito crítico» foram reconhecidos.

No final de cada edição do Parlamento dos Jovens, as recomendações aprovadas pelos jovens deputados são apreciadas pela Comissão de Educação e Ciência e as medidas tomadas pelo Governo e pelos Grupos Parlamentares, sendo publicadas na página Internet do Parlamento dos Jovens.

Famalicão: Escola D. Maria II leva alunos à Assembleia da República

Os alunos do Clube Europeu da Escola D. Maria II visitaram a Assembleia da República, no dia 7 de março. Uma visita no âmbito do tema ao concurso nacional da Rede dos Clubes Europeus da DGE.

Nesse dia, a Assembleia da República reunia-se em sessão solene para evocar o cinquentenário da universalização do Direito das Mulheres ao Voto em Portugal. Os alunos, sentados nas galerias, tiveram oportunidade de assistir aos discursos das deputadas de cada partido com representação parlamentar. Terminadas as intervenções, usou da palavra o presidente da Assembleia da República​, José Pedro Aguiar-Branco, a que se seguiu a interpretação do Hino Nacional, pela banda da Guarda Nacional Republicana.

Encerrada a sessão, foram recebidos pelo deputado famalicense Jorge Paulo Oliveira, que os acompanhou numa visita. Sentados nas bancadas dos diferentes grupos parlamentares, ouviram as informações relativas ao funcionamento deste órgão legislativo; depois exploraram os principais espaços do Palácio de S. Bento, aprendendo sobre a história e a função do parlamento e do seu edifício.

Segundo a direção da Escola, esta experiência proporcionou aos estudantes um contacto direto com o funcionamento do principal órgão legislativo do país; incentivou-os à reflexão sobre a importância da participação cívica e democrática na sociedade, com o principal foco no papel das mulheres como garante de uma sociedade inclusiva.

Os responsáveis acreditam, por isso, que esta experiência enriqueceu o conhecimento dos alunos, consolidando as aprendizagens obtidas nas aulas e ampliando os seus horizontes culturais. Um contributo para o tratamento do tema a concurso nos Clubes Europeus deste ano letivo: “Diversidade e Inclusão: cidadania europeia num contexto de multiculturalidade”.

Famalicão: Alunos do ensino profissional do AEPBS mostram projetos na Qualifica

Na última edição da Qualifica – Feira de Educação, Formação e Juventude, que decorreu de 5 a 15 de março, na Exponor, em Matosinhos, os alunos dos cursos profissionais do Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado apresentaram vários projetos que foram apreciados pelos milhares de visitantes.

Neste certame dedicado à formação e à educação, os alunos joanenses mostraram um sistema de segurança para as autoestradas que visa impedir a entrada de viaturas em contramão. Trata-se de um protótipo que venceu na iniciativa municipal “O Meu Projeto é Empreendedor”. Para além deste sistema de segurança, a Escola de Joane apresentou, também, o projeto de uma linha de embalamento automático e o protótipo de uma serra de corte de madeira com alimentação automática.

Permitiu dar a conhecer o trabalho que está a ser desenvolvido pelos diversos cursos profissionais que estão a ser lecionados no nosso estabelecimento de ensino, que já conquistou a chancela de Centro Tecnológico Especializado

A participação da Escola de Joane na Qualifica resulta de um convite feito pela ANQEP e pelo Pessoas 2030, que selecionaram um restrito conjunto de estabelecimentos de ensino profissional. Do distrito de Braga, a Escola Padre Benjamim Salgado foi a única representada. A participação nesta mostra «foi enriquecedora, na medida em que permitiu dar a conhecer o trabalho que está a ser desenvolvido pelos diversos cursos profissionais que estão a ser lecionados no nosso estabelecimento de ensino, que conquistou já a chancela de Centro Tecnológico Especializado», reportam os responsáveis da escola de Joane

 

Famalicão: Mural presta homenagem a Camilo Castelo Branco

A Escola Secundária Camilo Castelo Branco homenageou, esta segunda-feira, o seu patrono, por ocasião do bicentenário do seu nascimento, com a inauguração de um mural de arte urbana da autoria do projeto criativo Ruído, de Frederico Draw e Rodrigo Gonçalves.

