Famalicão: Mário Passos quer criar condições para atrair mais investimento

O candidato da coligação Mais Ação, Mais Famalicão apresentou propostas para a atividade empresarial e atratividade de investimento. Nas propostas para as áreas do Empreendedorismo, da Indústria e Inovação, destaque para a reabilitação física e estrutural do Famalicão IN HUB, em Vale São Cosme, para o transformar «num verdadeiro Parque de Ciência e Tecnologia inserido na respetiva rede nacional e internacional, com valências e serviços de apoio ao investimento, à inovação e ao desenvolvimento tecnológico».

Na Casa Senador Sousa Fernandes, quer criar um espaço coworking destinado a profissionais independentes, freelancers, empreendedores e até empresas; além da criação da Fábrica de Negócios, estrutura de apoio à criação, atração e desenvolvimento de novos negócios orientados para a indústria nas áreas da inteligência artificial, programação e sustentabilidade.

Mário Passos propõe, ainda, reforçar a atratividade do comércio do centro urbano, através de projetos e ações de valorização e animação do comércio local e do apoio ao plano de atividades para o comércio dinamizado pela Associação Comercial e Industrial de Famalicão, nomeadamente para a consolidação do Marketplace “Comércio da Vila”.

Relativamente à internacionalização, apresenta um programa de Diplomacia Económica e Atração de Investimento, com a ligação de Famalicão às redes globais; na agricultura propõe uma bolsa anual para jovens estudantes da área.

No programa da coligação Mais Ação, Mais Famalicão estão outras medidas, como o reconhecimento de boas-práticas de empreendedorismo e a valorização dos projetos diferenciadores; integrar no Famalicão IN HUB valências de incubação e serviços partilhados; criar um programa de aceleração de ideias em contexto industrial e apoiar o intraempreendedorismo com foco na inovação industrial; intensificar a implementação do programa Created IN através das Missões Inovação, Open Days e Bolsas de Investigação, e a criação do selo CREATE IN para as empresas que integrem a rede de inovação municipal.

«À semelhança do que deve acontecer com outras áreas, também na economia precisamos de uma autarquia ativa e estimuladora, que crie condições favoráveis para o crescimento das empresas, porque só assim seremos capazes de impulsionar o crescimento económico de Famalicão e de melhorar a qualidade de vida dos famalicenses», diz o candidato, acrescentando que «a atitude cooperante da autarquia tem sido determinante no desenrolar de vários projetos», apontando, a título de exemplo, a instalação do Terminal Rodoferroviário de Mercadorias da Medway, em Lousado. «Investimento que conheceu várias dificuldades, mas que agora está pronto a avançar e que queremos continuar a acompanhar de perto nos próximos anos», conclui.

Mário Passos faz um balanço dos últimos quatro anos, ao nível da estratégia económica: captação de 641 milhões de euros de investimento e a criação de mais de 1600 novos postos de trabalho.

Deixe um comentário

Famalicão: CDU expressa repúdio às campanhas eleitorais à porta das escolas

O candidato da CDU à Câmara manifesta nota de «repúdio ao uso de crianças e adolescentes como meios de comunicação de campanha eleitoral». Sílvio Sousa diz que «não é de hoje, e acontece há vários anos» a distribuição de artigos alusivos a campanhas eleitorais, como canetas ou bolas, nas portas das escolas, desde o ensino primário até ao secundário. Garante que há vários candidatos a fazê-lo.

A opinião do candidato, expressa num comunicado, é que «não devemos confundir educação política, que deve, ou deveria, fazer parte dos planos curriculares de cidadania, com o uso de crianças e adolescentes para campanhas de partidos».

Sílvio Sousa diz que o ato «levanta questões éticas» e que merece ser denunciado. Isto porque, a seu ver, a «vulnerabilidade de uma criança, ou a falta de maturidade na adolescência, proporcionam alvos fáceis e suscetíveis de deturpações sociais e culturais».

Para a CDU, estas ações contrastam com as verdadeiras necessidades da comunidade escolar: «O que as crianças e os jovens do nosso concelho precisam não são brindes. O que é preciso é alargar a gratuitidade das creches até ao pré-primário. O que é essencial é reverter o encerramento sistemático das escolas primárias e jardins de infância nas freguesias periféricas. A nossa prioridade é investir no futuro das crianças através de políticas sérias, não usá-las como veículos para propaganda».

