Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” em Esposende

A XXVI edição dos Troféus Desportivos “O Minhoto” decorre no dia 11 de dezembro, com início às 21 horas, em Esposende, nomeadamente no Pavilhão Municipal de Fão.

Os troféus desportivos “O Minhoto” são promovidos pela Associação de Valorização e Divulgação Regional “A Nossa Terra”, que atribui 28 troféus, de entre 86 nomeados. Distingue praticantes, dirigentes, treinadores, árbitros e clubes, das diversas modalidades, «num reconhecimento do mérito de todos os que dão de si em prol do todo, de quem se dedica à prática desportiva e alcança resultados dignos de destaque», referiu José Ferreira, da organização.

José Ferreira destacou o facto de 98,5% dos premiados terem o estatuto de internacionais em representação de Portugal e/ou campeões nacionais, comprovando dessa forma a enorme qualidade dos praticantes nas diversas modalidades. “O Minhoto” abrange os distritos de Braga e Viana do Castelo, com um universo superior a 40 mil praticantes de diferentes modalidades. A escolha decorre da votação de um júri, composto por elementos de órgãos da comunicação social regional e nacional, além de personalidades e representantes de entidades ligadas ao desporto.
A Gala irá ainda distinguir e homenagear 17 atletas que se sagraram Campeões da Europa ou do Mundo no ano de 2023.

Na gala do dia 11 de dezembro, que contará com a presença de cerca de 500 convidados, será também distribuída a revista oficial do evento, que serve como anuário do desporto minhoto, retratando a realidade desportiva de cada concelho, desde atletas de referência, dirigentes e os clubes mais relevantes do fenómeno desportivo da região.

«Será um momento de exaltação dos atletas do Minho, complementando a Gala de Mérito Desportivo que o Município de Esposende promove dois dias antes (9 de dezembro) e antecedendo a homenagem que temos agendada para 5 de fevereiro, ao grande campeão Paulo Gonçalves», destacou o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira.

Deixe um comentário

Famalicão: Colégio Machado Ruivo celebra 45 anos de história

O Colégio Machado Ruivo celebra, esta quarta-feira, 45 anos de existência. A instituição, que começou como a Escolinha de Famalicão, fruto da visão das fundadoras Isabel e Paula Machado Ruivo, é hoje um colégio com todos os ciclos de ensino — do Jardim de Infância ao Ensino Secundário.

A comemoração arrancou de forma simbólica, mas emocionante, com mais de 400 vozes em uníssono a cantar os parabéns ao colégio, «numa demonstração do espírito de família que caracteriza esta comunidade educativa», assinala a direção do CMR.

Desde os primeiros passos, «dados com coragem e determinação, até ao presente», o Colégio Machado Ruivo consolidou-se como uma referência na região, «distinguindo-se por uma filosofia profundamente humanista. Aqui, cada aluno, família, professor e colaborador ocupa o centro da missão educativa».

A direção fala de 45 anos «de valores, dedicação e sucesso, sempre com o propósito de formar não apenas alunos competentes, mas pessoas íntegras, felizes e preparadas para o futuro».

A história do colégio escreve-se, assim, «todos os dias, não apenas com conquistas académicas, mas também com memórias, afetos e ligações que marcam gerações». Por isso, a celebração desta quarta-feira «é de todos os que fizeram e continuam a fazer parte deste percurso» focado no futuro e sempre com o compromisso «de continuar a inspirar e a formar cidadãos capazes de transformar o mundo», garante a direção do CMR.

Famalicão: Trofa Saúde é reforço do FC Famalicão

O FC Famalicão e a rede Trofa Saúde assinaram um acordo de parceria para as próximas três temporadas. O acordo contempla a prestação de cuidados de saúde a todos os profissionais do clube, nomeadamente a realização de exames médicos.

O presidente da SAD destaca que «ter empresas líderes connosco revela o nosso crescimento e o que o Futebol Clube de Famalicão representa atualmente». Miguel Ribeiro aponta o novo parceiro como «uma marca reconhecida e na qual os nossos adeptos se reveem. Como tal, faz todo o sentido ter ao nosso lado uma empresa desta dimensão».

Esta “junção” enquadra-se, segundo o dirigente, numa prática comum nas últimas temporadas. «Sempre estabelecemos que as nossas parcerias sejam uma relação win-win, através da qual possamos crescer juntos», convicto que os parceiros «sentem que a força do nosso clube também lhes será proveitosa».