«É uma forma de lembrar a quem aqui chega da importância do nosso patrono, uma memória viva de um dos maiores génios da literatura portuguesa que damos a conhecer aos alunos e a quem nos visita», notou Carlos Teixeira, diretor do Agrupamento de Escolas.

A obra foi pintada com a colaboração dos alunos do curso de Artes da escola e com a participação de professores, direção, pais e encarregados de educação. Colocada na fachada, à entrada do edifício, a imagem mostra um Camilo jovial, de olhar virado para a cidade.

«O bicentenário do nascimento de Camilo Castelo Branco e as múltiplas iniciativas que têm sido realizadas têm o condão de afirmar a vida e obra do escritor, e este trabalho é mais um exemplo que se evidencia por ter sido promovido por jovens alunos, que serão os embaixadores da obra Camilo no futuro», destacou o presidente da Câmara, Mário Passos, na inauguração do mural.

Famalicão: Didáxis abriu comemorações dos 50 anos

Na passada sexta-feira, a Didáxis deu início às comemorações dos 50 anos da instituição de ensino. Na sessão de abertura, estiveram professores, colaboradores, alunos, pais/encarregados de educação e representantes da comunidade, entre os quais Mário Passos, presidente da Câmara Municipal, e Augusto Lima, vereador da Educação.

Na sessão, Mário Passos destacou a importância da educação no combate às grandes questões da atualidade, particularmente nas alterações climáticas. Na sua intervenção, o autarca debruçou-se sobre as “Alterações Climáticas: Desafios e Soluções”, falando dos principais desafios que o mundo enfrenta. Mário Passos enfatizou a necessidade de ações concretas que pedem a responsabilidade de todos, incluindo a comunidade educativa, para promover a sustentabilidade ambiental.

«O conhecimento é uma ferramenta poderosa para gerar mudanças e enfrentar os desafios ambientais que a humanidade enfrenta»

Mário Passos reforçou, ainda, o papel fundamental das escolas e instituições de ensino «na formação de cidadãos conscientes e ativos» na preservação do meio ambiente. «O conhecimento é uma ferramenta poderosa para gerar mudanças e enfrentar os desafios ambientais que a humanidade enfrenta», notou o edil.

O presidente do Conselho de Administração da Didáxis, José Lopes, apresentou o programa das comemorações e o logótipo do cinquentenário com o lema – inspira-nos a excelência. Esta sessão incluiu, ainda, um momento musical pela Alçapão Academia.

Os 50 anos Didáxis Cooperativa de Ensino será marcado por uma série de atividades ao longo do ano para celebrar a história da instituição e a sua missão – passada, presente e futura – «na formação de gerações comprometidas com a educação e o futuro da sociedade».

Prémio de História Alberto Sampaio com candidaturas abertas até 31 de maio

Abriram as candidaturas ao Prémio de História Alberto Sampaio. Os concorrentes podem habilitar-se até 31 de maio.

Os estudos, em língua portuguesa, devem ser enviados para a Academia das Ciências de Lisboa, onde um júri constituído por académicos de universidades, vai escolher o vencedor.

Os concorrentes deverão preencher a ficha de inscrição, no Portal da Academia, contendo os respetivos elementos de identificação e juntando três exemplares do estudo.

O autor do trabalho distinguido recebe 6 mil euros de prémio, patrocinado pelas entidades promotoras que são as Câmaras de Famalicão, Braga e Guimarães, mais a Sociedade Martins Sarmento.

À semelhança dos trabalhos premiados anteriormente, costumam concorrer com dissertações de mestrado ou teses de doutoramento, relacionados com investigação nas áreas da História Social e Económica, as mesmas do trabalho de Alberto Sampaio.

Recorde-se que o historiador Alberto Sampaio nasceu em Guimarães, mas viveu também em Vila Nova de Famalicão, mais concretamente em Boamense, onde escreveu a sua obra, parte da qual encontra-se no Arquivo Municipal de Vila Nova de Famalicão.