
Foi inaugurada na tarde desta segunda-feira, a exposição “Fé de Barro” sobre os padroeiros das paróquias do Arciprestado de Famalicão. Esta coleção de 54 esculturas, executadas pela Fundação Castro Alves, está patente no Museu de Arte Sacra da Capela da Lapa, junto à Universidade Lusíada, até 30 de junho.
Na inauguração da exposição esteve o Arcebispo Primaz de Braga, D. José Cordeiro, que realçou a ligação entre cultura e culto, ambas relacionadas com o «ato de cuidar, cultivar e fazer crescer».
Esteve também presente o presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Mário Passos, que destacou o dinamismo famalicense nas suas diversas dimensões e «todas elas inovadoras», frisou. Já o presidente da Fundação Castro Alves, Bruno Silva, recordou que a Escola Artística da Fundação começou em 1979, é conhecida pelos seus presépios e outras peças que estão espalhadas por todo o mundo e esta mostra faz prova da qualidade do trabalho desenvolvido na instituição que tem sede na freguesia de Bairro.
Nesta exposição, as esculturas têm todas a mesma dimensão, mas não são todas iguais, mesmo as que representam o mesmo santo.
O presidente da Fundação lançou o desafio para que a exposição possa ser exibida noutros locais. Algo que ainda não foi definido.
Este trabalho resulta de uma parceria entre o Arciprestado de Famalicão, a Fundação Castro Alves e a Câmara de Famalicão.





















Vou procurar ir visitar para ver a nossa padroeira 👍
Cuidado
Podiam expor também os pedófilos para todos saberem quem são 🤔🤔
Museu ? É mais um capela !