Famalicão: Centro Hospitalar quer amor e compreensão na relação entre profissionais e utentes

A voz de Carla Castro e a viola de Filipe Machado, dois enfermeiros, deram o mote, com três canções sobre o amor, para a campanha que o Centro Hospitalar do Médio Ave apresentou, na tarde desta quarta-feira, no hospital de Santo Tirso, e que amanhã, ao final do dia, às 18 horas, decorre na unidade de Famalicão.

Cantar e celebrar o amor para combater a violência, tendo como mote o ditado “Amor com Amor se Paga”, visa alertar a comunidade para «um problema grave que, infelizmente, tornou-se mais visível pelo episódio que aconteceu no CHMA», recorda António Barbosa.

A campanha, que agora se inicia, não tem fim à vista, sendo vontade e intenção de quem a promove de que perdure no tempo para alertar e consciencializar todos «para que se evitem situações lamentáveis, que não haja lugar à intolerância e que vingue a compreensão e respeito entre todos», sublinha o presidente do Conselho de Administração do CHMA. Outdoors, página no Facebook e Instagram, difusão de informação, tudo serve para desenvolver esta campanha que tem o apoio dos municípios de Famalicão, Santo Tirso e Trofa, bem como de várias empresas.

Desde de que aconteceu o episódio de violência nas urgências do hospital de Famalicão, em fevereiro de 2022, «os nossos profissionais mobilizaram-se para lidarmos com estas situações», e daí nasce esta iniciativa. Este trabalho, feito dentro de portas, «ganha agora eco e notoriedade pública, chamando a atenção da comunidade que nos rodeia e servimos», frisa António Barbosa que assinala que «a demora, que acontece, ou qualquer insatisfação das pessoas que são atendidas, não justificam estes atos. Temos que colaborar uns com os outros, com respeito mútuo entre todos, para que se evitem situações desagradáveis e profundamente lamentáveis». Além do mais, acrescenta António Barbosa, «não queremos apontar responsáveis ou ilibarmo-nos de qualquer responsabilidade, apenas queremos e desejamos que impere nesta relação o cuidado e a compreensão para que a relação entre todos seja mais serena».

Por outro lado, a prestação de cuidados de saúde, o convívio permanente com situações de doença e acidente, o necessário estabelecimento de prioridades e a gestão das emoções são também uma realidade com a qual os profissionais de saúde convivem diariamente. Razões que também justificam este projeto que alerta todos para a importância de cuidarem de quem os cuida, e também os profissionais do Centro Hospitalar para a força que necessitam nesta difícil e complexa missão de prestar cuidados de saúde.

Na sessão tomou também a palavra o vereador da Câmara de Santo Tirso. O autarca fala da violência em contexto hospitalar como «algo que urge resolver, pelo que esta campanha deve chegar a todos», frisou. De resto, José Pedro Machado confirmou que «as pessoas gostam do serviço, mas há sempre exceções. Esta é uma boa campanha que se apresenta dinâmica», elogiou.

A campanha foi desenvolvida pela agência de publicidade MCS Design. Mónica Costa explicou o desenvolvimento da mesma, criando uma campanha que transmite um lado mais alegre e mais divertido, «mas que a todos conduz para a realidade»

«Cantar ao desafio», «Quem vê caras, não vê corações», «Meter os pés pelas mãos» ou «Chegar a roupa ao pelo» são algumas das frases que acompanham este “Amor com Amor se Paga»

 

3 Comments

  1. Tb e preciso os profissionais darem amor e compreensão aos utentes. Já basta estar doente e ter de ir parar ao hospital onde nos proíbem de estar com familiar ou familiares. Ter mais empatia entre todos. 🥰🙏 Boas festas!❤️

  2. Os utentes precisam de soluções, melhores condições de atendimento e rapidez, não precisam de campanhas e marketing!!
    Triste país o nosso, em que o mais importante continua a ser o “parecer” até na saúde, parecer que está tudo bem!!

Deixe um comentário

Famalicão: Sinos da igreja de Calendário retirados para manutenção

Os sinos da igreja paroquial de Calendário foram retirados para reparação e manutenção do sistema mecânico.

A informação foi prestada pela Paróquia que pede a compreensão de todos.

Os sinos foram retirados no final da passada semana e, se os trabalhos decorrerem conforme o previsto, poderão voltar à torre da igreja nos primeiros dias da próxima semana.

