Noite de consoada tranquila para os todas as corporações de bombeiros de Famalicão

A noite de consoada foi tranquila para todos aqueles que estiveram de serviço, nos diversos quartéis das corporações de bombeiros de Vila Nova de Famalicão.

Nesta noite, Bombeiros Voluntários de Famalicão, Famalicenses e Riba d’Ave, registaram, na totalidade, cerca de duas dezenas de serviços, sendo que nenhum deles foi considerado grave.

Com o bom tempo que se faz sentir neste dia, a expectativa dos soldados da paz é para que o ritmo de trabalho continue nos mesmos níveis.

Em caso de necessidade, saiba que eles estão sempre disponíveis através do 112.

https://www.facebook.com/radiocidadehoje/posts/3369105469830929?__xts__%5B0%5D=68.ARBr88iegAImAlFb_QDNq2VDJ7cVZew0FuISydDnpjJFafCk65smZJHUfW-p4VWovT923S35V7sszk4FVpbT-GiTP1iiyXnyjBXj_edcXXc5Lof6wmxlaT7wM05WXPyyko_MBXJtrFtzC5kV6_NX-ktPJma-o9bb_Zkr1pTw0n8BwmTpvcnAsBqitHMTeKbOUAuubwUtlU6sGhtdhjkm_k4LVvx6oI8kLHVcT7UuDRffMuRe8L3WobH-l7xr6anvMTkXnwxIxZX-9GOMEW_CFBeBqUbMBOydN-VvsjR0vQIF7bbuwzeZAtmo-coxYphsmIIxFHmrN-vZgQSGFT5ru1zKhg&__tn__=-R

Famalicão: Vale S. Martinho tem um Parque de Lazer e monumento de homenagem aos ex-combatentes

A freguesia de Vale S. Martinho dispõe de um novo Parque de Lazer. São quase 8 mil m2 de espaço verde, com cerca de uma centena de árvores, plantadas ao longo do último ano, que transformaram o terreno da Rua do Tojão numa área destinada ao convívio, a piqueniques e à prática desportiva. Conta, ainda, com um percurso pedonal, um parque infantil, um palco polivalente para atividades e eventos da freguesia, instalações sanitárias e parque de estacionamento. O investimento municipal foi de quase 260 mil euros.

A inauguração foi no sábado, 27 de setembro, com a presença do presidente da Câmara de Famalicão. Segundo Mário Passos, «é um espaço pensado para as pessoas, para que tenham aqui um ponto de encontro e de convívio, que se juntem em família, para momentos comunitários e para desfrutarem do parque todos os dias, ganhando qualidade de vida», destacou.

O presidente da Junta, Manuel Oliveira, recorda que «quando adquirimos este terreno, começámos a desenhar o parque, a plantar árvores, e estou certo de que, quando estas árvores tiverem maturidade, vamos ser um espaço magnífico para as pessoas usufruírem», afirmou.

Este parque verde vem juntar-se aos de Nine, Mouquim, Brufe, Vilarinho das Cambas, Fradelos, Vale S. Martinho, Mogege, Delães, Novais, Lagoa, Riba de Ave, Sinçães Norte (Gavião) e Pelhe (Calendário). No total, são mais de 20 hectares e o investimento municipal foi superior a 6 milhões de euros.

Na sua passagem por Vale S. Martinho, Mário Passos descerrou ainda o monumento de homenagem aos ex-combatentes no Ultramar, um mural que fica junto à sede da Junta. A peça evoca a resistência dos militares, em especial dos que, de Vale S. Martinho, partiram para a guerra do Ultramar.

Famalicão: Comendador Carlos Vieira de Castro integra Comissão de Honra de Marques Mendes

O empresário, mecenas e filantropo famalicense dá o seu apoio a Luís Marques Mendes na candidatura à presidência da República. Carlos Vieira de Castro também faz parte da comissão de honra do candidato.

Marques Mendes diz que «é um privilégio» ter o apoio de Carlos Vieira de Castro, cujo «nome e a sua ação estão intimamente ligados a apoios sociais: aos bombeiros da região, a vários grupos recreativos e musicais, a instituições de apoio a jovens e idosos, aos Lyons da Famalicão e ao Círculo de Cultura Famalicense», do qual é um dos fundadores.

O candidato presidencial fala de «um homem que é um exemplo como empresário e referência como benemérito. Sempre disponível para a economia, para a coesão social e para o prestígio de V. N. de Famalicão».

Em julho de 2024, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou Carlos Vieira de Castro com a Ordem de Mérito Empresarial, Classe do Mérito Industrial.

Politicamente, Carlos Vieira de Castro foi um dos fundadores do CDS.

Famalicão: PAN apresenta medidas para o combate à violência doméstica

O PAN Famalicão defende a criação de um Plano Municipal para a prevenção e combate à violência doméstica, juntamente com uma Carta Educativa Progressista focada na sensibilização e prevenção.

