Alerta: IPMA emite aviso devido à chuva e trovoada até às 21h deste sábado

Depois de um final de tarde de chuva e trovoada, esta sexta-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera emitiu um novo aviso para este sábado.

De acordo com a previsão, o aviso meteorológico amarelo está relacionado com a chuva, que por vezes pode ser forte, e o laranja para a trovoada.

Pode ver a previsão ao detalhe aqui

Famalicão: Homem de 94 anos colhido por carro que recuava

Um homem de 94 anos foi, ao final da manhã desta terça-feira, colhido por um carro recuava da zona de estacionamento em frente à Escola D.Sancho I, em Famalicão.

O acidente aconteceu cerca das 11h30 e terá sofrido ferimentos ligeiros.

Os Bombeiros Voluntários Famalicenses foram acionados para o local.

Assalto a posto de combustível: Homem em prisão preventiva, mulher com apresentações à polícia

Um homem de 47 anos e uma mulher de 42 anos, detidos na passada quinta-feira em Famalicão na sequência de um assalto a um posto de combustível na VIM, foram esta semana presentes no Tribunal Judicial de Braga.

Ao homem de 47 anos foi-lhe aplicada a medida de coação de prisão preventiva, enquanto à mulher de 42 anos foi determinada a obrigação de apresentações trissemanais no posto policial da sua área de residência.

Recorde-se que o assalto foi cometido com recurso a um objeto que parecia ser uma arma, mas que se revelou ser um isqueiro em formato de pistola. No momento da detenção, os suspeitos tinham consigo vários maços de tabaco e 264 euros em numerário.

Ambos receberam tratamento hospitalar devido à dependência de drogas e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão.

Famalicão: Homem apanhado a mostrar as partes intimas em pleno Parque da Juventude

Um homem foi visto, na tarde deste sábado, a exibir as partes íntimas no Parque da Juventude, em pleno centro de Famalicão, junto à zona escolar. O episódio ocorreu por volta das 17h00, numa das passagens do parque.

Segundo o vídeo a que a Cidade Hoje teve acesso, o indivíduo, que aparentava ter 35 a 40 anos, circulava de forma aparentemente descontraída, mas, ao longo do percurso, baixou as calças várias vezes, num gesto de exibicionismo para quem passava. As imagens indiciam que o homem não aparentava qualquer preocupação com a presença de outras pessoas no local.

O episódio gerou inquietação entre os utilizadores do parque, que é habitualmente um espaço de lazer e prática desportiva. Até ao momento, não há informações oficiais sobre a identidade do indivíduo ou sobre eventuais diligências das autoridades.

Famalicão: Atropelamento em Requião faz um ferido

Na manhã desta terça-feira, uma pessoa ficou ferida na sequência de um atropelamento na Rua do Outeiro, em Requião.

O alerta foi dado por volta das 09h45 e para o socorro foram acionados os Bombeiros Voluntários de Famalicão que transportaram a vítima, com ferimentos ligeiros, para o hospital local.

Famalicão: Município distribuiu três mil árvores e arbustos

Na última campanha de adoção de árvores, que decorreu este domingo, foram entregues três mil exemplares de árvores e arbustos. Mais uma demonstração do interesse dos munícipes pela reflorestação e jardinagem dos seus espaços verdes.

As primeiras pessoas chegaram ao Mercado Municipal antes das 8 horas da manhã, para levarem uma das espécies disponíveis.

Esta foi a primeira campanha de adoção de árvores já com o novo objetivo definido pela autarquia de plantação de mais 100 mil árvores até 2030.

No Mercado Municipal esteve a vereadora dos Espaços Verdes e Floresta do Município, Vânia Marçal, para quem «o entusiasmo da comunidade demonstra que Famalicão está verdadeiramente comprometido com a construção de um território mais verde e sustentável».

Recorde-se que esta campanha está integrada na estratégia municipal de reforço da biodiversidade e de adaptação às alterações climáticas.

 

Famalicão: AML vai investir 320 mil euros na manutenção e reabilitação do edifício

A Associação de Moradores das Lameiras (AML) vai intervir no Centro Social, com requalificação da rede de abastecimento de água quente e fria, a resolução de problemas de humidade, a pintura integral do Centro Social e a reparação ou aquisição de equipamentos hoteleiros e de lavandaria.

Está, também, no Programa de Ação para 2026 a criação de cinco novos espaços integrados nas antigas instalações da AML. Estes espaços — Cozinha Terapêutica, Cozinha Montessori, Lavandaria/Espaço de Costura, Mercadinho e Biblioteca/Sala de Apoio — estão pensados para fortalecer o apoio prestado aos utentes das respostas sociais e à comunidade envolvente que necessite destes espaços. O objetivo é dotar estes públicos de infraestruturas que promovam maior autonomia e competências essenciais para a vida diária.

As propostas constam do Programa de Ação e Orçamento para 2026, aprovado no dia 24 de novembro. Os investimentos previstos superam os 320 mil euros.

Quanto ao tema, é a continuidade do Projeto Socioeducativo “Abraçar Emoções”, centrando-se no subtema “Escutar Emoções”.

De acordo com Jorge Faria, presidente da AML, o Complexo Habitacional das Lameiras continuará a ser uma prioridade. Por isso, prosseguirá com as manutenções, reparações e conservações dos espaços comuns, bem como com as requalificações necessárias nas habitações municipais, visando proporcionar melhores condições de habitabilidade a todos os moradores, através do protocolo que tem com a Câmara. Como o Município formalizou uma candidatura ao PRR, a AML confessa estar vigilante e empenhada até ver a obra concluída.