Armando Vieira, da Trofa Saúde, fala de uma parceria estratégica «que permite estarmos juntos com o Futebol Clube de Famalicão durante 24 horas por dia e 365 dias por ano». O representante da Comissão Executiva entende, também, que «fazer parte deste projeto desportivo é importante para uma rede como a Trofa Saúde, que é líder na prestação de cuidados de saúde na região Norte». No mais, Armando Vieira nota que acompanhar «uma equipa de elite é um desafio que nos apraz. Saber que vamos ter as condições necessárias e uma equipa preparada para tratar daqueles que precisam de cuidados diferenciados será um desafio para toda a organização».

Miguel Ribeiro assinalou, por último, «o grande envolvimento que o Grupo Trofa Saúde terá no jogador e nas suas famílias, permitindo que continuemos a cuidar e desenvolver o jogador». Nessa perspetiva, o presidente da SAD reforçou que a saúde «é uma parte fundamental para a evolução dos atletas» que têm de ter uma «total confiança» de que estão em boas mãos.

Famalicão x Leões Porto Salvo no Pavilhão Municipal

O jogo da quarta jornada da Liga Futsal, entre o FC Famalicão e o Leões Porto Salvo vai disputar-se no Pavilhão Municipal. A partida está marcada para as 18 horas de domingo, com os sócios a terem entrada gratuita. O público paga 5 euros.

Depois da derrota no jogo inaugural, com o Caxinas, a equipa de Kitó Ferreira somou duas vitórias consecutivas fora de portas (1-2 com o Elétrico e 1-5 com a Quinta dos Lombos).

Na próxima jornada defronta um adversário que conta por vitórias as partidas disputadas.

Famalicão: 10ª edição do Close-Up entre os dias 11 e 18 de outubro

Arranca no dia 11 de outubro, a 10ª edição do Close-Up – Observatório de Cinema de Famalicão. Serão mais de trinta sessões, em oito dias, que integram um programa direcionado a todas as idades. Destaque ainda para os cine-concertos, debates e oficinas.

Em destaque no palco do Close-up estão os cine-concertos que aliam a música ao cinema. Na abertura, assistimos à estreia em Portugal de Dean Hurley, colaborador próximo do trabalho de David Lynch, na apresentação de Through This World; a meio da semana, no Teatro Narciso Ferreira, Bruno Pernadas revela It’s All True, um documentário de Orson Welles; a encerrar o programa, as melodias e as canções de James Bond, em Licence to Sing, The Songs from 007.

O Café Kiarostami conta com as masterclasses de Dean Hurley e de Edgar Medina, além das bandas sonoras, que estendem as noites de abertura e fecho.

As propostas para famílias juntam Elio, que celebra 30 anos de animações da Pixar, aos renovados Looney Tunes: Daffy e Porky, com espaço ainda para uma oficina de Teatro de Sombras.

A relação com a comunidade escolar ocupa um lugar de destaque nesta décima edição, em sessões divididas pelos auditórios do Teatro Municipal e por sessões nas escolas. Há ficção, animação, documentário e oficinas, com propostas pensadas desde o primeiro ciclo ao ensino superior de cinema.

Famalicão: Lamine chamado à Seleção sub-17

O defesa central do FC Famalicão, Lamine Fawler, faz parte da seleção portuguesa de sub-17 que vai participar no Torneio de Pinatar, que terá lugar em Múrcia, Espanha. O torneio é mais um momento de preparação da equipa para a participação na Ronda de Elite do Campeonato da Europa.

Lamine joga na equipa sub-19 do Futebol Clube de Famalicão e foi chamado pelo selecionador José Lima para uma competição em que o conjunto português vai defrontar a Irlanda do Norte (9 de outubro), Países Baixos (11 de outubro) e Estados Unidos da América (14 de outubro).

Famalicão: Também os patudos seniores devem ser amados e adotados

O CROA – Centro de Recolha Animal de Famalicão assinalou, esta quarta-feira, o Dia Internacional do Idoso, juntando sete pessoas e sete animais – o Litos, a Nina, o Charlie, a Tita, a Malu, a Badina e o Nico.

A iniciativa visa lembrar que também os patudos seniores merecem ser celebrados, amados, lembrados… e adotados, porque capazes de um amor incondicional inesgotável.

Esta atividade contou com a participação da Rede de Academias Seniores de Famalicão que ajudou a mostrar que a idade é apenas um número, também para os animais de quatro patas, quando se trata de viver com amor.

«Que este dia nos inspire a dar uma nova oportunidade a quem já deu tanto: os nossos cães seniores», escreve o CROA numa publicação nas redes sociais.