12.906 pedidos de voto antecipado de pessoas em confinamento e idosos

O Ministério da Administração Interna informa que recebeu 12.906 pedidos de voto antecipado por parte de pessoas em confinamento (que não podem sair de casa) e de idosos residentes em lares.

Esta terça e quarta-feira, equipas de cada concelho, devidamente equipadas e com regras sanitárias estritas, irão recolher os votos, porta a porta, a casa de quem está confinado e aos lares de idosos.

As eleições presidenciais, que se realizam em plena epidemia de covid-19 em Portugal, estão marcadas para 24 de janeiro e esta é a 10.ª vez que os portugueses são chamados a escolher o Presidente da República em democracia, desde 1976.

Concorrem às eleições sete candidatos: Marisa Matias (apoiada pelo Bloco de Esquerda), Marcelo Rebelo de Sousa (PSD e CDS/PP) Tiago Mayan Gonçalves (Iniciativa Liberal), André Ventura (Chega), Vitorino Silva, mais conhecido por Tino de Rans, João Ferreira (PCP e PEV) e a militante do PS Ana Gomes (PAN e Livre).

Famalicão: Presidente da Concelhia do CHEGA eleito vice da Distrital do partido

A Distrital de Braga do CHEGA foi a votos no passado domingo e da lista única eleita faz parte Pedro Alves. O presidente da Concelhia é um dos vice-presidentes de Filipe Melo, reeleito presidente.

Recorde-se que Pedro Alves é, ainda, Conselheiro Nacional do partido liderado por André Ventura.

Na foto, da esquerda para a direita: Pedro Alves, Filipe Melo (presidente da Distrital de Braga e deputado na AR) e Filipe Aguiar (presidente da Comissão Política Concelhia de Braga).

Famalicão: Rastreios, demonstrações de suporte básico de vida e primeiros socorros no Mercado da Saúde

A próxima edição do Mercado Urbano “Vai à Vila” é sobre a saúde e o bem-estar físico e mental. Realiza-se esta quarta e quinta-feira, dias 15 e 16 de maio, na Praça D. Maria II.

Destaque para a realização de rastreios, demonstrações de suporte básico de vida e primeiros socorros, aulas de pilates e zumba e um showcooking de lanches saudáveis.

A iniciativa contará com a presença de entidades como a CESPU, CIOR, Farmácia Calendário, Farmácia da Devesa, Jorge Oculista, Farpex, Widex, Associação de Dadores de Sangue, U.C.C.- D. Maria II, Bombeiros Voluntários Famalicão, Bombeiros Voluntários Famalicenses, Bombeiros Voluntários de Riba D’Ave, Cruz Vermelha Portuguesa – Núcleo de Ribeirão, Farmácia Central e Farmácia Barbosa.

O mercado vai funcionar das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h00.

Programa completo e horários em www.famalicao.pt

Famalicão: Alunos da CIOR partilham competências no Mercado da Saúde

Alunos do curso Técnico Auxiliar de Farmácia, da Escola Profissional CIOR, participam na organização e dinamização da 3ª edição do Mercado da Saúde, promovido pela Câmara Municipal, através do pelouro da Saúde. O evento decorre esta quarta e quinta-feira, no centro urbano de Famalicão, no âmbito da iniciativa “Vai à Vila”, mercados urbanos.

O horário de funcionamento deste evento será das 10h-12h30 e das 14h-16h durante ambos os dias.

À semelhança das edições anteriores e numa prática de parceria envolvendo várias entidades, os alunos, em particular os finalistas, vão partilhar as suas competências técnicas e, simultaneamente, contribuir, para a promoção da saúde individual e comunitária dos famalicenses, conforme assegurou o diretor de curso Arcélio Sampaio. Este responsável sublinha que o Mercado da Saúde «é um momento e um espaço onde, de forma colaborativa, se juntam iniciativas e atividades de natureza preventiva e de controlo da saúde e bem-estar, através de rastreios e ações de formação, informação e de sensibilização à comunidade em geral».

Um grupo destes alunos aproveitará o evento para a abordagem de diferentes aspetos relacionados com a sua Prova de Aptidão Profissional, desenvolvida numa prática e metodologia de trabalho projeto.

Estarão presentes neste evento farmácias parceiras da CIOR, como a Farmácia do Calendário, Farmácia da Devesa, Farmácia Barbosa e Farmácia Central, bem como a Escola Superior de Saúde do Vale do Ave, parceira estratégica do curso. Estarão, também, as três corporações de bombeiros voluntários do concelho e a Cruz Vermelha de Ribeirão. Assegurada, ainda, a participação da Associação de Dadores de Sangue de Vila Nova de Famalicão, do grupo Jorge Oculista, da Widex, da Farpex-Enfermeiros Unidos e da UCC D. Maria II.

Na nota de imprensa, a CIOR destaca que curso Técnico Auxiliar de Farmácia apresenta uma elevada taxa de empregabilidade e um número significativo de alunos opta pelo prosseguimento de estudos superiores.

Famalicão: CHEGA anuncia líderes dos núcleos de Antas, Bairro e Pousada de Saramagos

A Comissão Política Concelhia do Partido Chega reuniu, no passado dia 8 de maio, e anunciou os responsáveis por mais três núcleos, no âmbito das Autárquicas de 2025.

Assim, Ricardo Costa, Vítor Soares e Alberto Azevedo são, respetivamente, os responsáveis pelas freguesias de UF Antas e Abade de Vermoim, Bairro e Pousada de Saramagos.

O partido fala em «equipas fortes e capazes» e garante que os núcleos «assentarão em projetos bem sustentados e com o objetivo de apresentar alternativas válidas para as freguesias, com valores bem definidos nas políticas do partido».

Na foto, da esquerda para a direita: João Castro, Ricardo Costa, Vítor Soares, Alberto Azevedo e Pedro Alves.

Famalicão: Jerónimo de Sousa apresenta livro no Teatro Narciso Ferreira

A direção Regional de Braga do PCP apresenta, este sábado, pelas 15 horas, no Teatro Narciso Ferreira, em Riba de Ave, o livro “25 de Abril: Uma revolução em perspetiva”.

Uma iniciativa, inserida no Roteiro do Livro Insubmisso, que conta com a participação de Jerónimo de Sousa, membro do Comité Central do PCP, e de Rui Mota, da Edições Avante, moderada por Artur Sá da Costa.

Este Roteiro do Livro Insubmisso está a percorrer concelhos da região de Braga, com a divulgação de obras que falam da resistência ao fascismo, da Revolução de Abril, da luta do PCP e das mudanças do mundo.

Trata-se de uma antologia de artigos que foram publicados em O Militante ao longo dos anos. Está organizada em três partes: uma sobre aspetos mais gerais da Revolução; uma segunda parte que, partindo dos principais momentos da revolução, e passando pelas grandes conquistas de Abril e pela forte resistência popular à contra-revolução, aborda as mais diversas dimensões da vida coletiva; e por último, uma terceira parte com curtos depoimentos pessoais.

Foto arquivo

Famalicão: Dádiva de Sangue em S. Miguel-o-Anjo

Na manhã do próximo domingo, a Associação de Dadores de Sangue de V. N. de Famalicão promove uma colheita no Centro Social de S. Miguel-o-Anjo, na freguesia de Calendário, com o apoio da Associação Moradores da Lage, Barreiros e S. Miguel e do Grupo de Jovens desta localidade.

A colheita decorre entre as 9h00 e as 12h30 pelo Instituto Português do Sangue e do Transplantação.