Famalicão: Colheita de sangue na Academia do FC Famalicão

Na manhã da próxima segunda-feira, 1 de dezembro, entre as 9 e as 12h30, decorre uma recolha de sangue na Academia do FC Famalicão. Com o slogan “És o herói que alguém precisa”, a iniciativa é promovida pela Associação de Dadores de Sangue de Famalicão, em colaboração com o clube.

A colheita, aberta a todos os interessados, será feita pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação.

 

Trofa renova distinção de Autarquia + Familiarmente Responsável

Desde 2021 que o município da Trofa é uma Autarquia + Familiarmente Responsável, distinção atribuída pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR). A bandeira foi entregue esta quarta-feira, 19 de novembro, numa cerimónia na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

A Autarquia da Trofa voltou a receber a distinção após avaliação dos seus projetos sociais, como o apoio prestado à maternidade e paternidade, o apoio às famílias com necessidades especiais, medidas de conciliação entre trabalho e família, serviços básicos, educação, habitação, transportes, saúde, cultura, desporto e tempo livre, e participação social.

Recorde-se que o OAFR foi criado em 2008 pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas e tem como principais objetivos acompanhar, galardoar e divulgar as melhores práticas das autarquias portuguesas em matéria de responsabilidade familiar para as famílias em geral. É o único Observatório que avalia políticas locais com esta abrangência: cobertura territorial e áreas avaliadas.

Famalicão: Município vai proceder à digitalização total dos serviços municipais

Durante o próximo ano, o Município de Famalicão vai proceder à digitalização total dos serviços municipais. Quem o afirma é o presidente da Câmara, em declarações na 2.ª edição do Fórum de Cibersegurança da Administração Local, que decorreu esta segunda e terça-feira na Casa das Artes.

É um encontro promovido pelo Centro Nacional de Cibersegurança em cooperação com a Comunidade Intermunicipal do Ave e o Município de Vila Nova de Famalicão.

Mário Passos esteve na sessão de abertura do evento e destacou a importância do encontro para o reforço das questões da segurança digital no poder local. «Garantir que os nossos sistemas são seguros é garantir que os dados dos cidadãos estão protegidos e que a informação é tratada com segurança», salientou o edil.

O evento junta técnicos e responsáveis de autarquias, entidades intermunicipais e da Associação Nacional de Municípios Portugueses.

O coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança, Lino Santos, alertou para o aumento do número incidentes de cibersegurança. «Todos nós investimos na digitalização dos nossos serviços, mas isso traz-nos mais riscos e todos temos que melhorar estes índices, não normalizando estes episódios».

Recorde-se que o Fórum de Cibersegurança da Administração Local integra a iniciativa Comunidades de Cibersegurança do CNCS, criada para fortalecer laços de confiança entre responsáveis e equipas operacionais de cibersegurança de diversos setores públicos. Para além disso, promove a partilha sistemática de conhecimento, cooperação técnica e criação de canais permanentes de comunicação, permitindo preparar melhor as entidades públicas para enfrentar os desafios do domínio digital.

Câmara da Trofa abre inscrições para férias de crianças com necessidades específicas

O município da Trofa abriu as inscrições para “Desafios em Férias”, projeto destinado à interrupção letiva do Natal 2025, destinado apenas a crianças com necessidades especificas do 1.º e 2.º ciclo. Trata-se de uma resposta para as famílias, proporcionando às crianças com necessidades educativas especificas iniciativas lúdicas e terapêuticas, proporcionando momentos de lazer, aprendizagem e desenvolvimento integral das suas capacidades, através da ação “Explorar para Aprender”.

Na edição deste ano, estão contempladas atividades sabores de natal, expressão plástica, musical, motora, dramática, mindfulness, hipoterapia, piscina, capoeira, pilates, judo e Kickboxing.

As atividades serão dinamizadas na Escola Professor Napoleão Sousa Marques e Aquaplace – Academia Municipal da Trofa, entre os dias 17 e 30 de dezembro, das 9h00 às 17h00.

Os interessados devem contactar a Divisão de Educação da Câmara Municipal da Trofa, através do e-mail educacao@mun-trofa.pt ou presencialmente no Fórum Trofa XXI.

Famalicão: Riopele destacada em revista que promove práticas sustentáveis em todo o mundo

Responsáveis da Riopele prestaram declarações a uma publicação internacional, a Inside Sustainability, uma revista digital B2B, onde revelaram as boas práticas da empresa, quase centenária, e quais os objetivos para o futuro. A revista tem como missão a promoção de práticas empresariais sustentáveis em todo o mundo.

Sobre o percurso, José Teixeira, CEO, e Francisca Oliveira, Business Developer Manager, referem que mais de 75% dos produtos já utilizam materiais reciclados ou naturais, mas o objetivo para este ano é ultrapassar os 80%. Mencionam o investimento em energia solar, as campanhas de poupança de água que resultaram num reaproveitamento de cerca de 54% da água utilizada, e numa redução das necessidades hídricas em 40% nos últimos seis anos. Falaram, também, na procura por fibras alternativas e na redução do uso de químicos. «A nossa visão é assegurar que as pessoas, o planeta e o progresso avancem juntos, como parte da estratégia de longo prazo da empresa», afirma Francisca Oliveira. Acrescentando a aposta nas competências dos trabalhadores

Famalicão: Ana Azevedo bisa e coloca Portugal nos quartos de final do Campeonato do Mundo de futsal

A seleção nacional venceu, esta quarta-feira, o Japão, por 3-1, com dois golos de Ana Azevedo e um de Kaká, na segunda ronda do Grupo C do Campeonato do Mundo de Futsal que está a decorrer nas Filipinas. Com este triunfo, a Equipa das Quinas assegurou o primeiro lugar do grupo e a qualificação para os quartos de final da competição. A equipa orientada de Luís Conceição lidera o grupo C com seis pontos, depois de, no jogo de estreia, ter vencido a Tanzânia (10-0), seleção que derrotou a Nova Zelândia por 4-2.

Com os dois golos, a famalicense foi considerada a melhor do jogo. Em declarações à FPF, a capitã da seleção sublinhou que «não importa quem marca; importa, sim, é termos conseguido o primeiro objetivo, que era passarmos aos ‘quartos’. Quero muito dedicar este prémio à minha mãe. Ela está a ver-me na ala de Oncologia do Hospital de Viana do Castelo. Quero muito dedicar-lhe esta vitória: ela é uma guerreira e todas nós somos guerreiras, como as nossas mães. Para ela, um beijinho muito grande. Falando do jogo, acima de tudo, o mais importante foi que estivemos sempre por cima. Na segunda parte, talvez tenhamos pecado muito na finalização e depois sofremos um bocadinho, com o golo do Japão. Mas, a equipa soube reagir, e isso é muito importante. Estes momentos de jogo fazem-nos crescer».

Foto. FPF