Famalicão: Eduardo Oliveira questiona ministro da Saúde em defesa da maternidade

«Sr. ministro da Saúde, dr. Manuel Pizarro, vai continuar a investir numa maternidade de referência para o Serviço Nacional de Saúde?” A pergunta do deputado Eduardo Oliveira, na passada terça-feira, no âmbito do debate na especialidade do orçamento de Estado para 2023.

Na resposta à interpelação, o ministro da saúde, Manuel Pizarro, afirmou que a questão da reorganização das maternidades é uma matéria em análise, mas referiu que não está tomada nenhuma decisão do Ministério da Saúde, havendo necessidade de suportar qualquer decisão com a ponderação de outros elementos além do estudo já realizado.

Para persuadir o Ministro, Eduardo Oliveira enalteceu as qualidades do serviço de atendimento às grávidas que é prestado no Centro Hospitalar do Médio Ave. Lembrou, também, os investimentos recentemente realizados na maternidade famalicense, nomeadamente a criação de “uma sala Snoezelen”, equipamento único em Portugal numa maternidade «que aposta cada vez mais no parto humanizado», sendo «uma referência, tal como diz o dr. Diogo Ayres dos Campos».

Em defesa do serviço, referiu que o Hospital serve uma população de 250 mil habitantes (Famalicão, Trofa e Santo Tirso) e que «há casais de vários pontos do país que procuram Famalicão para ter o seu filho», acrescentando que «em Famalicão existem profissionais que nunca abandonaram o Serviço Nacional de Saúde, mesmo nos momentos mais difíceis».

O deputado do PS, que também é vereador sem responsabilidades executivas na Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, usou ainda como argumento o dinamismo económico de Famalicão, que faz dele o concelho mais exportador a norte de Lisboa e um dos concelhos que mais contribuem para a riqueza nacional.

4 Comments

  1. Espero muito sinceramente que o Sr. ministro da saúde ,ponha a mão na consciência ,e não vá avante com essa ideia absurda, de encerrar a Maternidade da nossa cidade de Famalicão . Uma Maternidade com boas condições e muito bons profissionais de saúde . Uma maternidade que serve três Concelhos . Espero que não queiram voltar ao século passado ,em que as crianças nasciam em casa . Espero que por uma questão política ,ou financeira ,não venham a morrer mais mães e crianças ,por falta de assistência . Se isso acontecer ,só posso dizer que temos um governo que dá dinheiro a quem não deve , em vez de o investir na saúde . E mais não digo . Pois como diz o ditado , ” PARA UM BOM ENTENDEDOR ,MEIA PALAVRA BASTA” .

  2. Bem Haja Deputado Eduardo Oliveira!
    Pela tua luta, pela tua persistência na defesa da nossa Maternidade.
    A sua perda significaria um grande recuo na prestação de cuidados médicos em Famalicão!
    🙏🙏🙏🙏🙏

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Famalicão: Programação para maio na Casa do Artista Amador

Vários géneros musicais, nomes nacionais e internacionais, palestras e entregas de prémios são algumas das atrações da programação para o mês de maio na Casa do Artista Amador.

O habitual Café Filosófico vai contar com grandes palestras, haverá a entrega de prémios Adamastor 2023 dos Caminhos Metálicos e ainda a final do LMB.

A agenda conta com um projeto de Espanha, PORFIRIA 666 e os STAIN, uma banda Sérvia, que vão atuar na final do LMB.

Famalicão: Semáforos da Av. Eng. Pinheiro Braga já entraram em funcionamento

Já entraram em funcionamento os semáforos da Avenida Engenheiro Pinheiro Braga, junto à farmácia, em Gavião, Famalicão.

O equipamento vem aumentar a segurança de peões e condutores que utilizam aquela via.

De acordo com a autarquia, que recentemente traçou um plano de reforço de segurança em zonas de elevada sinistralidade, a Avenida de França também terá novos semáforos, junto à zona escolar, e faixas de descanso a meio da zona de atravessamento.

Famalicão: Município distribui 70 mil euros por associações juvenis

Na passada terça-feira, dia 30 de abril, a Câmara Municipal de Famalicão assinou um conjunto de protocolos financeiros para apoiar as atividades e projetos de sete associações juvenis do concelho.

O apoio global atribuído pela autarquia ronda os 70 mil euros e foi distribuído pela Associação Guias de Portugal, o Corpo Nacional de Escutas – Junta de Núcleo de Vila Nova de Famalicão, a Koklus – Associação Juvenil de Fradelos, a Yupi – Youth Union Of People With Initiative, a Quebraritmo – Associação Juvenil, o Sport Krachtbal Clube e a PASEC – Plataforma de Animadores Socioeducativos e Culturais.

Mário Passos, o presidente da Câmara Municipal fez referência ao contributo do associativismo “na formação dos mais jovens que aqui encontram verdadeiros espaços de sociabilização e realização pessoal”.

Famalicão: Mercado das Camélias na Casa do Empresário ACIF

A 1ª Edição do Mercado das Camélias vai acontecer no dia 30 de maio, entre as 10h00 e as 19h00, na Casa do Empresário ACIF, em Vila Nova de Famalicão.

Esta é uma iniciativa que resulta de uma ideia de duas jovens famalicenses e que vai acontecer em parceria com a ACIF – Associação Comercial e Industrial de V.N. Famalicão.

O evento é uma forma de celebração das marcas mais procuradas e exclusivas da região em diferentes áreas de atividade como vestuário, têxteis-lar, casa, bikinis, alimentação, entre outros.

Marcas de Famalicão, Braga, Guimarães, Póvoa de Varzim e Porto já confirmaram a presença no Mercado que será motivo de atração para famalicenses e visitantes de várias cidades vizinhas.

Famalicão: Homem de 73 anos atropelado em Gavião

Na manhã desta sexta-feira, um homem de 73 anos foi atropelado por um veículo ligeiro na Avenida Santiago de Gavião, em plena N14, junto à Primor.

O alerta foi dado por volta das 09h40, a vítima foi assistida pelos Bombeiros Voluntários Famalicenses e depois transportada para o Hospital de Famalicão com ferimentos considerados ligeiros.

A PSP tomou conta da ocorrência.

Famalicão: Atletas do Riba d´Ave em busca da nota mínima de acesso ao campeonato nacional

Constança Veloso e Margarida Oliveira, do Riba d´ Ave Hóquei Clube, participaram no 5º Open de Patinagem Artística de Solo Dance, que se realizou esta quarta-feira, no pavilhão do CART.

Na prova, organizada pela Federação de Patinagem de Portugal com a AP Minho, Constança e Margarida foram em busca da nota mínima para terem acesso ao Campeonato Nacional, sendo que poderão, ainda, disputar vagas no Torneio Nacional, consoante a sua posição no ranking. Estas atletas são treinadas pela galardoada a nível nacional e europeu, Ana Walgode.