Estes e outros temas foram debatidos numa visita à PSI-ON – Associação para a Educação, Desenvolvimento e Intervenção nas Comunidades.

Falaram, também, da habitação. Na estratégia municipal para a Habitação, o PAN tem uma especial preocupação com as vítimas de violência doméstica. Quer um programa de apoio à renda direcionado para agregados familiares em situação de especial vulnerabilidade, como as vítimas de violência doméstica, comunidade LGBTQIA+, a população mais idosa e jovens.

O referido Plano Municipal articularia esforços com associações locais, organismos e autoridades públicas, escolas e comunidade em geral, para consciencializar e educar, com vista a prevenir condutas e comportamentos abusivos, em contextos de violência doméstica; garantir respostas adequadas, através da oferta de centros de acolhimento para situações de urgência e casas abrigo para contextos de transição; disponibilizar serviços de atendimento e apoio psicológico quer às vítimas quer às/aos técnicas/os que trabalham nesta área; assegurar serviços de acompanhamento jurídico gratuito; gratuitidade de aulas de defesa pessoal; disponibilizar apoios à compra de medicamentos ou outros bens básicos, nas situações que se verifique tal necessidade; garantir respostas de acompanhamento para quadros de dependências; realizar ações de formação para os trabalhadores municipais

Quanto à Carta Educativa, passa por promover uma gestão sustentável e a modernização dos equipamentos educativos; oferta de transporte escolar adequada às necessidades; acompanhamento escolar, com equipas multidisciplinares, para aquelas e aqueles que revelem mais dificuldades na aprendizagem; a oferta de formações em áreas como a digital e económico-financeira; sustentabilidade e Língua Gestual Portuguesa; a inclusão e a igualdade de género, desporto e a saúde mental; o debate e sessões sobre temas como os direitos LGBTQIA+; o acolhimento e integração de (i)migrantes; a violência doméstica; entre outros temas.

 

Famalicão: Clube de Xadrez da Didáxis é campeão distrital

A equipa A do Clube de Xadrez da Associação Académica da Didáxis – CX A2D sagrou-se campeã distrital de semirrápidas. Composta por João Romano, João Afonso, Carlos Novais, Mestre Nacional Paulo Pinho, Mestre Nacional Ivo Dias e Luís Romano (capitão), a equipa realizou uma exibição notável, com uma performance 100% vitoriosa.

Esta equipa conquistou, ainda, o título de vice-campeão distrital em Rápidas, apenas cedendo perante o vencedor, o Vitória Sport Clube.

As equipas B e C do CX A2D demonstraram evolução e espírito competitivo. Em Rápidas, classificaram-se em 8.º e 12.º lugares, respetivamente. Em Semirrápidas, superaram as expetativas iniciais: a equipa B alcançou o 3.º lugar absoluto, enquanto a equipa C obteve o 6.º lugar.

No dia 28 tiveram lugar as provas individuais. Entre 60 participantes, cinco atletas do CX A2D conseguiram lugares no top 10 em ambas as vertentes, com destaque para o Mestre Nacional Paulo Pinho, que conquistou o título de Vice-Campeão Distrital de Rápidas e de Semirrápidas.

O Campeonato Distrital absoluto de Xadrez, vertente rápidas e semirrápidas, teve lugar nos dias 27 e 28 de setembro, em Braga. A jovem equipa famalicense apresentou-se com 20 atletas nas provas individuais e 3 equipas nos torneios coletivos, sob chefia de Mário Oliveira.

Famalicão: Liberdade esteve em destaque na Corrida REN

No passado sábado, 24 atletas do Liberdade FC marcaram presença na 9ª Corrida REN de Pedome e Oliveira Santa Maria, prova com partida e chegada na REN Subestação de Riba de Ave. Coletivamente, conseguiu o quarto lugar na formação e em termos absolutos.

Individualmente, realce para os lugares de pódio: em benjamins A, Gabriela Costa foi terceira e Enzo Moreira segundo; Martim Sousa foi terceiro em benjamins B, enquanto que em infantis Leonor Monteiro foi segunda; igual lugar foi conseguido por Carolina Faria e Maria Rodrigues, em iniciados e juvenis. Em veteranos (M60), Saúl Vilhena foi terceiro.

Os restantes atletas conquistaram relevantes posições, tendo, assim, contribuído para a classificação coletiva.

Famalicão: 365 Running Project com vitória coletiva no Trail Serra d´Arga

Este domingo, a 365 Running Project venceu, coletivamente, os 50Km do Grande Trail Serra d´Arga. Nesta prova, considerada “a Meca do Trail Nacional”, a equipa famalicense conseguiu colocar quatro atletas nos 15 primeiros da geral.

Realce para Luís Gonzaga que foi quinto e terceiro em seniores; Zé Luís, 7º geral e 4º sénior; Zé Silva, 12º geral; e Marko Santos, 15º geral.

Esta prova encerra a época 2024/2025 na qual a 365 Running Project conquistou 286 pódios individuais e coletivos.