Famalicão: Mário Passos anuncia o envio de mais de 8 mil telhas para Leiria e Santarém

A Câmara Municipal de Famalicão vai enviar cerca de oito mil telhas para apoiar a reconstrução de habitações afetadas pela tempestade Kristin, nos distritos de Leiria e Santarém, regiões mais atingidas pelo mau tempo dos últimos dias.

O anúncio foi feito pelo presidente da autarquia, Mário Passos, que manifestou solidariedade para com as famílias, empresas e instituições afetadas, sublinhando que os próximos tempos serão dedicados à recuperação dos prejuízos materiais e também ao apoio emocional das populações atingidas.

A ajuda parte de Famalicão já amanhã, informa o autarca.

Famalicão: Hugo Oliveira recebe reforço sérvio para o centro da defesa

Vojin Serafimovic, defesa central, de 20 anos, assinou contrato com a SAD do FC Famalicão até ao final da presente temporada. O jovem jogador vem do FK Cukaricki.

O sérvio formou-se no FK Cukaricki, emblema pelo qual cumpriu a estreia na Liga Sérvia aos 17 anos. Apesar da juventude, totaliza quase 40 jogos na principal competição deste país dos Balcãs.

Vojin diz que inicia este novo desafio «com a expectativa de trabalhar para evoluir as minhas capacidades. Pretendo ajudar a equipa a obter bons resultados para ficar numa boa classificação», referiu. Sobre o novo clube, destaca «a forte aposta em jovens jogadores», de ser uma equipa «reconhecida pelo futebol de qualidade que apresenta» e pelas «excelentes condições» que tem.

O jovem jogador diz que o sucesso do compatriota Mirko Topic em Famalicão «foi importante para abraçar este projeto». Sobre si, é um central «com bom jogo aéreo e sentido posicional, bem como uma boa capacidade de passe».

Do currículo do reforço do Famalicão destaca-se a participação na Liga Conferência, bem como o estatuto de internacional pelo seu país, nas seleções jovens, tendo jogado entre os sub-15 e os 21, com participação no Campeonato da Europa de sub-17, em 2022.

Famalicão: Rede de Academias Seniores ganha quatro novos membros

A Associação Saberes com Vida – Academia Sénior de Mouquim, Associação Vale Feliz – Academia Sénior Vale de São Martinho, da Casa do Povo de Lousado e da Sabedoria Partilhada de Ribeirão – Associação Sénior são os mais recentes membros da Rede de Academias Seniores de Famalicão que passa a contar com um total de 20 associações.

A adesão dos quatro novos membros foi formalizada esta segunda-feira. Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, felicitou as novas academias «pelo trabalho que têm realizado. Queremos que as pessoas mais velhas se sintam acompanhadas, úteis e felizes, e as academias têm tido um papel essencial nesse caminho», enalteceu.

A RASF tem por missão a dinamização e promoção da cooperação das Academias Seniores do concelho, com vista a promover a qualidade de vida das pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, reformados, pensionistas e desempregados a partir dos 60 anos, através de atividades promotoras do bem-estar físico, social e mental, pelo combate à solidão e à exclusão, o favorecimento de relações interpessoais e intergeracionais, o incremento da capacitação e da auto confiança, aprofundamento de conhecimentos e competências.

 

Famalicão: 365 Running Project tem uma corrida semanal para todos

A 365 Running Project abriu a prática de atletismo a todos os interessados, independentemente da experiência. A “Run & Chill Famalicão” é uma corrida semanal, cuja primeira edição decorreu no passado sábado e terá lugar todas as terças-feiras, às 19h30, a partir do Parque da Devesa. O objetivo «é criar um momento regular de prática desportiva acessível, informal e inclusiva, promovendo hábitos de vida saudáveis e o convívio entre atletas».

Excecionalmente, o “treino” inaugural decorreu nas instalações da empresa ROQ, em Oliveira de São Mateus, que se associou ao evento e ofereceu uma t-shirt comemorativa a todos os participantes. A primeira “Run & Chill” contou, ainda, com o apoio da Água Monchique e da Pastelaria Don Marco, num evento totalmente gratuito, com pequenos “miminhos” oferecidos aos participantes.

O presidente da equipa e da Associação 365 Running Project, Bruno Esteves, defende que «correr não é apenas competição; é partilha, convívio e promoção do bem-estar físico e emocional».

Com esta iniciativa, a 365 Running Project reforça o seu compromisso com a promoção do desporto, da saúde e da coesão social no concelho de Vila Nova de Famalicão, convidando todos os interessados a juntarem-se a este movimento onde correr e relaxar andam de mãos dadas.