Famalicão: Escolas Padre Benjamim Salgado e Bernardino Machado em greve

Professores e pessoal não docente, da Secundária Padre Benjamim Salgado e EB, 2,3 Bernardino Machado, em Joane, estão em greve, com manifestação à porta da escola.

Os alunos do agrupamento, na sua maioria, estão sem aulas.

Os protestos, como CIDADE HOJE tem vindo dando conta, têm a ver com questões salariais, progressão na carreira, mobilidade e, a mais recente, a municipalização da contratação de professores.

30 Comments

  1. Esperança Oliveira os professores também descontam.
    Se os professores mudassem todos de carreira onde iria depositar a sua filha?

  2. Manuel Nel Cunha vergonha este PAIS 🤣se não estão bem arranjem outro trabalho é um País de greves vergonha

  3. Quem tem que resolver são as associacoes de pais…..os professores quando vão para a profissao já sabemno que is espera….como qualquer outro profissional

  4. Cidadão. Eleitor. Aluno. Professor. Cônjuge. Pai ou mãe. Educador. Igual na profissão a todos os profissionais de qualquer um dos restantes setores de atividade. Lutar pelos seus direitos profissionais. Pelo futuro conjugal. Qual é a diferença entre um profissional de ensino e um outro profissional.
    Nenhuma greve de outra profissão prejudica o normal da vida dos semelhantes.
    Querem um futuro de analfabetismo em Portugal.
    Ser pais não é, socialmente, impedir de uma classe lutar pelos seus direitos.
    A consciência dos professores, pedagogicamente, formados e, também, cientificamente, é garante de tranquilidade para os alunos e pais.
    Estamos todos no mesmo barco Terra.
    União.

  5. Manuel Nel Cunha eu nem lhe respondo ao comentário que fez, pois não ponha palavras na boca das pessoas, pois eu levo as minhas filhas para a escola para elas ter um ensino escolar razoável, e não para deixá-las lá para tomar conta delas, devido a luta não dos professores nunca teve contra, mas acho que deve aver um meu termo.

  6. Hermano Patricia Matos, os sindicatos e os profícuo ais estão a fazer o que devem fazer, a lutar.

  7. Li Machado isto é a democracia a funcionar, só espero que também protestem nas urnas.

  8. Esperança Oliveira exatamente quando formos votar decidimos. A máquina pública é muito pesada, em todos os aspetos. As empresas têm uma carga fiscal muito grande sim para pagar isto tudo, mas nós no privado não temos progresso de carreira só porque os anos passaram, como existe na função pública. Só acho que ao que se queixam mudem para o privado, procurem outro emprego se acham que este não corresponde a expectativa. É isso que acontece com as outras profissões, mesmo as universitárias.
    Estão a prejudicar os miúdos e os pais que trabalham para descontar para isto tudo

  9. Hermano Patricia Matos a escola é um local de ensino e não um depósito de meninos em que os pais durante umas horas se vêem livres dos filhos. A greve é de profissionais, os pais devem se manifestar se a escola tem qualidade nas suas funções e nunca terem qualquer direito de se manifestar porque a escola ” não tomou conta dos seus meninos” devido a lutas dos seus profissionais.

  10. Li Machado folgo em saber que é uma portuguesa satisfeita 😞😞 com cheques para tudo. E já agora, as empresas são obrigadas a fazerem cortes porque estão a ser sofucadas por este governo 😡 . Eu pessoalmente acho que as greves se fazem mas urnas, mas se for a única forma de luta, força!

  11. Eu só gostava que me explicassem uma coisa, se uma empresa privada estiver mal, faz cortes internos (nos funcionários daquela empresa), o estado está falido e vai dar aumentos salariais? Fora todas as regalias que têm. Realmente não há noção 🤦
    É privatizar o ensino, os alunos tinham um cheque educação como temos o cheque dentista e escolhemos a escola onde queremos colocar os nossos filhos, tudo funcionaria muito melhor. E já agora fazer o mesmo com a saúde e acabar com os sub-sistemas de saúde (adse, etc), quem quisesse fazia seguros de saúde, porque não dão oportunidade a todos de descontar e usufruir da ADSE? Vamos ao hospital e muitas vezes é uma vergonha a forma como somos atendidos e falam connosco, isto acontece porque quem lá trabalha quando precisar vai ao serviço privado.
    Não percebo estão sempre tão mal mas todos querem ir trabalhar para o serviço público.
    Se o governo aceitar a municipalização, depois vão dizer que não é justo porque “viva” as “cunhas” 🤦
    PS. E ainda há professores que pedem aos miúdos para se juntarem a eles, caros senhores professores os miúdos são menores, quem tem que decidir são os pais. Querem fazer greve façam, é uma luta vossa não nossa…
    E mais não digo para não me enervar.