Famalicão: Coligação encerra campanha com iniciativas em sete freguesias e comício final na Rua Direita

O fecho da campanha eleitoral da Coligação Mais Ação, Mais Famalicão, esta sexta-feira, decorre em sete freguesias e com um comício na Rua Direita. Antes, Mário Passos participa em encontros nas freguesias de Ruivães, Castelões, Antas, Famalicão, Fradelos, Vale S. Cosme, Pedome e Calendário.

A manhã será marcada pelo contacto com o tecido social de Ruivães, Castelões e Pedome; durante a tarde, depois da visita ao comércio de Famalicão, está marcada uma festa no edifício das Lameiras, animada pelo cantor famalicense Costinha. Seguem-se comícios em Fradelos, às 19h30; em Pedome, às 21h00; e em Vale São Cosme, às 21h45. Mário Passos segue, às 22h30, para a sede de campanha do candidato da coligação à União de Freguesias, na Rua Adriano Pinto Basto.

O último momento de campanha deverá acontecer por volta das 23h00, com a realização de um comício de encerramento na Rua Direita, com a presença de Mário Passos e de todos os candidatos da coligação às Eleições Autárquicas.

«Vivemos dias muito intensos, mas também muito gratificantes. É bom perceber que os famalicenses estão não só disponíveis para nos ouvir, para escutar as nossas ideias e as nossas ambições, como estão também disponíveis para se juntarem a nós na construção do futuro de Famalicão e para fazerem parte deste projeto», afirma Mário Passos. O candidato acredita que os famalicenses «sabem que esta é a única candidatura capaz de continuar a trilhar um caminho de desenvolvimento, crescimento, qualidade de vida e felicidade para todos os famalicenses».

Famalicão: Jovens de 16 e 18 anos detidos pelo roubo de uma trotinete

A PSP deteve esta terça-feira, dois jovens de 16 e 18 anos, pelo roubo de uma trotinete em Famalicão. A vítima, a quem foi roubado o veículo com recurso a violência, deu o alerta às autoridades que intercetaram os assaltantes.

Os suspeitos foram notificados para comparecer no Tribunal Judicial de Guimarães esta quarta-feira.

Voto antecipado em Famalicão: 156 eleitores já exerceram o direito de voto

Terminou esta terça-feira, o prazo estabelecido para votar de forma antecipada para as Eleições Autárquicas, agendadas para o próximo domingo, dia 12 de outubro.

Em Famalicão, 156 pessoas já exerceram o seu direito de voto, maioritariamente por motivos profissionais. Sete estudantes, quatro pessoas internadas em unidades de saúde e dezassete em situação de prisão também votaram antecipadamente.

No total por entre as trinta e nove comunidades de freguesia, Famalicão tem 121 607 eleitores distribuídos pelas 145 secções em atividade no próximo domingo.

Famalicão: Festa da Apanha da Azeitona dia 25 de outubro, em Requião

A tradição volta a ganhar vida em Requião, no dia 25 de outubro, com a Festa da Apanha da Azeitona, uma iniciativa da associação 1º de maio, que conta com a colaboração da EB1 de Requião e dos Escuteiros.

Com entrada gratuita, a iniciativa agendada para as 10h00 ensina a colher e tratar a azeitona, num ambiente de convívio.

Famalicão: Candidata da CDU à Vila de Ribeirão apresenta programa autárquico

Sara Silva, candidata da CDU à Vila de Ribeirão, apresentou o programa autárquico para a vila. Para a operária têxtil e dirigente sindical, a candidatura nasce de um profundo compromisso com os trabalhadores e com a população. Defende que Ribeirão deve ser um lugar onde se possa vive melhor, com mais justiça social, maior participação cívica e desenvolvimento.

A candidata sublinha a necessidade de transformar a Assembleia de Freguesia num espaço mais aberto e plural, onde as pessoas possam apresentar os problemas do seu dia a dia e encontrar respostas.

Para além do apoio às famílias mais vulneráveis, o programa da CDU compromete-se a valorizar o território com intervenções no espaço público, nomeadamente a criação de um parque de lazer nas margens do rio Ave, recuperar a manutenção urbana para promover a criação de condições de habitação digna, melhorar a iluminação, arranjo dos passeios e das áreas de lazer.

A candidata defendeu a importância de devolver estabilidade, transparência e responsabilidade à Junta e Assembleia de Freguesia, colocando os interesses da comunidade em primeiro lugar.

“Quero contar com todos os que acreditam que é possível viver melhor em Ribeirão, com os que escolheram esta terra para construir a sua vida e com os que cá têm as suas raízes e origens”, afirma Sara Silva.