Câmara de Famalicão instala semáforos de controlo de velocidade na N14 e muda passadeira

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão vai reforçar a segurança dos peões na EN14, em Calendário, junto à unidade de saúde familiar de S.Miguel o Anjo, com a instalação de semáforos e a deslocalização da passadeira existente para junto dos mesmos.

A obra já arrancou, e é mais uma das intervenções realizadas ao abrigo do Plano de Segurança Rodoviária que já levou a autarquia famalicense a investir mais de 300 mil euros no reforço da segurança das passadeiras que atravessam as estradas do concelho.

Nestes semáforos a velocidade vai ser controlada. O sinal vermelho é accionado sempre que um veiculo transite a uma velocidade superior a 50 Km hora ou quando um peão acciona o pedido de passagem electrónico.

Vão ser gastos 1,6 milhões de euros na instalação e manutenção de radares

A portaria autoriza a ANSR a assumir os encargos orçamentais relativos ao desenvolvimento dos procedimentos legais e adequados à operacionalização do Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO), uma das medidas previstas na Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária (PENSE 2020) e que já devia estar concretizada.

Segundo a portaria, a ANSR pode gastar cerca de 1,6 milhões de euros entre 2020 e 2022 com o SINCRO, estando estipulado para cada ano a verba de aproximadamente 539 mil euros.

O montante de cerca de 1,6 milhões de euros destinam-se aos encargos orçamentais relativos ao desenvolvimento dos procedimentos legais e adequados à operacionalização do SINCRO, como sejam a aquisição de serviços de manutenção das cabinas e dos cinemómetros dos 50 locais de controlo de velocidade, manutenção da aplicação informática do Sistema de Gestão de Eventos de Trânsito (SIGET) e de operação funcional do SIGET, refere a portaria.

Segundo do documento hoje publicado, a promoção do cumprimento dos limites de velocidade legalmente estabelecidos e, consequentemente, o combate à prática de velocidades excessivas com recurso à fiscalização permanente e automática da velocidade de cada veículo em cada local de controlo constituem os principais objetivos específicos do SINCRO.

O Governo justifica esta verba, sublinhando que “os locais de controlo de velocidade são selecionados em função da sinistralidade associada à prática de velocidades excessivas e nos quais não é viável através de medidas de baixo custo de engenharia baixar as velocidades praticadas, o recurso à fiscalização contínua e automática do cumprimento dos limites de velocidade legalmente estabelecidos revela-se um meio eficaz para o acatamento destes limites por parte dos condutores”.

A portaria, assinada pelos secretários de Estado do Orçamento, João Leão, e Adjunto e da Administração Interna, Antero Luís, considera “muito importante e decisiva” a eficácia do SINCRO, sendo necessário “garantir permanentemente o seu funcionamento em condições nominais de forma eficiente, pelo que se torna indispensável continuar a proceder à sua manutenção e operação”.

Este sistema de radares, que vai ser agora instalado em 50 locais, vai juntar-se ao primeiro SINCRO que existe no país desde 2016.

O SINCRO permite detetar automaticamente a infração por excesso de velocidade e é atualmente composto por 40 radares móveis que são instalados em 50 locais considerados críticos.

A portaria refere ainda que os encargos financeiros para a instalação e manutenção do SINCRO vão constar do orçamento da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária.

Ribeirão FC apresenta dois reforços e renova com treze atletas

John, defesa central, e Ivan, ponta de lança, são reforços do Ribeirão FC para a época desportiva de 2020/2021.

John Ofotsu Twasan, de 24 anos, é ganês e o seu último clube foi o MSK Povazka, da Eslovénia. Djaty Ivan Landry, de 20 anos, vem da Costa do Marfim e o seu último clube foi o Oliveira do Douro.

Para além destes jogadores, fazem ainda parte do plantel os guarda-redes Rafa e Assunção; os defesas Vitinha, Vieira, Cláudio, Herculano e Borges; médios: Rui Jorge, Inocêncio, Diogo Júnior, Ricardinho e Rui Pedro; e o avançado Dani. O médio Diogo Rafael que já havia feito parte do plantel sénior nos últimos meses da época passada, também integra o grupo que será treinado por Luís Merêncio, tendo como adjuntos Hélder Nunes e David Pinto.

Oliveira S.Mateus – Mil pessoas foram ao regresso da Feira de Santana

Regressou esta quinta a Feira de Santana, na freguesia de Oliveira S.Mateus, em Vila Nova de Famalicão.

A venda ao público foi suspensa no início da pandemia e agora retomou a atividade em pleno, mas com as condições de higiene e segurança que a Direção Geral da Saúde exige.

O espaço foi adaptado às novas regras, a junta de freguesia vedou o recinto e criou uma entrada e saída para melhor controlo dos visitantes.

Comerciantes e clientes tiveram à sua disposição gel desinfetante e a limpeza de 30 em 30 minutos dos espaços de públicos, como são exemplo os sanitários.

Durante toda a manhã desta quinta, foram cerca de mil os cidadãos que fizeram compras na Feira de Santana.

Covid-19: Famalicão atinge a marca dos 400 infetados

Dados divulgados pela Direção Geral da Saúde no mais recente relatório de situação.