  12. Á gente que está greve mas votou PS,,, PSD não abriu os olhos e agora estão contra o os partidos que votaram?

  13. Estao a fazer greve,!!!!!! Nao estao progedicar nem nao tem culpa pais e alunos…. Se fossem trabalhar para as obras e la podem fazer a greve que lhe apatecer achava mais piada

  14. No site do agrupamento não tem ofertas de escolas para concorrer.
    Quais são os grupos de recrutamento em que faltam professores?

  15. O sindicato, o governo têm que fazer alguma coisa porque isto não pode continuar assim😡😡

  16. Concordo com a greve dos professores pois eles tem todo o direito de reclamar os seus direitos, mas por outro lado alunos e pais estão a ficar prejudicados com isto pois levamos os nossos filhos a escola tenho que os trazer outra vez para casa, chegamos tarde ou trabalho, não temos onde os deixar, os pais metem baixa para ficar com os seus filhos em casa, e é isto desde que acabou as férias, nós país e alunos não temos culpa da greve.

  17. Fazem muito bem eu escolhi mal a minha profissão podia ter seguido a vida militar.

  18. Lutar também é educar… claro que sim!
    Força professores e pessoal não docente, não desistam e não se deixem intimidar💪💪

Deixe um comentário

Famalicão: 28 animais encontraram uma nova família este sábado

O Dia Mundial do Animal foi celebrado este sábado, em Famalicão, com um balanço muito positivo: 28 animais encontraram uma nova família. O Centro de Recolha do concelho esteve aberto durante todo o dia, recebendo dezenas de visitantes que quiseram conhecer e adotar os patudos à espera de um novo lar.

A iniciativa foi marcada por momentos de grande emoção e contou com o apoio essencial dos voluntários, cuja dedicação diária torna possível mudar o destino de tantos animais.

Famalicão: Aparatosa colisão entre veículos na N204/5 em Landim

A tarde deste sábado fica marcada por uma aparatosa colisão entre viaturas, na freguesia de Landim, em Famalicão.

O sinistro aconteceu cerca das 14h00, na estrada nacional 204/5, sendo que para o socorro foram acionados os Bombeiros Voluntários de Famalicão.

Há registo de, pelo menos, um ferido ligeiro.

Famalicão: Riba d´Ave dá boa réplica a candidato ao título nacional

Na noite desta sexta-feira, no jogo de apresentação aos associados, o Riba d´Ave/CSJ Group perdeu, 3-5, com a UD Oliveirense, uma das principais formações nacionais.

Após seis semanas de preparação, a equipa ribadavense teve um bom desempenho e esteve na frente do marcador, com golos de Gonçalo Machado e Nanu Castro, mas o intervalo chegou com o empate a dois golos. Na segunda parte, a equipa convidada passou para a frente do marcador, mas Gustavo Pato voltou a empatar o jogo. Foi já na fase final que a Oliveirense cavou a diferença, fixando o marcador em 3-5.

O campeonato nacional da 1.ª divisão começa a 12 de outubro, e o Riba d´Ave, treinado por Jorge Ferreira, recebe o CH Carvalhos.

Foto reprodução Facebook Riba d´Ave HC.

Famalicão: Francisco Silva na seleção nacional sénior

O nadador do Grupo Desportivo de Natação está convocado para a seleção nacional sénior que, nos dias 27 e 28 deste mês, fará um estágio no Centro de Alto Rendimento, em Rio Maior.

O clube manifesta o seu orgulho por esta chamada, considerando que “é o reconhecimento do seu talento, dedicação e do trabalho diário desenvolvido”.

Francisco estará entre a elite nacional num estágio de alto rendimento da Federação Portuguesa de Natação.

Adote um animal: CROA de Famalicão aberto hoje até às 17h30

Neste sábado, 4 de outubro, Dia Mundial do Animal, o Centro de Recolha Oficial de Famalicão abre as portas a todos os que queiram adotar um novo amigo de quatro patas. Até às 17h30, o espaço estará disponível para visitas e adoções, numa iniciativa que pretende sensibilizar a população para o bem-estar animal e promover a adoção responsável.

O município lembra que adotar é um gesto de amor e de cidadania, contribuindo para dar uma nova oportunidade a cães e gatos que aguardam por uma família.